Questões de Concursos: Secretaria de Estado de Educação SC

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria de Estado de Educação SC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q320768 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

12 Q319028 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O Orientador Educacional é o profissional encarregado da articulação entre escola e família. Nesse sentido cabe a ele, exceto:

13 Q329059 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Espera-se que o administrador escolar seja capaz de organizar dados que permitam de forma coletiva melhorar a gestão escolar. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

II Reunir os professores, analisar os resultados dos alunos e, à luz da análise, tomar algumas medidas coletivas de redirecionamento do processo ensino aprendizagem.

II Afixar no pátio da escola as notas dos estudantes com baixo rendimento e organizar atividades de ensino que recuperem suas notas baixas.

III Fazer gráficos do rendimento dos alunos e expor na sala dos professores, nomeando os profissio nais que ensinam mal.

IV Incentivar os esforços dos professores, chamando os pais para dividir as preocupações e orientar a melhor forma para eles acompanharem as tarefas de casa de seus filhos.

14 Q327629 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A motivação, na perspectiva da Teoria da Atividade da aprendizagem em situação de atividade em classe, é imprescindível para que ocorra aprendizagem. Sua provocação é de responsabilidade:

15 Q323492 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Na perspectiva sociointeracionista, para que o processo de apropriação de conceito ocorra, são necessários instrumentos e signos. O que são os instrumentos?

16 Q322426 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina - Os especialistas e a prática pedagógica - (1991), são atribuições do Administrador Escolar, exceto:

17 Q325250 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Estudiosos da era da informação, como Manuel Castells, têm observado que a globalização marginaliza povos e países que têm sido excluídos das redes de informação”. Na perspectiva de uma escola democratizadora novas ações são exigidas. Dentre elas cita-se, exceto: Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

18 Q319341 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - diz que aprendizagem significativa é aquela que, exceto:

19 Q326411 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Diferentes formas de participação da família exigem diferentes estratégias.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

20 Q328686 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Sem excluir as especificidades, o trabalho dos especialistas orienta-se para a ação coletiva. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.