Questões de Concursos: UFMT

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31 Q908695 | Nutrição, Elaboração de Cardápios, Habilitação, UFMT, UFMT, 2024

Sobre o planejamento de cardápios em unidades de alimentação e nutrição (UAN), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrada pode ser constituída por sopa, salgado frio ou quente, salada crua ou cozida, e sua composição dependerá dos hábitos da clientela e do custo estabelecido.
( ) O prato principal representa a preparação que promoverá o ajuste de energia do cardápio, sendo planejado com base na preparação que compõe o prato base.
( ) A guarnição consiste na preparação que acompanha o prato principal, podendo ser composta por vegetais, farináceos e massas.
( ) O prato base possui grande importância por representar a preparação que mais contribuirá para o aporte de proteínas da refeição.
( ) Os complementos podem ser variados dependendo da composição e do padrão estabelecido para o cardápio, sendo compostos por frutas e/ou doces.
Assinale a sequência correta.

32 Q909876 | Programação, Linguagens de marcação, Analista de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

define o início de um parágrafo. ( ) Um exemplo do final de uma tag: < itle> ( ) O documento HTML inicia com a tag Assinale a sequência correta.">

A respeito do HTML5, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A tag <hl>define o início de um parágrafo.

( ) Um exemplo do final de uma tag: < itle>

( ) O documento HTML inicia com a tag


Assinale a sequência correta.

33 Q880903 | Redes de Computadores, Modelo OSI, Técnico de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

Os modelos OSI e TCP/IP diferem em diversos aspectos, especialmente em suas camadas. Entretanto, em ambos os modelos, o protocolo TCP pode ser mapeado em uma única camada. Assinale a alternativa que apresenta a camada em que o protocolo TCP pode ser mapeado.

34 Q908748 | Pedagogia, Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos. Tem assim elementos gerais que são comuns a todos os processos de conhecimento que pretenda realizar, marcando toda atividade de pesquisa. Mas, além da possível divisão entre Ciências Naturais e Ciências Humanas, ocorrem diferenças significativas no modo de se praticar a investigação científica, em decorrência da diversidade de perspectivas epistemológicas que se podem adotar e de enfoques diferenciados que se podem assumir no trato com os objetos pesquisados e eventuais aspectos que se queira destacar.
Por essa razão, várias são as modalidades de pesquisa que se podem praticar, o que implica coerência epistemológica, metodológica e técnica, para o seu adequado desenvolvimento.

(SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Sobre as abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa em educação, analise as afirmativas.

I. Na pesquisa etnográfica, o pesquisador visa compreender os processos a partir da tomada de distância do cotidiano e da criação de uma visão macro e integrada, selecionando determinadas variáveis a serem testadas em suas relações funcionais.
II. Na pesquisa participante, o pesquisador observa os fenômenos compartilhando a vivência dos sujeitos pesquisados e participando de suas atividades, colocando-se, assim, em postura de identificação com os pesquisados.
III. Na pesquisa exploratória, o pesquisador, além de registrar e analisar os objetos estudados, visa identificar suas causas, a partir da aplicação de metodologia experimental.
IV. Na pesquisa-ação, o pesquisador, além de compreender, objetiva intervir na situação pesquisada para modificá-la, a partir da proposição de ações que aprimorem as práticas analisadas.

Tomando como referências as abordagens qualitativas de pesquisa em educação, estão corretas as afirmativas

35 Q908751 | Pedagogia, PSE, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

A respeito do desenvolvimento da pesquisa na UFMT, considere os princípios:

I. Promoção da pesquisa, da tecnologia e da inovação como bens privados e sustentáveis.
II. Fortalecimento da pesquisa como atividade-fim da pós-graduação, desagregada da graduação.
III. Valorização de iniciativas e projetos interdisciplinares ou multissetoriais.
IV. Desenvolvimento de soluções inovadoras para inclusão produtiva e social.

São princípios da política institucional de pesquisa da UFMT:

36 Q880890 | Redes de Computadores, Armazenamento de Dados em Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

A técnica RAID é muito comum em centros de dados para melhorar o desempenho e a segurança de armazenamento de dados, especialmente, o arranjo RAID 10 (ou 1+0). Qual é a menor quantidade de dispositivos de armazenamento para conceber o arranjo RAID 10 (ou 1+0)?

37 Q880896 | Engenharia de Software, UML, Técnico de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

A Linguagem de Modelagem Unificada (UML) é uma linguagem utilizada na área de Engenharia de Software para especificar, visualizar e documentar os artefatos de sistemas mais elaborados. UML possui um conjunto de diferentes diagramas que auxiliam a representar tanto as estruturas quanto os comportamentos de um sistema. Assinale a alternativa que apresenta um diagrama utilizado pela UML.

38 Q880902 | Noções de Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

Um técnico de Tecnologia da Informação, ao receber um computador, observou a seguinte descrição do equipamento: “Intel(R) Core(TM) i5-10400 CPU @ 2.90GHz, DRAM DDR4 16GB 2400MHz, RTX 3060 12GB, 1TB NVME M.2”. O trecho “DDR4 16GB 2400MHz” refere-se

39 Q880905 | Redes de Computadores, Cabeamento, Técnico de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

A norma NBR 14.565 dispõe sobre

40 Q880926 | Geologia, Pedologia, Técnico de Laboratório/ Área: Floresta, UFMT, UFMT, 2024

A coluna da esquerda apresenta os horizontes diagnósticos superficiais dos solos e a da direita, suas características para classificação e interpretação das análises de solos. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Horizonte Hístico 2. Horizonte A Chernozêmico 3. Horizonte A Húmico 4. Horizonte A Fraco
( ) Horizonte mineral superficial com valor e croma (cor do solo úmido) igual ou inferior a quatro e saturação por base (V% < 65%). ( ) Horizonte mineral superficial, relativamente espesso, de cor escura, com alta saturação por base (V% ≥ 65%). ( ) Horizonte predominantemente de material orgânico. Teor de carbono orgânico igual ou superior a 80g/kg de solo. ( ) Horizonte mineral superficial fracamente desenvolvido, seja pelo reduzido teor de coloides minerais ou orgânicos. Teor de carbono orgânico inferior a 6g/kg de solo.


Marque a sequência correta.

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