Questões de Concursos: UEL

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31 Q932476 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

O Norte do Paraná só foi integrado à economia nacional nos anos 1930 por meio das ações da
Companhia de Terras Norte do Paraná. As populações indígenas que habitavam a região,
especificamente a caingangue, pouco tiveram de suas histórias preservadas ou registradas.
Sobre a ocupação que antecedeu os caingangue e que pode ser chamada de experiência guaranítica
(Séc. XVIXVII), atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( )A Gobernación del Assunción ligava-se à região do Reino do Paraguai sob controle espanhol, mas
de interesse geopolítico para Portugal.
( ) Às margens dos rios Paranapanema, Tibagi, Ivaí e Piquiri foram fundadas reduções jesuíticas
para o aldeamento dos índios.
( ) A destruição das reduções jesuíticas nessa região deveu-se ao expansionismo paulista que, por
meio de bandeiras, fazia a preação dos indígenas.
( ) A região passou ao domínio português a partir do Tratado de Madri, assinado em 1750, que
aboliu o Tratado de Tordesilhas.
( ) A estrada do Peabiru tornou-se um meio estratégico de defesa da população guarani no conflito
contra os bandeirantes.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

32 Q932583 | Filosofia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Os corcéis que me transportam, tanto quanto o ânimo me impele, conduzem-me, depois de me terem dirigido
pelo caminho famoso da divindade [...] E a deusa acolheu-me de bom grado, mão na mão direita tomando, e com
estas palavras se me dirigiu: [...] Vamos, vou dizer-te – e tu escuta e fixa o relato que ouviste – quais os únicos
caminhos de investigação que há para pensar, um que é, que não é para não ser, é caminho de confiança (pois
acompanha a realidade): o outro que não é, que tem de não ser, esse te indico ser caminho em tudo ignoto, pois
não poderás conhecer o não-ser, não é possível, nem indicá-lo [...] pois o mesmo é pensar e ser.
PARMÊNIDES. Da Natureza, frags. 1-3. Trad. José Trindade Santos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2009. p. 13-15.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia de Parmênides, assinale a alternativa correta. 

33 Q669502 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Uma das características mais fundamentais dos metazoários são os olhos, que se apresentam em
uma variedade de tipos. Quase todos são sensíveis à luz, e a maioria possui algum tipo de
fotorreceptor, porém somente os representantes de alguns filos desenvolveram olhos capazes de
formar imagens.
Os olhos compostos compreendem de poucas a muitas unidades fotorreceptoras cilíndricas
denominadas omatídios. Cada omatídio contribui com a imagem de uma parte do objeto, de modo
que o conjunto forma a sua imagem total.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual grupo animal é caracterizado pelos olhos
descritos acima.

34 Q931739 | Biologia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Os vírus não pertencem a nenhum dos cinco reinos. Pesquisadores se dividem entre aqueles que não
os consideram seres vivos, pois não possuem metabolismo próprio, e os que consideram que a
capacidade de replicação, a hereditariedade e a evolução já são suficientes para considerá-los como
tais.
Com base nos conhecimentos sobre vírus, considere as afirmativas a seguir.
I. Os vírus são constituídos por uma ou várias moléculas de ácido nucleico, protegidas por uma
cápsula de proteína.
II. Os vírus se reproduzem assexuadamente por bipartição, primeiramente duplicando seu material
genético e, em seguida, dividindo-se.
III. O vírus do cólera, doença transmitida pela saliva de seus portadores, causa fraqueza muscular
progressiva, lesões na pele e nas mucosas.
IV. Os vírus podem ser combatidos por vacinas fabricadas com agentes infecciosos atenuados, que
promovem a reação do organismo ao produzir anticorpos específicos.
Assinale a alternativa correta

35 Q931775 | Filosofia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
Por conseguinte, todo homem, ao consentir com outros em formar um único corpo político sob um governo único,
assume a obrigação, perante todos os membros dessa sociedade, de submeter-se à determinação da maioria e
acatar a decisão desta. Do contrário, esse pacto original, pelo qual ele, juntamente com outros, se incorpora a
uma sociedade, não teria nenhum significado e não seria pacto algum, caso ele fosse deixado livre e sob nenhum
outro vínculo além dos que tinha antes no estado de natureza.
LOCKE, J. Dois tratados sobre o governo.. Trad. Julio Fischer. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 470.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de John Locke, assinale a alternativa
correta.

