Questões de Concursos: TRT 23a

Prepare-se para a prova com questões de TRT 23a de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q451610 | Direito do Trabalho, Remuneração e Salário, Juiz de Direito Substituto, TRT 23a, TRT 23a Região

Um empregado, em determinada semana, trabalhou de segunda-feira a domingo, das 07h00min às 10h00min e das 11h00 às 14h00min. Assim:

I - não terá direito ao recebimento de horas extraordinárias, pois não foram ultrapassados os limites de oito horas diárias e quarenta e quatro semanal;

II - terá direito ao recebimento das seis horas extraordinárias trabalhadas no domingo, com o adicional de 100%;

III - terá direito ao pagamento em dobro do domingo laborado;

IV - terá direito ao recebimento das seis horas extraordinárias trabalhadas no domingo, com o adicional de 50%.

32 Q472080 | Educação Física, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A quantidade máxima de oxigênio que o sistema cardiovascular pode transportar para o músculo denomina-se

33 Q543482 | Probabilidade e Estatística, Sinos, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Seja uma curva de frequência de uma distribuição estatística unimodal caracterizando uma curva leptocúrtica. É correto afirmar que nesta distribuição

34 Q641571 | Informática, Linguagens, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Na linguagem JavaScript, a forma de comunicação com o usuário por meio de mensagens via caixa de entrada de dados usa o método

35 Q601602 | Biblioteconomia, Organização e administração de bibliotecas, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Em unidades de informação, o processo de escolha de indicadores de desempenho se inicia pela definição dos aspectos que se deseja avaliar ou pela elaboração de perguntas avaliativas. Assim, um dos indicadores que ajudaria a responder à pergunta "Em que medida o programa de divulgação da biblioteca × está contribuindo para o aumento do uso da biblioteca?" é

36 Q254850 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TRT 23a, FCC

Texto associado.

Em março de 1957 foi assinado o Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Econômica Européia. Os seis países fundadores - Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Países Baixos - deram início, naquele momento, ao processo de integração européia.

A integração européia representa o inédito na vida internacional. É uma resposta historicamente distinta de qualquer outra no trato dos três conhecidos problemas inerentes à dinâmica do funcionamento do sistema internacional, no qual paz e guerra se alternam. Com efeito, a Europa que se constituiu a partir do Tratado de Roma logrou: 1) captar e levar adiante o interesse comum; 2) administrar as desigualdades do poder; e 3) mediar e dirimir pacificamente controvérsias e conflitos de valores.

O encaminhamento desses problemas se deu por processos voluntários entre países vizinhos e soberanos que tinham um passado de tensões e guerras. Não foi, assim, uma integração por imposição hegemônica como a seu tempo na Europa cogitaram Carlos Magno, Felipe II, Napoleão e Hitler. Correspondeu ao conjunto de aspirações do europeísmo voltado para promover uma Europa unida, respeitadora de todos os seus Estados, povos e indivíduos.

Conceberam [os fundadores] uma inovação revolucionária que operou numa moldura propícia a incessantes pequenas rupturas. Estas são o fruto de mecanismos de permanentes negociações intergovernamentais instigadoras do abandono de um destino nacional solitário em prol de um destino compartilhado. O que é atualmente a União Européia resulta de dois processos destas incessantes rupturas - o alargamento e o aprofundamento - no âmbito dos quais a associação de múltiplos interesses econômicos e políticos vem edificando um destino comum.

Este destino comum se expressa, como diz Felix Peña, por meio de normas, de redes e de símbolos. Por isso vai além da fusão dos mercados nacionais num mercado único, cabendo lembrar que todos os cidadãos dos Estados membros têm, além da cidadania originária, a cidadania da União Européia, com seus direitos no espaço comum.

É certo que atualmente a União Européia enfrenta dilemas para levar adiante o seu processo e digerir o que já logrou, num mundo que é muito diferente do de 1957. Entretanto, o fato é que a experiência européia na construção da paz e da prosperidade regida pelo Direito é, para falar com Kant, um sinal da possibilidade do progresso humano. Daí a sua dimensão exemplar de alcance geral que transcende a região, pois a Europa Comunitária tem sido, por obra de sua identidade política, também no plano geral, uma força em prol da paz, da diplomacia e do multilateralismo. Por isso pode ser classificada como um bem público internacional.

(Celso Lafer. União Européia, 50 anos. [trechos] O Estado de S. Paulo, A2, 15 de abril de 2007)

A idéia contida no 5° parágrafo do texto está corretamente sintetizada, com outras palavras, em:

37 Q430988 | Direito Constitucional, TST, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Os normativos constitucionais NÃO atribuem competência material à Justiça do Trabalho para processar e julgar

38 Q454920 | Direito do Trabalho, Princípios do Direito do Trabalho, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Trata-se de uma hipótese de renúncia INVÁLIDA:

39 Q624391 | Informática, Linguagem SQL, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

A DDL compõe, entre outras, o conjunto de expressões SQL referentes a

40 Q452164 | Direito do Trabalho, Férias, Juiz de Direito Substituto, TRT 23a, TRT 23a Região

Sobre as férias assinale a alternativa CORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.