Questões de Concursos: TJ DF

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31 Q261175 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

01          Mesmo com os avanços na área de segurança, os
       crimes virtuais, ou cibercrimes, continuam causando muitos
       problemas financeiros, como mostrou um estudo feito pela
04   empresa de segurança Norton no ano de 2012. De acordo com
       o estudo, somente no Brasil, os prejuízos superam a casa dos
       R$ 15 bilhões por ano. No mundo todo, esse valor sobe para
07   cerca de R$ 220 bilhões. Entre os motivos para esses números
       expressivos, estão o aumento de ataques a dispositivos móveis
       e redes sociais e a própria lentidão do sistema no combate aos
10   crimes.
          O estudo revela que, com a prosperidade da economia
       brasileira e a crescente aquisição de computadores e celulares,
13   o Brasil tem-se mostrado um alvo importante para os
       criminosos, além de se apresentar como origem de grande parte
       dos ataques no mundo. Nesse quesito, o país está em quarto
16   lugar no ranque mundial, atrás apenas dos Estados Unidos da
       América, da China e da Índia. A tradição social do país pode
       contribuir para esse fato, já que sítios de relacionamento como
19   Facebook, Orkut e Twitter são populares também entre os
       criminosos. Eles conseguem angariar informações pessoais
       sobre as vítimas e ainda utilizam as plataformas para
22   disseminar ameaças. A pesquisa mostra que os usuários da
       Internet, em geral, ainda não se preocupam em checar links
       antes de compartilhá-los ou desconectar-se dos sítios ao deixar
25   de navegar neles, e não têm ideia se suas configurações são
       públicas ou privadas.
            A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas no
28   mundo não pensam sobre o cibercrime, por não acreditarem
       que poderiam ser vítimas desse tipo de ação, enquanto 21%
       admitem não tomar quaisquer medidas de segurança quando
31   estão online. De fato, os usuários nem sequer têm percepção da
       própria situação: 51% não entendem como funcionam os
       procedimentos de segurança virtual e não sabem reconhecer se
34   seus sistemas estão infectados, 55% não têm certeza se seu
       computador está livre de ameaças e 48% utilizam apenas um
       antivírus básico. A esse respeito, um dos responsáveis pelo
37   estudo afirma: “É como andar rápido em uma rodovia sem um
       cinto de segurança.” No entanto, ele reconhece que, aos
       poucos, as pessoas estão se educando: 89% já apagam emails
40   suspeitos.

Bruno do Amaral. Perdas com cibercrimes chegam a R$ 15 bi no Brasil por ano.
Internet: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias (com adaptações).

De acordo com as ideias do texto,

no Brasil, é comum o acesso de criminosos às redes sociais, fato que tem reflexo no número considerável de crimes virtuais praticados no país.

32 Q136203 | Direito Penal, Culpa, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação a elementos e espécies da infração penal, julgue os
itens subseqüentes.

Se o sujeito ativo do delito, ao praticar o crime, não quer diretamente o resultado, mas assume o risco de produzi-lo, o crime será culposo, na modalidade culpa consciente.

33 Q150422 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

O sucesso do grupo em detrimento ao do indivíduo e o envolvimento de todos os segmentos desde a concepção até a avaliação são características da concepção de metodologia de projetos.

34 Q252632 | Informática, Segurança da Informação, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de redes de computadores e segurança da informação,
julgue os itens subsequentes.

Autenticidade é um critério de segurança para a garantia do reconhecimento da identidade do usuário que envia e recebe uma informação por meio de recursos computacionais.

35 Q136969 | Arquivologia, Analista Judiciário Arquivologia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

O método dúplex é um dos métodos de arquivamento existentes, do qual um arquivista poderá fazer uso, na organização de um acervo arquivístico. Na arquivística, o método dúplex é normalmente representado pela codificação

37 Q135127 | Direito Constitucional, Forma, Analista Judiciário Biblioteconomia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição
Federal de 1988, julgue os itens a seguir.

A expressão República Federativa enuncia, respectivamente, uma forma de governo e uma forma de Estado.

38 Q148067 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de treinamento de pessoal, julgue os próximos itens.

A taxonomia do domínio cognitivo tem como princípio organizador da hierarquia o grau de internalização dos conhecimentos.

39 Q810 | Português, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
     Agora olhavam as lojas, as toldas, a mesa do leilão. E conferenciavam pasmados. Tinham percebido que
havia muitas pessoas no mundo. Ocupavam-se em descobrir uma enorme quantidade de objetos. Comunicaram
baixinho um ao outro as surpresas que os enchiam. Impossível imaginar tantas maravilhas juntas. O menino mais
novo teve uma dúvida e apresentou-a timidamente ao irmão. Seria que aquilo tinha sido feito por gente? O menino
mais velho hesitou, espiou as lojas, as toldas iluminadas, as moças bem vestidas. Encolheu os ombros. Talvez aquilo
tivesse sido feito por gente. Nova dificuldade chegou-lhe ao espírito, soprou-a no ouvido do irmão. Provavelmente
aquelas coisas tinham nomes. O menino mais novo interrogou-o com os olhos. Sim, com certeza as preciosidades
que se exibiam nos altares da igreja e nas prateleiras das lojas tinham nomes. Puseram-se a discutir a questão
intrincada. Como podiam os homens guardar tantas palavras? Era impossível, ninguém conservaria tão grande soma
de conhecimentos. Livres dos nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas. Não tinham sido feitas por gente.
E os indivíduos que mexiam nelas cometiam imprudência. Vistas de longe, eram bonitas. Admirados e medrosos,
falavam baixo para não desencadear as forças estranhas que elas porventura encerrassem.

Graciliano Ramos. Vidas secas. São Paulo: Martins, 1972, p.125.

No texto apresentado acima, dois personagens do romance Vidas Secas, o menino mais velho e o menino mais novo, deixam a fazenda em que seu pai trabalhava como vaqueiro, para irem à festa de Natal em uma pequena cidade.

Com base nessas informações e no fragmento do texto de Graciliano Ramos, julgue os itens subsequentes.
No trecho "Talvez aquilo tivesse sido feito por gente" (L.5-6), o verbo concorda com "gente", sujeito da oração na voz passiva.

40 Q155863 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

A lógica temporal precedente e segmentada fundamenta-se em uma organização curricular baseada na lógica do ser humano como sujeito de direitos.

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