36 Q932485 | Geografia, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A climatologia constitui o estudo científico do clima. Ela trata dos padrões de comportamento da atmosfera em
suas interações com as atividades humanas e com a superfície do Planeta durante um longo período de tempo.
MENDONÇA, F; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de
Textos, 2007, p. 15.
Com base nos conhecimentos sobre climatologia, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a
seguir.
( ) O estudo em climatologia possibilitou desvendar as dinâmicas naturais e o comportamento da
atmosfera para que grupos sociais superassem a condição de meros espectadores das intempéries
naturais e compreendessem o funcionamento de alguns fenômenos, em diferentes escalas.
( ) Os monitoramentos das condições atmosféricas, realizados a cada segundo, em escala local,
foram possíveis em razão do lançamento de satélites meteorológicos, de maior confiabilidade, desde
o final do século XIX.
( ) A ilha de calor é um fenômeno climático típico das grandes cidades que colabora para aumentar
os índices de poluição, resultando na elevação das temperaturas médias nas áreas centrais da
mancha urbana, em comparação com as áreas periféricas ou rurais.
( ) O difícil acesso às informações meteorológicas e climáticas tornou os conhecimentos da dinâmica
atmosférica planetária e regional restritos à elite científica, o que impediu a elaboração de pesquisas
e a popularização da ciência climatológica.
( ) Os elementos do clima – radiação solar, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica,
velocidade e direção do vento, precipitação – são grandezas que caracterizam o estado da atmosfera
e descrevem suas condições em um dado local e instante.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

37 Q932010 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda a questão
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
A Rosa de Hiroshima.
Compositores: Vinícius de Moraes, Gerson Conrad, 1973.
Na Primeira Guerra Mundial, quando se confrontaram as potências imperialistas europeias, o mundo
assistiu com horror o uso de uma tecnologia bélica de elevado poder destrutivo, desacreditando o
discurso no qual se considerava que a Europa possuia uma cultura superior. Com o término da
Primeira Guerra, buscou-se um reencantamento do mundo por meio de acordos de paz, logo
superados pela Segunda Guerra, culminando com o ataque atômico ao Japão. Após esses episódios,
vários outros conflitos se disseminaram pelo mundo até a atualidade.
Com base nos conhecimentos históricos sobre esses conflitos, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às
afirmativas a seguir.
( ) A utilização de armas químicas foi regulamentada no decorrer da Segunda Guerra pelo tratado de
Paz de Vestfalia.
( ) O projeto da arma nuclear foi desenvolvido nos EUA por uma equipe de cientistas sob o governo
Truman, que autorizou o seu uso.
( ) No México, o Exército Zapatista de Libertação Nacional, orientado pela doutrina libertária,
defende o direito dos povos nativos.
( ) O grupo Al Quaeda de libertação do Afeganistão teve sua organização ideológica fundamentada
pelas doutrinas de Gramsci.
( ) O governo indiano acusa o Paquistão de fomentar grupos separatistas muçulmanos no seu
território da Caxemira.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

38 Q680000 | Texto associado, Pontuação, Língua Portuguesa Literatura e Língua Espanhola, UEL, UEL

Texto associado.
Leia os trechos a seguir, extraídos de A hora da estrela, de Clarice Lispector, e responda à questão

(Há os que têm. E há os que não têm. É muito simples: a moça não tinha. Não tinha o quê? É apenas isso mesmo: não tinha. Se der para me entenderem, está bem. Se não, também está bem. Mas por que trato dessa moça quando o que mais desejo é trigo puramente maduro e ouro no estio?)
[...]
(Ela me incomoda tanto que fiquei oco. Estou oco desta moça. E ela tanto mais me incomoda quanto menos reclama. Estou com raiva. Uma cólera de derrubar copos e pratos e quebrar vidraças. Como me vingar? Ou melhor, como me compensar? Já sei: amando meu cão que tem mais comida do que a moça. Por que ela não reage? Cadê um pouco de fibra? Não, ela é doce e obediente.)
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 10. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 32-33.
Sobre os trechos, assinale a alternativa correta.

