Início Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação AL Resolva questões de Secretaria de Estado de Educação AL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Secretaria de Estado de Educação AL Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 41Q390336 | História, Educação em História, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. A memória é uma representação do passado e, como tal, pode servir de fonte histórica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 42Q390437 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. A criação da capitania das Alagoas se deu em 1817 com o objetivo de melhor investigar e punir os apoiadores do movimento separatista que havia assolado Pernambuco naquele ano. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 43Q794728 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca do formalismo moral desenvolvido na filosofia kantiana, julgue os próximos itens. Na defesa de sua teoria moral, Kant distingue os imperativos categórico e hipotético, dando ao primeiro menor relevância que ao último. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 44Q390328 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, com base na condição do professor de história da estudante. No que se refere às regências, a estudante está equivocada, pois o período regencial foi de instabilidade política, evidenciada em rebeliões como a Sabinada, na Bahia, cujos líderes optaram por limitar a independência da região à menoridade de D. Pedro II. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 45Q337425 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018O número de Euler, nome dado em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, é um número irracional denotado por e, cuja representação decimal tem seus 4 primeiros algarismos dados por 2,718. Esse número é a base dos logaritmos naturais, cuja função f(x) = ln x = loge x tem inúmeras aplicações científicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A equação ln x = -4 tem uma única solução. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 46Q473906 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos. À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva verificar o nível da condição cardiorrespiratória dos alunos durante uma corrida ou caminhada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 47Q324433 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS se insere de maneira natural nas sugestões constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Física. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 48Q545348 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. A função vetorial F = xyi + yj é conservativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 49Q331046 | Matemática, Progressões Sequências, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação a uma sequência numérica a1, a2, …, an, julgue os itens subsequentes. Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = aj + 1 - aj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 50Q389995 | História, Teoria em História, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. Parte relevante da historiografia questiona a validade histórica das fontes orais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 51Q485997 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina da língua inglesa orientam educadores acerca de objetivos que garantem aos alunos o direito de usufruir de um conjunto de conhecimentos necessários para o exercício da cidadania relacionados a essa língua. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. O conhecimento e o uso da língua inglesa devem permitir ao aluno o acesso a diversos tipos de conhecimento sobre outras culturas e outros grupos sociais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 52Q322389 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 53Q390313 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. Porto Calvo, Alagoas e Penedo foram os primeiros assentamentos portugueses na região e seu estabelecimento se deu por iniciativa da Coroa portuguesa, que tinha como objetivo a expansão da conquista para o sertão a partir do rio São Francisco. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 54Q390361 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. As eleições para as juntas provisórias e para as cadeiras alagoanas na Assembleia Constituinte do Brasil em 1822 se deram sem contestações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 55Q546781 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. A função trabalho não pode ser definida para forças não conservativas como a força de atrito. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 56Q332341 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de probabilidade e estatística, julgue os próximos itens. Considere todos os números X tais que: (1) X não pertence ao conjunto {2, 4, 7, 9, 12, 14}; (2) o conjunto {X, 2, 4, 7, 9, 12, 14} tem média aritmética e mediana iguais. Nesse caso, o produto de todos esses números X é inferior a 100. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 57Q595026 | Química, Termoquímica, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue os próximos itens. O ponto de ebulição do etanal (CH3CHO) é maior que o ponto de ebulição do éter dimetílico (CH3OCH3). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 58Q485928 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica. A avaliação qualitativa está associada à aprendizagem significativa e deve ser feita em conjunto por alunos e professores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 59Q331051 | Matemática, Progressões Sequências, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação a uma sequência numérica a1, a2, …, an, julgue os itens subsequentes. Se a sequência for uma sequência de Fibonacci, em que a1 = 4 e a2 = 9, então a6 = 57. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 60Q333642 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Cada j = 0, 1, …, 11 representa um mês do ano de 2017, isto é, j = 0 = janeiro, j = 1 = fevereiro, e assim sucessivamente. Se o mês j tem d dias, então j + 1/d representa o dia 1.º do mês j; j + 2/d representa o dia 2 do mês j, e assim sucessivamente, j + d/d = j + 1 representa o dia d do mês j. Dessa forma, cada dia do ano de 2017 pode ser representado por um número x do intervalo [0, 12]. Considere que, nessa representação, em cada dia x do ano de 2017, a porcentagem de água acumulada em relação à capacidade máxima do reservatório de determinada represa seja expressa pelo valor da função f(x) = x2 - 10x + 60. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. Em 2017, a menor quantidade de água acumulada no reservatório foi inferior a 10% de sua capacidade máxima e foi atingida no dia 31/5/2017. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
41Q390336 | História, Educação em História, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. A memória é uma representação do passado e, como tal, pode servir de fonte histórica. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
42Q390437 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. A criação da capitania das Alagoas se deu em 1817 com o objetivo de melhor investigar e punir os apoiadores do movimento separatista que havia assolado Pernambuco naquele ano. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
