Questões de Concursos: Secretaria de Estado de Educação SC

Prepare-se para a prova com questões de Secretaria de Estado de Educação SC de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q325359 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Ignorando-se mutuamente, tanto a escola como as famílias perdem com a falta desse convívio. O afastamento não faz bem a nenhuma das partes. Coisas simples, que poderiam ser resolvidas com diálogo, acabam por se transformar em problemas. A falta de comunicação afasta a escola do cumprimento de sua função social.” Considere as possíveis ações que o administrador pode fazer para aproximar a escola e as famílias, e assinale a alternativa correta. Fonte: Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?

I Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.

II Acolher, respeitar e valorizar a diversidade.

III Promover escuta qualificada, compreendendo que a cultura explicitada pode ser diversa da desen volvida na escola e que nem por isso é menos importante.

IV Buscar resolver tudo que for de sua competência e fazer o encaminhamento junto a outras institui ções quando se fizer necessário.

V Fazer material com os principais pontos do Projeto Político Pedagógico e entregar aos pais no ato da matrícula ou na primeira reunião escolar para que os pais compreendam os objetivos da escola.

32 Q321925 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, a chance de sucesso das crianças nos estudos é muito maior.” Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

Assim, são ações que a escola deve praticar, exceto:

33 Q328322 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:

34 Q328903 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

35 Q320818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:

36 Q328271 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Nos Cadernos Pedagógicos de Formação dos professores de ensino médio, organização e gestão democrática da escola do Ministério da Educação, sobre o Projeto Político Pedagógico está explícito que, exceto:

37 Q320361 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Administrador Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

No documento - Progestão: como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar? - há uma preocupação com a participação e qualificação desse processo. São pontos de tensão que o administrador escolar deve ter presente, exceto:

38 Q325781 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Orientador Educacional, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

“A capacidade de construir relações e estabelecer clima de confiança mútua com a equipe da escola e com a comunidade depende, sobretudo, de sua capacidade de comunicação”. Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I

 Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

39 Q319576 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

40 Q328177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE

Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.