Questões de Concursos: TJ DF

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21 Q153198 | Psicologia, Psicoterapias, Analista Judiciário Psicologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto às técnicas cognitivas e
comportamentais.

Na distração e refocalização, o terapeuta ensina o paciente a refocalizar a tarefa imediata, isto é, deliberadamente voltar sua atenção, por exemplo, ao que seu companheiro está dizendo, ou à estrada a sua frente.

22 Q813 | Português, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
     Agora olhavam as lojas, as toldas, a mesa do leilão. E conferenciavam pasmados. Tinham percebido que
havia muitas pessoas no mundo. Ocupavam-se em descobrir uma enorme quantidade de objetos. Comunicaram
baixinho um ao outro as surpresas que os enchiam. Impossível imaginar tantas maravilhas juntas. O menino mais
novo teve uma dúvida e apresentou-a timidamente ao irmão. Seria que aquilo tinha sido feito por gente? O menino
mais velho hesitou, espiou as lojas, as toldas iluminadas, as moças bem vestidas. Encolheu os ombros. Talvez aquilo
tivesse sido feito por gente. Nova dificuldade chegou-lhe ao espírito, soprou-a no ouvido do irmão. Provavelmente
aquelas coisas tinham nomes. O menino mais novo interrogou-o com os olhos. Sim, com certeza as preciosidades
que se exibiam nos altares da igreja e nas prateleiras das lojas tinham nomes. Puseram-se a discutir a questão
intrincada. Como podiam os homens guardar tantas palavras? Era impossível, ninguém conservaria tão grande soma
de conhecimentos. Livres dos nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas. Não tinham sido feitas por gente.
E os indivíduos que mexiam nelas cometiam imprudência. Vistas de longe, eram bonitas. Admirados e medrosos,
falavam baixo para não desencadear as forças estranhas que elas porventura encerrassem.

Graciliano Ramos. Vidas secas. São Paulo: Martins, 1972, p.125.

No texto apresentado acima, dois personagens do romance Vidas Secas, o menino mais velho e o menino mais novo, deixam a fazenda em que seu pai trabalhava como vaqueiro, para irem à festa de Natal em uma pequena cidade.

Com base nessas informações e no fragmento do texto de Graciliano Ramos, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se a linguagem usada pelo escritor para narrar a experiência dos meninos na cidade, é correto afirmar que a questão abordada no texto pode ser considerada "intrincada" (L.9) não apenas para os personagens, mas também para o autor e o leitor.

23 Q135592 | Direito Processual Civil, Processo de Conhecimento, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Quanto à defesa do réu no processo civil, julgue os próximos
itens.

A alegação de existência de coisa julgada, de convenção de arbitragem e de carência de ação são defesas peremptórias, enquanto a alegação de conexão é meramente dilatória.

25 Q152082 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da engenharia de software e de metodologias e ciclos de
desenvolvimento de software, julgue os itens subseqüentes.

No modelo de desenvolvimento incremental, embora haja defasagem entre os períodos de desenvolvimento de cada incremento, os incrementos são desenvolvidos em paralelo.

26 Q254136 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na
Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e dos
Territórios.

João ajuizou ação de indenização contra Benício, em face da rescisão antecipada de contrato de arrendamento rural celebrado entre as partes, ora litigantes. Devidamente citado, Benício apresentou contestação, afirmando que o imóvel, objeto do contrato de arrendamento rural, havia sido vendido para um terceiro. O juiz da causa, analisando a documentação constante dos autos, deduziu a existência de interesse do Distrito Federal (DF), tendo em vista que as terras em discussão lhe pertenciam, e determinou que fosse oficiado o DF para manifestar-se a esse respeito. Após esse fato, o DF interveio no processo na condição de opoente. Nessa situação, a ação inicialmente proposta na vara cível passará à competência de uma das varas de fazenda pública do DF.

27 Q153632 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

Nas organizações, existem dois tipos distintos de especialização: horizontal e vertical, sendo esta última referente aos componentes das tarefas e às suas especificações.

28 Q152069 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

A teoria sistêmica define a organização como um sistema aberto formado por vários subsistemas interdependentes e que interagem continuamente entre si e com o ambiente externo. Assim, segundo essa teoria, as organizações não precisam se preocupar em controlar a entropia, fenômeno que se restringe aos sistemas biológicos.

29 Q156022 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

30 Q809 | Português, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
     Agora olhavam as lojas, as toldas, a mesa do leilão. E conferenciavam pasmados. Tinham percebido que
havia muitas pessoas no mundo. Ocupavam-se em descobrir uma enorme quantidade de objetos. Comunicaram
baixinho um ao outro as surpresas que os enchiam. Impossível imaginar tantas maravilhas juntas. O menino mais
novo teve uma dúvida e apresentou-a timidamente ao irmão. Seria que aquilo tinha sido feito por gente? O menino
mais velho hesitou, espiou as lojas, as toldas iluminadas, as moças bem vestidas. Encolheu os ombros. Talvez aquilo
tivesse sido feito por gente. Nova dificuldade chegou-lhe ao espírito, soprou-a no ouvido do irmão. Provavelmente
aquelas coisas tinham nomes. O menino mais novo interrogou-o com os olhos. Sim, com certeza as preciosidades
que se exibiam nos altares da igreja e nas prateleiras das lojas tinham nomes. Puseram-se a discutir a questão
intrincada. Como podiam os homens guardar tantas palavras? Era impossível, ninguém conservaria tão grande soma
de conhecimentos. Livres dos nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas. Não tinham sido feitas por gente.
E os indivíduos que mexiam nelas cometiam imprudência. Vistas de longe, eram bonitas. Admirados e medrosos,
falavam baixo para não desencadear as forças estranhas que elas porventura encerrassem.

Graciliano Ramos. Vidas secas. São Paulo: Martins, 1972, p.125.

No texto apresentado acima, dois personagens do romance Vidas Secas, o menino mais velho e o menino mais novo, deixam a fazenda em que seu pai trabalhava como vaqueiro, para irem à festa de Natal em uma pequena cidade.

Com base nessas informações e no fragmento do texto de Graciliano Ramos, julgue os itens subsequentes.
No texto acima, pela linguagem literária, o autor aborda uma questão universal - a construção do conhecimento do mundo pelo homem por meio da nomeação dos objetos -, a partir da narrativa de uma experiência particular dos personagens - a primeira visita de dois meninos a uma pequena cidade.
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