Questões de Concursos: TRF 3a

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31 Q263009 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

O Propano (C3H8) misturado com o butano, propileno, butileno e etanotiol odorizante indica quando há vazamentos. Esta é a base do gás liquefeito de petróleo (GLP), também conhecido como “gás de cozinha”, que possui uma vasta aplicação tanto doméstica como na indústria. Os vazamentos precisam ser evitados, pois podem resultar em riscos catastróficos. Eles ocorrem por descuidos no manuseio do recipiente, dos fornos ou dos aquecedores. As características do propano em relação à segurança no uso, manuseio e armazenamento são:

32 Q608132 | Biblioteconomia, Metodologia da pesquisa científica e Pesquisa bibliográfica, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Um juiz solicitou a uma biblioteca jurídica uma resenha sobre o último livro de um eminente jurista. O bibliotecário localizou a resenha desejada em um blog de direito e a entregou ao juiz. Mais tarde, o juiz observou que o documento obtido na internet havia sido escrito por um estudante. A informação recuperada

33 Q263759 | Segurança e Saúde no Trabalho, Técnico Judiciário Segurança do Trabalho, TRF 3a, FCC

Em uma determinada empresa do setor da construção civil, com 200 funcionários, ocorreram 2 acidentes do trabalho no ano de 2012, sendo o primeiro acidente de trajeto e o segundo acidente típico de trabalho que provocou uma lesão no trabalhador afastando-o por 200 dias. Os dias debitados, de acordo com a NBR 14.280, equivalem a 1.800 dias. Sabendo-se que naquele ano os empregados trabalharam 250 dias úteis e a jornada de trabalho é de 8 horas diárias, a taxa de gravidade (Tg) e frequência (Tf), respectivamente, desta empresa são:

34 Q707328 | Engenharia de Software, Analista Judiciário Informática, TRF 3a, FCC

Texto associado.


SCRUM atende aos princípios do Manifesto Ágil porque

35 Q652246 | Comércio Internacional, Juiz Federal Substituto da 3a Região, TRF 3a, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao comércio internacional e suas instituições, assinale a opção correta.

37 Q640896 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Herança e interfaces são conceitos da orientação a objetos que possibilitam a obtenção de polimorfismo. Em Java, uma interface pode

38 Q153532 | Psicologia, Entrevista Psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TRF 3a, FCC

Segundo Marcelo Tavares, a entrevista de triagem tem por objetivo principal

39 Q140983 | Engenharia de Software, Metodologias Ageis, Analista Judiciário Informática, TRF 3a, FCC

Os modelos ágeis de desenvolvimento de software têm menos ênfase nas definições de atividades e mais ênfase na pragmática e nos fatores humanos do desenvolvimento. Um destes modelos enfatiza o uso de orientação a objetos e possui apenas duas grandes fases: 1 - Concepção e Planejamento e 2 - Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas (chamadas de processos): Desenvolver Modelo Abrangente, Construir Lista de Funcionalidades e Planejar por funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade.

O texto acima apresenta a metodologia ágil conhecida como

40 Q134832 | Português, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TRF 3a, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto
seguinte.

Os sonhos dos adolescentes

Se tivesse que comparar os jovens de hoje com os de
dez ou vinte anos atrás, resumiria assim: eles sonham pequeno.
É curioso, pois, pelo exemplo de pais, parentes e vizinhos,
nossos jovens sabem que sua origem não fecha seu destino:
sua vida não tem que acontecer necessariamente no lugar onde
nasceram, sua profissão não tem que ser a continuação da de
seus pais. Pelo acesso a uma proliferação extraordinária de
ficções e informações, eles conhecem uma pluralidade inédita
de vidas possíveis.
Apesar disso, em regra, os adolescentes e os préadolescentes
de hoje têm devaneios sobre seu futuro muito
parecidos com a vida da gente: eles sonham com um dia-a-dia
que, para nós, adultos, não é sonho algum, mas o resultado
(mais ou menos resignado) de compromissos e frustrações.
Eles são "razoáveis": seu sonho é um ajuste entre suas
aspiraçõesheróico-ecológicas e as "necessidades" concretas
(segurança do emprego, plano de saúde e aposentadoria).
Alguém dirá: melhor lidar com adolescentes tranqüilos do
que com rebeldes sem causa, não é? Pode ser, mas, seja qual
for a qualidade dos professores, a escola desperta interesse
quando carrega consigo uma promessa de futuro: estudem para
ter uma vida mais próxima de seus sonhos. É bom que a escola
não responda apenas à "dura realidade" do mercado de
trabalho, mas também (talvez, sobretudo) aos devaneios de
seus estudantes; sem isso, qual seria sua promessa? "Estude
para se conformar"? Conseqüência: a escola é sempre
desinteressante para quem pára de sonhar.
É possível que, por sua própria presença maciça em
nossas telas, as ficções tenham perdido sua função essencial e
sejam contempladas não como um repertório arrebatador de
vidas possíveis, mas como um caleidoscópio para alegrar os
olhos, um simples entretenimento. Os heróis percorrem o
mundo matandodragões, defendendo causas e encontrando
amores solares, mas eles não nos inspiram: eles nos divertem,
enquanto, comportadamente, aspiramos a um churrasco no
domingo e a uma cerveja com os amigos.
É também possível (sem contradizer a hipótese anterior)
que os adultos não saibam mais sonhar muito além de seu
nariz. Ora, a capacidade de os adolescentes inventarem seu
futuro depende dos sonhos aos quais nós renunciamos. Pode
ser que, quando eles procuram, nas entrelinhas de nossas
falas, as aspirações das quais desistimos, eles se deparem
apenas com versões melhoradas da mesma vida acomodada
que, mal ou bem, conseguimos arrumar. Cada época tem os
adolescentes que merece.

(Adaptado de Contardo Calligaris. Folha de S. Paulo, 11/01/07)

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:

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