Questões de Concursos: Secretaria de Estado de Educação SC

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria de Estado de Educação SC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q325587 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O Orientador Educacional trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

22 Q320983 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

23 Q319944 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O texto A IMPORTÂNCIA DA SUPERVISÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO, de Paschoal Quaglio, explicita que: “A supervisão moderna passou a ser entendida como orientação profissional e assistência, dadas por pessoas competentes em matéria de educação, quando e onde necessárias, visando ao aperfeiçoamento da situação total ensino-aprendizagem”. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

24 Q323516 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta. Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.

( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.

25 Q329106 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A aprendizagem numa perspectiva sociointeracionista ocorre no contexto da Zona de Desenvolvimento Proximal. Entendendo este conceito, assinale a alternativa correta.

26 Q325449 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto:

27 Q328652 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.

Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto:

28 Q327778 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

O Orientador Educacional é um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, nas reuniões do Conselho de Classe, oferecendo subsídios para uma melhor avaliação do processo educacional. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Aliado aos demais profissionais, trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível.

( ) Assim como os demais integrantes da equipe pedagógica escolar, questiona criticamente o currículo existente na escola, o currículo oculto, o aparelho político em todos os níveis, a forma e o conteúdo dos textos escolares e as condições de trabalho que caracterizam escolas específicas. ---

( ) Aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos pode contribuir muito para a organização e a dinamização do processo educativo.

( ) Integra todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: direção, equipe técnica, professores, alunos, funcionários e famílias, visando à construção de um espaço educativo ético e solidário.

29 Q326902 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“A igualdade de condições para o acesso nem sempre é algo que esteja na esfera de abrangência da escola.” Entretanto, devemos lembrar que a escola pode canalizar as demandas e lutas sociais da comunidade em que está inserida. Nesse sentido é correto afirmar, exceto: Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? P.37

30 Q324538 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.