Questões de Concursos: TCM RJ

Prepare-se para a prova com questões de TCM RJ de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q408402 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Técnico de Controle Externo, TCM RJ, IBFC

Da hierarquia decorrem os seguintes poderes, exceto:

72 Q160827 | Controle Externo, Tribunal de Contas, Auditor, TCM RJ, FGV

Ao Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro compete, na forma estabelecida no regimento interno, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Prefeito, elaborando e emitindo parecer prévio em até:

73 Q162576 | Direito Administrativo, Consórcios Públicos, Auditor, TCM RJ, FGV

Na celebração de cada consórcio público, havendo recursos repassados, impõe-se a autorização legislativa de cunho:

74 Q441062 | Direito Constitucional, Competência dos Municípios, Procurador da Procuradoria Especial, TCM RJ, FCC

Nova gestão municipal assumiu mandato e, conforme divulgado em seu programa de governo durante a campanha, restringiu o horário de funcionamento do comércio aos domingos, determinando o encerramento do expediente duas horas mais cedo. A medida estava motivada na necessidade de atender pleito fundado da classe trabalhadora do setor de comércio, que, não obstante a o recebimento da remuneração legal das horas extras, acabava obrigada a exercê-las em seu grau máximo, diante da necessidade do mercado. Considerando que o Município tenha competência para essa regulamentação de horário e que o tenha feito de forma regular, respeitando a legislação vigente, é decorrência direta dessa medida a

75 Q221204 | Direito Constitucional, Controle difuso, Procurador, TCM RJ, FGV

A via de exceção para o controle de constitucionalidade é própria:

76 Q162340 | Direito Previdenciário, Custeio, Auditor, TCM RJ, FGV

A respeito das contribuições para a Seguridade Social, assinale a afirmativa incorreta.

77 Q422142 | Direito Civil, Sociedade, Auditor Substituto de Conselheiro, TCM RJ, FCC

As sociedades empresárias personificadas adquirem personalidade jurídica com a

78 Q224798 | Direito Previdenciário, Contribuições sociais, Procurador, TCM RJ, FGV

Com relação aos contribuintes da Previdência Social, analise as afirmativas a seguir:

I. Os órgãos e entidades da administração direta, indireta e fundacional são considerados empresa, para efeitos da legislação previdenciária. Dessa forma, os empregados públicos e os servidores ocupantes, exclusivamente, de cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, são segurados obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social, cabendo àqueles órgãos e entidades as mesmas obrigações das empresas em geral.
II. O Município que contratar cooperativa de trabalho ou de mão-de-obra deve contribuir para o Regime Geral de Previdência Social com 15%, incidentes sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestação de serviços, relativamente a serviços que lhe são prestados por cooperados.
III. O servidor contratado pela União, Estado, Distrito Federal ou Município, bem como pelas respectivas autarquias e fundações, por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, é segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social na qualidade de empregado.
IV. Os Municípios que instituírem Regime Próprio de Previdência Social para os seus servidores titulares de cargos efetivos não são contribuintes obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social em relação a esses. Entretanto, o Regime Próprio de Previdência Social deve assegurar, pelo menos, aposentadorias e pensão por morte previstas no art. 40 da Constituição Federal.
V. O servidor titular de cargo efetivo do Município, amparado por Regime Próprio de Previdência Social, não poderá se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, na qualidade de segurado facultativo.

Assinale:

79 Q161062 | Direito Econômico, Princípios Constitucionais Financeiros, Auditor, TCM RJ, FGV

Assinale a afirmativa correta.

80 Q340232 | Raciocínio Lógico, Analista, TCM RJ, FJG

Num concurso para preencher uma vaga para o cargo de gerente administrativo da empresa M, exatamente quatro candidatos obtiveram a nota máxima. São eles, André, Bruno, Célio e Diogo. Para decidir qual deles ocuparia a vaga, os quatro foram submetidos a uma bateria de testes e a algumas entrevistas. Ao término dessa etapa, cada candidato fez as seguintes declarações:

André declarou: Se Diogo não foi selecionado, então Bruno foi selecionado.

Bruno declarou: André foi selecionado ou eu não fui selecionado.

Célio declarou: Se Bruno foi selecionado, então eu não fui selecionado

Diogo declarou: Se André não foi selecionado, então Célio foi.

Admitindo-se que, das quatro afirmações acima, apenas a declaração de Diogo seja falsa, é correto concluir que o candidato selecionado para preencher a vaga de gerente administrativo foi:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.