Questões de Concursos: TJ DF

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71 Q153885 | Direito Processual Penal, Princípios fundamentais do direito processual penal, Analista Judiciário Oficial de Justiça Avaliador, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os princípios aplicáveis ao direito processual penal e a aplicação da lei processual, julgue os itens a seguir.

A adoção dos princípios da territorialidade e da imediatidade obsta, em qualquer hipótese, a aplicação da lei processual penal a crimes ocorridos fora do território nacional e a ultratividade da norma processual.

73 Q147998 | Pedagogia, Currículo, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos às concepções de
currículo.

Conteúdos descontextualizados, puros, prejudicam o evidenciamento das questões de identidade social e relações de poder em um currículo.

74 Q154236 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens
subseqüentes.

As experiências de alfabetização de jovens e adultos inspiradas nas idéias do educador Paulo Freire são exemplo da concepção liberal renovada progressista.

75 Q151613 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de organizações e teorias organizacionais, julgue os itens
que se seguem.

A organização burocrática caracteriza-se pela padronização e pela formalização dos processos de trabalho.

76 Q259092 | Direito Constitucional, Princípios de Direito Constitucional Internacional, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios fundamentais previstos na Constituição
Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir.

A integração econômica, política, social e cultural dos povos, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações, é uma determinação constitucional que rege a relação entre a República Federativa do Brasil e os países da América Latina.

77 Q793 | Direito Administrativo, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere ao direito de greve dos servidores públicos,

julgue os itens a seguir.
Em relação ao direito de greve dos servidores públicos, existe uma antiga omissão legislativa, pois até o presente momento não foi editada a lei mencionada pela Constituição Federal que deveria regulamentar tal direito.

78 Q154119 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, considerando as bases legais da
educação nacional, notadamente as estabelecidas previstas na
Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB).

A educação básica é um direito público subjetivo de acordo com a Constituição Federal.

79 Q150118 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens subseqüentes, relativos ao comportamento
organizacional.

Segundo a teoria da eqüidade de Adams, as pessoas são motivadas a alcançar uma situação de justiça ou igualdade em suas relações com outras pessoas e com as organizações onde trabalham. Essa procura pela igualdade inclui o uso de mecanismos como mudança nas contribuições que o indivíduo oferece à organização e abandono temporário ou definitivo da situação.

80 Q251278 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
01          Mesmo com os avanços na área de segurança, os        crimes virtuais, ou cibercrimes, continuam causando muitos        problemas financeiros, como mostrou um estudo feito pela 04   empresa de segurança Norton no ano de 2012. De acordo com        o estudo, somente no Brasil, os prejuízos superam a casa dos        R$ 15 bilhões por ano. No mundo todo, esse valor sobe para 07   cerca de R$ 220 bilhões. Entre os motivos para esses números        expressivos, estão o aumento de ataques a dispositivos móveis        e redes sociais e a própria lentidão do sistema no combate aos 10   crimes.           O estudo revela que, com a prosperidade da economia        brasileira e a crescente aquisição de computadores e celulares, 13   o Brasil tem-se mostrado um alvo importante para os        criminosos, além de se apresentar como origem de grande parte        dos ataques no mundo. Nesse quesito, o país está em quarto 16   lugar no ranque mundial, atrás apenas dos Estados Unidos da        América, da China e da Índia. A tradição social do país pode        contribuir para esse fato, já que sítios de relacionamento como 19   Facebook, Orkut e Twitter são populares também entre os        criminosos. Eles conseguem angariar informações pessoais        sobre as vítimas e ainda utilizam as plataformas para 22   disseminar ameaças. A pesquisa mostra que os usuários da        Internet, em geral, ainda não se preocupam em checar links        antes de compartilhá-los ou desconectar-se dos sítios ao deixar 25   de navegar neles, e não têm ideia se suas configurações são        públicas ou privadas.             A pesquisa indica, ainda, que 30% das pessoas no 28   mundo não pensam sobre o cibercrime, por não acreditarem        que poderiam ser vítimas desse tipo de ação, enquanto 21%        admitem não tomar quaisquer medidas de segurança quando 31   estão online. De fato, os usuários nem sequer têm percepção da        própria situação: 51% não entendem como funcionam os        procedimentos de segurança virtual e não sabem reconhecer se 34   seus sistemas estão infectados, 55% não têm certeza se seu        computador está livre de ameaças e 48% utilizam apenas um        antivírus básico. A esse respeito, um dos responsáveis pelo 37   estudo afirma: “É como andar rápido em uma rodovia sem um        cinto de segurança.” No entanto, ele reconhece que, aos        poucos, as pessoas estão se educando: 89% já apagam emails 40   suspeitos. Bruno do Amaral. Perdas com cibercrimes chegam a R$ 15 bi no Brasil por ano. Internet: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias (com adaptações). Julgue os itens que se seguem, relativos às estruturas linguísticasdo texto.
Na linha 30, a alteração da flexão de plural do pronome “quaisquer” para a forma singular — qualquer — acarretaria incorreção gramatical ao texto.
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