43Q794728 | Filosofia, Filosofia, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca do formalismo moral desenvolvido na filosofia kantiana, julgue os próximos itens. Na defesa de sua teoria moral, Kant distingue os imperativos categórico e hipotético, dando ao primeiro menor relevância que ao último. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
44Q390328 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial. A partir dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes, com base na condição do professor de história da estudante. No que se refere às regências, a estudante está equivocada, pois o período regencial foi de instabilidade política, evidenciada em rebeliões como a Sabinada, na Bahia, cujos líderes optaram por limitar a independência da região à menoridade de D. Pedro II. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
45Q337425 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018O número de Euler, nome dado em homenagem ao matemático suíço Leonhard Euler, é um número irracional denotado por e, cuja representação decimal tem seus 4 primeiros algarismos dados por 2,718. Esse número é a base dos logaritmos naturais, cuja função f(x) = ln x = loge x tem inúmeras aplicações científicas. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. A equação ln x = -4 tem uma única solução. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
46Q473906 | Educação Física, Educação Física, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Em uma escola de ensino médio, o professor de educação física utilizou o teste de doze minutos, conhecido como teste de Cooper, por três vezes durante o semestre letivo, para avaliar a aptidão física relacionada à saúde de seus alunos. À luz das teorias do treinamento, essa iniciativa do professor objetiva verificar o nível da condição cardiorrespiratória dos alunos durante uma corrida ou caminhada. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
47Q324433 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que tange à abordagem ciência, tecnologia e sociedade (abordagem CTS), julgue os itens seguintes. A abordagem CTS se insere de maneira natural nas sugestões constantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Física. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
48Q545348 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. A função vetorial F = xyi + yj é conservativa. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
49Q331046 | Matemática, Progressões Sequências, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação a uma sequência numérica a1, a2, …, an, julgue os itens subsequentes. Considere que a sequência seja formada pelos seguintes termos, nessa ordem: 10, 12, 15, 19, 24, 30, 37. Nesse caso, a sequência numérica bj = aj + 1 - aj, em que j = 1, 2, …, 6 forma uma progressão aritmética. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
50Q389995 | História, Teoria em História, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. Parte relevante da historiografia questiona a validade histórica das fontes orais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
51Q485997 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina da língua inglesa orientam educadores acerca de objetivos que garantem aos alunos o direito de usufruir de um conjunto de conhecimentos necessários para o exercício da cidadania relacionados a essa língua. A esse respeito, julgue os itens subsequentes. O conhecimento e o uso da língua inglesa devem permitir ao aluno o acesso a diversos tipos de conhecimento sobre outras culturas e outros grupos sociais. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
52Q322389 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue os itens subsequentes. Estava em pauta no Brasil, a partir de 1998, uma nova tendência pedagógica cujo objetivo era transformar o acontecimento artístico em conteúdo curricular, articulando-se, para isso, um duplo movimento: de um lado, a livre expressão era considerada fundamental no ensino de arte; por outro lado, desqualificava-se a investigação da natureza da arte como forma de conhecimento. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
53Q390313 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. Porto Calvo, Alagoas e Penedo foram os primeiros assentamentos portugueses na região e seu estabelecimento se deu por iniciativa da Coroa portuguesa, que tinha como objetivo a expansão da conquista para o sertão a partir do rio São Francisco. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
54Q390361 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. As eleições para as juntas provisórias e para as cadeiras alagoanas na Assembleia Constituinte do Brasil em 1822 se deram sem contestações. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
55Q546781 | Física, Teorias, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca da mecânica newtoniana, julgue os itens a seguir. A função trabalho não pode ser definida para forças não conservativas como a força de atrito. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
56Q332341 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Acerca de probabilidade e estatística, julgue os próximos itens. Considere todos os números X tais que: (1) X não pertence ao conjunto {2, 4, 7, 9, 12, 14}; (2) o conjunto {X, 2, 4, 7, 9, 12, 14} tem média aritmética e mediana iguais. Nesse caso, o produto de todos esses números X é inferior a 100. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
57Q595026 | Química, Termoquímica, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue os próximos itens. O ponto de ebulição do etanal (CH3CHO) é maior que o ponto de ebulição do éter dimetílico (CH3OCH3). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
58Q485928 | Inglês, Língua Inglesa e Educação, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens seguintes, acerca do processo avaliativo da língua inglesa na educação básica. A avaliação qualitativa está associada à aprendizagem significativa e deve ser feita em conjunto por alunos e professores. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
59Q331051 | Matemática, Progressões Sequências, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Com relação a uma sequência numérica a1, a2, …, an, julgue os itens subsequentes. Se a sequência for uma sequência de Fibonacci, em que a1 = 4 e a2 = 9, então a6 = 57. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
60Q333642 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018Cada j = 0, 1, …, 11 representa um mês do ano de 2017, isto é, j = 0 = janeiro, j = 1 = fevereiro, e assim sucessivamente. Se o mês j tem d dias, então j + 1/d representa o dia 1.º do mês j; j + 2/d representa o dia 2 do mês j, e assim sucessivamente, j + d/d = j + 1 representa o dia d do mês j. Dessa forma, cada dia do ano de 2017 pode ser representado por um número x do intervalo [0, 12]. Considere que, nessa representação, em cada dia x do ano de 2017, a porcentagem de água acumulada em relação à capacidade máxima do reservatório de determinada represa seja expressa pelo valor da função f(x) = x2 - 10x + 60. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. Em 2017, a menor quantidade de água acumulada no reservatório foi inferior a 10% de sua capacidade máxima e foi atingida no dia 31/5/2017. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro