Questões de Concursos: TJ DF

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41 Q155652 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ainda com relação a características, funções, algoritmos e
componentes de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

A condição de exclusão mútua, em que um recurso ou está associado a um único processo ou está disponível, é suficiente para a ocorrência de bloqueios fatais (deadlocks).

42 Q258584 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação
hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base na
Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e dos
Territórios.

Vinícius, com o falecimento do seu pretenso pai, ajuizou ação de petição de herança cumulada com ação de investigação de paternidade, para demandar o reconhecimento de seu direito sucessório e obter a restituição da herança a que teria direito. Nessa situação, com base na lei em questão, a competência para processar e julgar esse feito é de uma das varas de família da circunscrição judiciária do lugar do último domicílio do falecido.

43 Q150466 | Pedagogia, Psicologia da Educação, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

Para Gardner, a aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos relevantes preexistentes, concretizando a aprendizagem significativa.

45 Q255973 | Informática, LibreOffice e BrOffice Writer, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao ambiente Windows e a aplicativos de edição de
textos e de navegação na Internet, julgue os itens seguintes.

O aplicativo Writer, do BrOffice, utilizado para a edição de textos, não permite a realização de cálculos com valores numéricos, por exemplo, cálculos com valores em uma tabela inserida no documento em edição.

46 Q262163 | Gestão de Pessoas, Recursos humanos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, acerca de noções de administração
de recursos humanos.

A respeito do processo de seleção de pessoas, é correto afirmar que a entrevista que utiliza roteiro preestabelecido com questões fechadas, comparativamente à entrevista que utiliza questões abertas, é a que permite maior aprofundamento em relação aos dados a serem coletados do candidato.

47 Q797 | Direito Administrativo, Auxiliar Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Considerando a responsabilidade civil da administração pública, julgue os itens que se seguem.
Na situação em que um detento mate um outro que estava recolhido na mesma carceragem, não há razão para se aventar a responsabilidade objetiva do Estado, pois o dever de guarda da administração pública não chega a configurar a assunção do risco administrativo.

48 Q155790 | Pedagogia, Planejamento de ensino e seus elementos constitutivos, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.

O planejamento de ensino visa, essencialmente, à tomada de decisão em relação a situações de ensino e aprendizagem. Por isso, não é necessário determinar diferenças conceituais entre planos, projetos e programas.

49 Q137767 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Regimento Interno do TJDFT, cada um dos itens
subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Antônio, presidente do TJDFT, em virtude do término do seu mandato, foi sucedido por Luciana, corregedora do TJDFT. Nessa situação, Antônio ocupará o cargo de sua sucessora e será titular do cargo de corregedor.

50 Q155833 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, que tratam de desenho instrucional e avaliação de treinamento.

A abordagem de Kirkpatrick sugere quatro níveis de avaliação: reações, aprendizagem, comportamento no cargo e resultados (organizacionais). Com base nesse modelo, se um treinando reage favoravelmente ao treinamento (reações), aprenderá o que está descrito nos objetivos do curso e aplicará corretamente as novas aprendizagens no trabalho (comportamento no cargo), o que, conseqüentemente, provocará mudanças nos resultados organizacionais. Entretanto, muitas pesquisas nacionais e estrangeiras mostraram que nem sempre há correlações positivas entre esses níveis.

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