Questões de Concursos: Secretaria de Estado de Educação DF

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria de Estado de Educação DF de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

42 Q325389 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

A efetivação do projeto político?pedagógico da escola dá?se por meio da organização do currículo no contexto educacional. Para que isso seja possível, se faz necessária a prática do planejamento em seus diferentes níveis. Acerca desse tema, julgue os próximos itens. O uso efetivo das novas tecnologias na sala de aula depende exclusivamente de sua previsão no projeto político?pedagógico da escola.

43 Q794583 | Filosofia, Filosofia, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

Nas reflexões éticas em filosofia, há, pelo menos, duas estratégias, abordadas pelos mais diversos autores, que podem ser consideradas como de suma importância. Uma dessas estratégias discursivas tem a ética kantiana como representante, enquanto a outra tem a ética utilitarista.

Quanto às estratégias discursivas da filosofia nas questões éticas e, em particular, à ética kantiana e à ética utilitarista, julgue os itens seguintes.

A ética utilitarista não possui um princípio diretor, contrariamente à ética kantiana.

44 Q389888 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

As inovações introduzidas na pesquisa e na forma de se escrever história praticamente fizeram desaparecer um gênero historiográfico muito comum no século XIX e na primeira metade do século XX: as biografias.

46 Q387100 | Biologia, Ecologia de populações, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

Julgue os próximos itens, relativos a cadeias e teias alimentares. A teia alimentar é linear, simples e com transferência unidirecional de energia, ao passo que a cadeia alimentar é não linear, mais complexa e com transferência de energia em várias direções.

47 Q479170 | Farmácia, Farmacocinética, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

O omeprazol é um dos protetores gástricos de mais alto consumo atualmente. Sua administração é feita na forma de cápsulas preenchidas com pellets do fármaco a 10% (p/v). Considerando essas informações, julgue os itens a seguir. O omeprazol atua como bloqueador dos receptores H2 da histamina, reduzindo a secreção ácida estomacal.

48 Q593308 | Química, Eletroquímica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

No que concerne à classificação periódica dos elementos e às ligações químicas, julgue os itens de 77 a 80. A ligação covalente consiste em um par de elétrons entre dois átomos. Nessa ligação, a nuvem eletrônica do par de elétrons é aproximada de um dos átomos ligados (por causa das diferentes tendências de ganhar e perder elétrons), ocorrendo a transferência total de pelo menos um dos elétrons envolvidos na ligação e balanceando?se as forças atrativas e repulsivas.

49 Q390163 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Um estudo de história inteligente e capaz de despertar o interesse do aluno implica a formulação de questões dirigidas ao passado a partir da realidade presente.

50 Q594004 | Química, Química Orgânica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix

Quanto às funções orgânicas mais comuns e às biomoléculas, julgue os seguintes itens. Os compostos orgânicos mais simples são os hidrocarbonetos, formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio. Sua cadeia carbônica pode ser saturada ou insaturada, com o átomo de carbono classificado como primário, secundário, terciário ou quaternário, a depender do número de átomos de carbono a que ele esteja ligado diretamente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.