Questões de Concursos: UEL

Prepare-se para a prova com questões de UEL de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q932875 | Sociologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A menos que seja um físico, quem anda num bonde não tem ideia de como o carro se movimenta. E não precisa
saber. Basta-lhe poder contar com o comportamento do bonde a orientar sua conduta de acordo com sua
expectativa; mas nada sabe sobre o que é necessário para produzir o bonde ou movimentá-lo. O selvagem tem
um conhecimento incomparavelmente maior sobre suas ferramentas.
WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. Max Weber. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro:
Zahar, 1979. p. 165.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade moderna, conforme Max Weber, assinale a alternativa correta.

12 Q932818 | Sociologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho
humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador.[...] O domínio do homem sobre a natureza é cada
vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças
materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.
MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do “People’s Paper”, MARX, K. ; ENGELS, F. Obras
Escolhidas, V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298.
Atentando para o movimento de razão e desrazão na sociedade contemporânea, o texto, de autoria
de Marx, acentua a presença, no modo de produção capitalista, do(a)

13 Q932205 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Os rins, pelo processo de filtração, excretam, além dos fármacos, substâncias provenientes do
metabolismo. Com base nos conhecimentos sobre anatomia e fisiologia renal, atribua (V) verdadeiro
ou (F) falso às afirmativas a seguir.
( ) Depois do sangue filtrado pelos rins, cabe aos néfrons a função de reabsorver substâncias
importantes para o metabolismo do organismo, como água, ureia, sais, ácido úrico e hormônios.
( ) A baixa pressão sanguínea nos capilares do glomérulo renal força a saída de fluxo sanguíneo para
o ducto coletor, formando um fluido denominado filtrado tubular ou urina.
( ) A glicose, os aminoácidos, as vitaminas e grande parte dos sais do filtrado glomerular, em
condições normais, são reabsorvidos pelas células da parede do túbulo contorcido proximal e
devolvidos ao sangue.
( ) No néfron, ocorre a filtração, em que a pressão do sangue expulsa do glomérulo a água e as
pequenas moléculas dissolvidas no plasma, como sais, moléculas orgânicas simples e ureia, para a
cápsula.
( ) Quando ingerimos muita água, a produção do hormônio antidiurético (ADH) é estimulada,
aumentando a permeabilidade do túbulo proximal e do ducto coletor.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

14 Q932577 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Durante as guerras entre os Persas e os Gregos, no mundo antigo, um conjunto de ações foi
realizado, o que levou à produção de narrativas sobre esses episódios, com consequências também
para os seus vizinhos macedônicos. Com base nos conhecimentos sobre esse processo histórico,
considere as afirmativas a seguir.
I. A Liga do Peloponeso, criada por Esparta, uniu-se à Confederação de Delos, liderada por Atenas, e
com essa unificação as esquadras dos gregos tornaram-se fortificadas com os grandes navios de
combate.
II. A Confederação de Delos reuniu as cidades-estado gregas contra a invasão persa e, no decorrer
dos conflitos, sua sede foi transferida para Atenas, com a função de unificar os tributos e a frota.
III. Na obra História da Guerra do Peloponeso, escrita pelo general ateniense Tucídides, foi descrito
o flagelo da peste natural, que se abateu sobre eles, expondo as ilusões de seu mundo.
IV. Plutarco descreveu as habilidades de Alexandre Magno na conquista e unificação dos povos
envolvidos no conflito, por meio da miscigenação e integração cultural e do incentivo às artes e às
ciências.
Assinale a alternativa correta.

