Questões de Concursos Públicos: Secretaria de Estado de Educação MG

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12 Q794960 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

Leia o texto a seguir:

“Kant recusa tanto o empirismo como o racionalismo; existem ideias puras da razão – mas meramente como princípios regulativos a serviço da experiência. Demonstrando a existência de certas condições da experiência não empíricas e, portanto, universalmente válidas. Kant mostra que a metafísica é possível, mas em contraposição ao racionalismo, somente como teoria da experiência, e não como uma ciência que transcende o âmbito da experiência; e, à diferença do empirismo, não como teoria empírica, senão como teoria transcendental da experiência” (HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 39-40. Adaptado).

Otfried Höffe afirma que Kant elabora, com a sua teoria do conhecimento, uma nova metafísica fun-dada em uma “teoria transcendental da experiência”, capaz de superar o racionalismo e o empirismo porque mantém

13 Q390362 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

Em 9 de novembro de 1938, há quase oitenta anos, nazistas mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica, na Alemanha e Áustria, no episódio que ficou conhecido como “A noite dos Cristais”. A empreitada fez parte da perseguição aos judeus, apontados como inimigos dos alemães, e foi marcada por violência e destruição generalizada e sob apoio insti-tucional. O evento de 1938 é considerado como um dos mais importantes momentos da política anti-judaica nacional-socialista, nazista e que, após o massacre, foi concentrada cada vez mais concreta-mente nas mãos das SS.

Sob a política anti-judaica no regime nazista, considerando os impactos da “Noite dos Cristais”, é CORRETO afirmar:

14 Q326067 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

Sobre a Educação Patrimonial, é CORRETO afirmar:

15 Q335458 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

Em uma sala, existem 10 alunos interessados em montar uma chapa para disputar a eleição do grêmio estudantil. Cada chapa deve ter no mínimo 3 e no máximo 10 alunos. De quantas maneiras podemos formar, com os 10 interessados?

16 Q795177 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

O trecho abaixo aborda os temas da natureza e da cultura:

“Não são, portanto, a razão, a afetividade, nem mesmo a linguagem que distinguem, em última análise, os seres humanos, mesmo que, à primeira vista, esses diversos elementos possam parecer discrimi-natórios. Quem tem um cão sabe perfeitamente que o cão é mais sociável e até muito mais inteligente do que alguns seres humanos! Nesses dois aspectos só diferimos dos animais pelo grau, do maior ao menor, mas não de modo radical, qualitativo. O critério de diferenciação entre o homem e o animal reside em outro ponto. Rousseau vai situálo na liberdade, ou, como exprime por meio de uma palavra que vamos analisar, na “perfectibilidade”. No animal, a natureza fala o tempo todo e fortemente, tão fortemente que ele não tem a liberdade de fazer nada além de obedecer lhe. No homem, ao contrário, domina certa indeterminação: a natureza está presente de fato, e muito, como nos ensinam todos os biólogos. Contudo, o homem pode afastar se das regras naturais, e até criar uma cultura que se opõe a elas. Por exemplo, a cultura democrática que vai tentar resistir à lógica da seleção natural para garantir a proteção dos mais fracos” (FERRY, L. Aprender a viver. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. p. 130133. Adaptado).

Segundo o texto de Luc Ferry, seguindo o pensamento de Rousseau, o que diferencia homem do animal é a

18 Q386355 | Biologia, Imunologia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

A designação de Doença Hemolítica do Recém-Nascido é relativamente fácil de compreender, mas o significado do termo Eritroblastose Fetal não é tão obvio para muitos professores e para a maioria dos alunos secundaristas. A presença de grande quantidade eritroblastos, que são células nucleadas precursoras de eritrócitos no sangue do feto ou do recém-nascido, indica que a sua medula óssea está liberando essas células na corrente sanguínea, antes que ocorram as etapas necessárias à produção de eritrócitos maduros. Essa liberação, para a corrente sanguínea, de células imaturas normalmente ocorre devido à estimulação excessiva da medula óssea vermelha em razão da presença de uma anemia severa ou outro quadro de carência eritrocitária, como ocorre na anemia hemolítica causada por anticorpos anti-Rh maternos que passaram para fetos Rh+. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:

19 Q794633 | Filosofia, Filosofia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

Leia o texto a seguir:

“O reconhecimento dessa dimensão propriamente filosófica da história da filosofia deve incidir direta-mente sobre a prática historiográfica, tornando-a constitutiva do ato de filosofar. Desta sorte, a filosofia encontra na "rememoração" do seu passado, uma forma de legitimação teórica do seu presente. A historiografia filosófica deixa de ser tarefa puramente arqueológica ou apenas reconstituição de siste-mas de ideias. Ela se torna um ato de filosofar” (VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia III. São Paulo: Loyola, 1997, p. 286. adaptado).

No trecho acima, Vaz se refere à filosofia, seu passado e seu presente, afirmando:

20 Q337356 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, Ensino Médio

Um avião fez uma viagem de 3h e 30min com 285 passageiros. A companhia estimou que o custo operacional total dessa viagem foi de R$ 596.534,00. Aproximadamente, qual o custo médio por hora viajada para cada passageiro?