Questões de Concursos Públicos: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF

Resolva online questões de Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q594006 | Química, Química Orgânica, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Acidentes envolvendo derramamento de petróleo e subprodutos em mares e oceanos causam sempre grandes impactos ambientais. Os efeitos que esses acidentes podem causar dividem-se em dois grupos: efeitos químicos e efeitos físicos. Com respeito ao assunto em questão, julgue os seguintes itens. Os hidrocarbonetos de massas molares mais elevadas são os que apresentam os menores perigos aos organismos marinhos no que diz respeito aos efeitos químicos, porque esses compostos apresentam menor biodisponibilidade.

12 Q812041 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assisnte de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Julgue os itens a seguir, relativos a princípios de organização e funcionamento escolar previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A escola é responsável pelo controle da frequência dos alunos, sendo exigida, para aprovação do aluno, a frequência mínima de 75% do total de horas letivas.

13 Q401259 | Direito Administrativo, Licitação Pública, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Acerca do ato administrativo, do contrato administrativo, das licitações e dos serviços públicos, julgue os itens subsequentes. A administração pode conceder título de propriedade de imóveis quando o uso destinar-se a outro órgão ou entidade da administração pública, por meio de um processo de inexigibilidade de licitação.

14 Q328872 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

A centralidade na autoridade do professor e na atitude receptiva do aluno é característica da tendência liberal tradicional.

15 Q324066 | Pedagogia, Relação aluno, Professor de Educação Básica I, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Julgue os itens de 21 a 25, considerando as tendências pedagógicas na dimensão da relação professor e aluno.

Na tendência liberal renovada progressivista, o professor deve ser um especialista em relações humanas para assegurar um clima de relacionamento autêntico.

16 Q332135 | Matemática, Porcentagem, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Para fazer a reforma de um edifício, a empresa responsável contratou duas equipes de trabalhadores, propondo pagá-las proporcionalmente ao número de dias — homens que cada equipe empregaria na reforma. A tarefa foi realizada da seguinte maneira: a primeira equipe, com 12 homens, trabalhou durante 6 dias; a segunda, com 7 homens, trabalhou durante 4 dias. Ao final da reforma, a empresa pagou R$ 60.000,00 às duas equipes. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. Considerando que as equipes sejam igualmente eficientes, então a segunda equipe realizou menos de 20% do trabalho.

17 Q816970 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Assistente de Educação, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Considerando, ainda, o que a LDB dispõe sobre a organização da educação básica, julgue os itens subsequentes.

Como critérios de verificação do rendimento escolar do aluno, a lei exclui a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar e o aproveitamento de estudos.

18 Q593655 | Química, Radioatividade, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Em 1987, o Brasil foi palco de um acidente radioativo, quando uma amostra de césio-137, removida de um aparelho de radioterapia abandonado, foi manipulada inadvertidamente pela população. Acerca de acidentes com material radioativo e do decaimento radioativo do césio-137, julgue os itens que se seguem. Chumbo e camadas espessas de concreto são usualmente empregados na blindagem de materiais contaminados em acidentes radioativos.

19 Q334439 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Para fazer a reforma de um edifício, a empresa responsável contratou duas equipes de trabalhadores, propondo pagá-las proporcionalmente ao número de dias — homens que cada equipe empregaria na reforma. A tarefa foi realizada da seguinte maneira: a primeira equipe, com 12 homens, trabalhou durante 6 dias; a segunda, com 7 homens, trabalhou durante 4 dias. Ao final da reforma, a empresa pagou R$ 60.000,00 às duas equipes. Considerando essa situação, julgue os itens a seguir. A primeira equipe recebeu mais de R$ 40.000,00.

20 Q593583 | Química, Reações, Analista de Atividades do Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE, Ensino Médio

Considerando os compostos NH3, H2O, HF, H2S e SF4 e os elementos químicos envolvidos em suas composições, julgue os itens seguintes. De acordo com a teoria da repulsão entre os pares de elétrons da camada de valência, a molécula de SF4 apresenta geometria tetraédrica.