15 Q932994 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Em 1968, os jovens foram protagonistas de manifestações em diferentes países como França,
Estados Unidos, Tchecoslováquia, México e Brasil, com rebeliões que expressaram vários e
diferentes ideais.
Sobre as manifestações de 1968, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Nos Estados Unidos, os jovens se colocaram contrários à guerra do Vietnã, na geração que ficou
conhecida como flower power.
( ) Na Tchecoslováquia, durante a Primavera de Praga, os jovens insurgiram-se contra o poderio
soviético, reclamando, dentre outras coisas, por mais liberdade individual.
( ) A descoberta da pílula anticoncepcional impulsionou a ideia de amor livre, e a roupa unissex
passou a caracterizar o jovem.
( ) Em São Paulo, estudantes da USP invadiram o Palácio do Governo exigindo “Diretas Já” e a
anistia geral aos perseguidos políticos.
( ) Os jovens lutaram contra as drogas químicas, apontando que eram produtos da indústria
capitalista criados para aliená-los.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

16 Q932673 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Um dos temas mais controversos da história da ciência diz respeito à origem da vida, pois existia a dúvida se ela teria surgido pela abiogênese (geração espontânea) ou pela biogênese. Por séculos, inúmeros pesquisadores propuseram e desenvolveram explicações, por meio de experimentos, como consequência de diferentes olhares. Com base nos conhecimentos sobre abiogênese e biogênese, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o pesquisador, a hipótese por ele defendidaeoexperimento que deu sustentação para sua defesa.

17 Q932202 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia os textos a seguir.
Como dois e dois são quatro
Sei que a vida vale a pena
Embora o pão seja caro
E a liberdade, pequena
Ferreira Gullar, Dois e Dois: Quatro, 1966.
Meu amor,
tudo em volta está deserto, tudo certo
tudo certo como dois e dois são cinco
Caetano Veloso, Como Dois e Dois, 1971
Os textos fazem críticas explícitas e implícitas à ditadura civil-militar que governou o Brasil entre
1964-1984.
Com base nos textos e nos conhecimentos históricos sobre o período, considere as afirmativas a
seguir.
I. A ditadura civil-militar estabeleceu a censura de cunho político e moral-comportamental às
manifestações artísticas, atingindo os veículos de cultura.
II. A Tropicália fazia a crítica aos costumes assim como disseminava os ideais libertários pregados
pelos movimentos de contracultura.
III. A ditadura civil-militar declinou de produzir propaganda sobre o regime, deixando as campanhas
publicitárias aos custos da indústria automobilística.
IV. A Jovem Guarda sofreu forte impacto da censura devido à defesa da utilização dos instrumentos
elétricos e da vestimenta folk.
Assinale a alternativa correta.

18 Q932133 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua
difusão em escala mundial criaram oportunidades bem maiores para os seres humanos gozarem de uma
existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. Mas a modernidade tem também um
lado sombrio.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991, 2ª reimpressão, p. 16.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o debate a respeito da modernidade, considere as afirmativas a seguir.
I. Para Marx, a modernidade identificava-se com o capitalismo, o qual continha, em suas origens
industriais, dimensões sociais potencialmente revolucionárias.
II. No momento do surgimento do industrialismo, Durkheim identificou o lado sombrio da
modernidade com a possibilidade dos fenômenos da anomia social.
III. Weber compreendia o mundo moderno como aquele no qual a racionalização implicava a
expansão da burocracia e dos limites que o corpo de funcionários estabelecia à autonomia
individual.
IV. Para Giddens, a atual fase da modernidade, ao reduzir as possibilidades de autodestruição social,
eliminou a existência da chamada “sociedade de risco”.
Assinale a alternativa correta.

19 Q932791 | Atualidades, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Escândalos recentes sobre a exposição de dados dos usuários do Facebook alimentaram os debates
sobre a privacidade nas redes sociais, um tema que se conecta com a questão do poder e suscita
preocupações sobre o quanto as pessoas e suas relações tornam-se expostas ou protegidas com o
uso das novas tecnologias de informação.
Com base nos conhecimentos sociológicos sobre redes sociais e sociedade contemporânea, assinale
a alternativa correta.

20 Q932866 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

As reflexões liberais tenderam a acentuar, até o século XIX, a compreensão de que o Estado era a expressão da Razão. Nessa forma de compreensão liberal, é correto afirmar que o Estado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.