Questões de Concursos: TJ DF

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81 Q155659 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A pesquisa como estratégia metodológica e a utilização de disciplinas como meio para a construção de saberes desejados são características da abordagem interdisciplinar.

82 Q149623 | Legislação Federal, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Analista Judiciário Serviço Social, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As desigualdades sociais e regionais, a pobreza extrema,
a grande concentração de renda e estoque de riquezas, a
insegurança nos trabalhos e nas ruas, as discriminações de raça,
gênero e idade, a baixa qualidade dos serviços públicos, entre
outros problemas da sociedade brasileira, são fenômenos
inadmissíveis. No entanto, apesar dos avanços na sua
compreensão, ainda não foi possível romper estruturalmente com
esse quadro de mazelas econômicas e sociais que assolam o
cotidiano do país.

IPEA. Políticas sociais. Acompanhamento e análise.
Edição Especial. N.º 13, p. 7 (com adaptações).

Com relação ao conjunto das políticas sociais brasileiras, julgue
os itens a seguir.

De acordo com a LDB, cabe aos municípios, obrigatoriamente, oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, bem como o ensino fundamental.

83 Q134889 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética,
seguida de uma assertiva a ser julgada com base na LOJDFT.

Em ação de demarcação, em que litigam dois particulares, o DF foi oficiado para informar sobre eventual interesse que possuísse na causa. Analisada a questão pelos órgãos competentes, o DF percebeu que parcela do imóvel objeto do litígio encontrava-se em terras públicas, de sua titularidade.
Nessa situação, a propositura de embargos de terceiros pelo DF para defesa da posse atrai a competência para processar e julgar a causa aos juízes das varas de fazenda pública do DF.

84 Q150785 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de treinamento de pessoal, julgue os próximos itens.

Entre as abordagens de desenho instrucional, inclui-se a de ambientes abertos de aprendizagem, uma abordagem que cria um contexto de apoio à aprendizagem autodirigida e à autonomia, além de oferecer vários recursos de suporte metacognitivo ao aprendiz.

85 Q151077 | Pedagogia, Metodologia de projetos e a interdisciplinaridade, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando a concepção de metodologia de projetos e a
interdisciplinaridade, julgue os itens subseqüentes.

A justaposição de disciplinas e o trabalho com um único tema por diferentes disciplinas são ações que garantem o sucesso do trabalho educativo na perspectiva interdisciplinar.

86 Q153988 | Pedagogia, Educação continuada dos profissionais da escola, Analista Judiciário Pedagogia, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes quanto à educação continuada dos
profissionais da escola.

A separação entre produção e utilização de conhecimentos e entre sujeitos e conhecimentos caracteriza programas de educação continuada em uma abordagem tradicional.

87 Q135180 | Regimento Interno, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do Regimento Interno do TJDFT, cada um dos itens
subseqüentes apresenta uma situação hipotética, seguida de uma
assertiva a ser julgada.

Determinado desembargador, designado relator em ação penal de competência originária do TJDFT, proferiu decisão rejeitando a denúncia, por manifesta ilegitimidade da parte. Nessa situação, a referida decisão deve ser submetida ao Conselho Especial.

88 Q148819 | Psicologia, Psicologia Organizacional, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Rosa chegou ao psicólogo por indicação do
psiquiatra, que a diagnosticou como portadora de depressão
severa. Com choros incontidos, ela relata não conseguir
dormir nem com os remédios, nem comer, muito cansaço
físico, muitas dores de cabeça, e dores de estômago, com
ideações suicidas. Rosa associa todos esses sintomas às
dificuldades que vem vivendo em seu trabalho, onde é
gerente de operações, devido às humilhações a que seu
chefe a submete, desautorizando suas ordens e decisões,
gritando com ela na presença de colegas e subordinados.
Rosa diz tentar entender e melhorar suas ações no trabalho,
mas sente que a cada sugestão sua corresponde uma
oposição do chefe, sempre a desqualificando. Relata não ter
mais vontade de trabalhar, porém necessita do salário para
manter sua família e sua faculdade. Diz achar tudo muito
injusto, pois sempre se dedicou inteiramente ao trabalho.
Sem interrupção, estava na empresa de domingo a domingo,
fazendo com o maiorentusiasmo suas funções e também as
de outros, quando faltavam ou por outras necessidades.
Tinha muito orgulho de seu trabalho, muita vontade de
produzir, de ser eficiente, e grande admiração por seu chefe,
considerando-o uma pessoa de muita garra. Era sempre
falante, ativa, expressava-se muito, defendia seus colegas.
Para Rosa, seu chefe tentava se livrar dela, mas talvez não
quisesse lhe pagar seus direitos, forçando-a a se demitir.
Rosa diz se sentir fraca, não conseguindo se defender,
querendo apenas se isolar. Se realmente pudesse, não
voltaria mais ao trabalho, de tão envergonhada em relação
aos colegas.
Julgue os próximos itens, considerando o caso hipotético
acima sob a ótica da questão específica do assédio moral
como sofrimento no trabalho.

A noção de assédio moral é uma noção subjetiva que tem origem em procedimentos que destroem a identidade e a auto-estima da pessoa. Trata-se de atitudes antiéticas inadmissíveis. No caso de Rosa, o assédio provém de seu superior hierárquico que utiliza uma gestão perversa, ao tratar Rosa como um objeto de uso, quando o interessa, e depois, de descarte, quando ele não precisa mais dela.

89 Q147969 | Engenharia de Software, Metodologia de desenvolvimento de software, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da engenharia de software e de metodologias e ciclos de
desenvolvimento de software, julgue os itens subseqüentes.

No modelo seqüencial linear, os produtos do projeto são entregues somente após a validação do produto.

90 Q152923 | Sistemas Operacionais, Sistemas Operacionais, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, acerca de características, funções,
algoritmos e componentes de sistemas operacionais.

A exclusão mútua é um modo de assegurar que outros processos sejam impedidos de usar uma variável ou um arquivo compartilhado que já estiver em uso por um processo.

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