39 Q680015 | Português, Análise sintática, Língua Portuguesa Literatura e Língua Espanhola, UEL, UEL

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Projeto ajuda a interromper ciclo de violência contra mulheres

Em Sergipe, um projeto tem ajudado a interromper o ciclo de violência contra mulheres. Foram 16 anos sofridos em silêncio até que ela resolveu dar um basta. “Quando eu saí de casa, fui para a casa de minha mãe. Ele me ligou, esculhambou de tudo, falou que estava indo para a casa da minha mãe para me bater, para quebrar meus dentes, para fazer o que ele queria. Foi nessa hora que resolvi ir para a delegacia e prestei queixa”, disse a mulher.
A queixa virou um acordo entre o casal. Ao invés de responder a um inquérito, uma vez por semana, o ex-marido frequenta um grupo só para homens. Antes do primeiro empurrão, do tapa, geralmente existe a agressão verbal seguida de ameaça. Os homens que foram denunciados por esse tipo de agressão estão no grupo para aprender a enxergar a mulher com outros olhos, com respeito. Uma mudança de comportamento que fez romper o ciclo da violência doméstica.
“A ideia do grupo é uma mudança de atitude, de comportamento, mesmo que você não concorde. Está na lei”, diz a psicóloga aos homens. Sandra Aiaish Menta, doutora em psicologia da Universidade Federal de Sergipe, tem um papel fundamental. “Quando eles chegam ao grupo, a gente tem que sensibilizá-los de que aquilo que eles fizeram é algo que é uma agressão ao outro”, disse.
A cada encontro, novas descobertas. Um homem que sequer admitia que era agressor está na sexta reunião e já mudou de atitude. “Reconheço sim, reconheço que errei com ela. O grupo ajudou muito, graças a Deus”, disse. Mas se ele voltar a ser violento, não tem acordo.
“A gente vai trabalhando numa escalada: para os crimes mais simples, oferecendo a mediação. Houve descumprimento, a gente vai para investigação com medida protetiva. Se ele descumprir, a gente pede a prisão”, disse a delegada Ana Carolina Machado Jorge.
O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Sergipe com a prefeitura e delegacia da cidade de Lagarto. Começou há seis anos e, nesse tempo, foi registrado apenas um caso de feminicídio na cidade. Pelo grupo já passaram mais de 300 homens e muitas foram as lições. “Estou aprendendo várias coisas. Se eu pudesse não errar, voltava para trás”, disse o homem.

Adaptado de: g1.globo.com
Acerca do último parágrafo “O projeto é uma parceria da Universidade Federal de Sergipe com a prefeitura e delegacia da cidade de Lagarto. Começou há seis anos e, nesse tempo, foi registrado apenas um caso de feminicídio na cidade. Pelo grupo já passaram mais de 300 homens e muitas foram as lições. ‘Estou aprendendo várias coisas. Se eu pudesse não errar, voltava para trás’, disse o homem”, considere as afirmativas a seguir.
I. O trecho “um caso de feminicídio” é complemento verbal nesse período. II. O sujeito do verbo “começou” foi citado anteriormente: “projeto”. III. O verbo “passaram” concorda com o sujeito “mais de 300 homens”. IV. A expressão “as lições” é sujeito do verbo “foram”.
Assinale a alternativa correta.

40 Q951416 | Português, Uso dos conectivos, Segunda Fase, UEL, COPS UEL

Texto associado.

Leia o trecho, a seguir, retirado do livro Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, e responda à questão.


Saí, em busca de Cícero Araújo ou sei lá de quê, mas sem despir-me dessa nova Alice, arisca e áspera, que tinha brotado e se esgalhado nesses últimos meses e tratava de escamotear-se, perder-se num mundo sem porteira, fugir ao controle de quem quer que fosse. Tirei o interfone do gancho e o deixei balançando, pendurado no fio, bati a porta da cozinha e desci correndo pela escada de serviço, esperando que o porteiro se enfiasse na guarita pra responder ao interfone de frente pro saguão, de modo que eu pudesse sair de fininho, por trás dos pilotis, e escapar sem ser vista. Não me importava nada o que haveria de acontecer com o interfone nem com o porteiro.

Ganhei a rua e saí a esmo, querendo dar o fora dali o mais depressa possível, como se alguém me vigiasse ou me perseguisse, mas saí andando decidida, como se soubesse perfeitamente aonde ia, pisando duro, como nunca tinha pisado em parte alguma da minha antiga terra, lá onde eu sempre soube ou achava que sabia que rumo tomar. Saí, sem perguntar nada ao guri da banca da esquina nem a ninguém, até que me visse a uma distância segura daquele endereço que me impingiram e onde eu me sentia espionada, sabe-se lá que raio de combinação eles tinham com os porteiros, com os vizinhos? Olhe só, Barbie, como eu chegava perigosamente perto da paranoia e ainda falo “deles” como se fossem meus inimigos, minha filha e meu genro

REZENDE, Maria Valéria. Quarenta dias. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014. p. 95-96.

Das expressões retiradas do texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a locução que exemplifica uso de registro formal e variante padrão da língua.
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