Questões de Concursos: UFPR

Prepare-se para a prova com questões de UFPR de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q183637 | Economia, Economia Monetária, Economista, UFPR, UFPR

De acordo com a teoria keynesiana, a demanda por moeda tem como motivo:

1. a transação, para seu uso como meio regular de pagamentos.
2. o entesouramento, como meio de garantir o valor dos ativos possuídos.
3. a precaução, para seu uso em contingências de liquidez.
4. a especulação, em função da incerteza do valor da moeda com relação a outros ativos.
5. a deflação, como meio de garantir descontos de preços em função da liquidez imediata.

Estão corretos os itens:

22 Q265987 | História, Vestibular, UFPR, UFPR

Foi a Revolução Francesa, e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi, consequentemente, do curso da Revolução Francesa, e não do desenrolar dos acontecimentos na América, ou dos atos dos "Pais Fundadores" que o atual uso da palavra revolução recebeu suas conotações e matizes em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos.
(ARENDT, Hannah. Da Revolução. RJ: Ática e UnB, 1988, p. 44.)
A respeito do texto acima, considere as seguintes afirmativas:

1- No seu uso atual, a palavra "revolução" significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.

2-A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias. 3-O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à Francesa. 4- A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.

Assinale a alternativa correta.

23 Q265744 | Matemática, Porcentagem, Vestibular, UFPR, UFPR

Numa série de testes para comprovar a eficiência de um novo medicamento, constatou-se que apenas 10% dessa droga permanecem no organismo seis horas após a dose ser ministrada. Se um indivíduo tomar uma dose 250 mg desse medicamento a cada seis horas, que quantidade da droga estará presente em seu organismo logo após ele tomar a quarta dose?

24 Q265582 | Física, Ondulatória, Vestibular, UFPR, UFPR

Um órgão é um instrumento musical composto por diversos tubos sonoros, abertos ou fechados nas extremidades, com diferentes comprimentos. Num certo órgão, um tubo A é aberto em ambas as extremidades e possui uma frequência fundamental de 200 Hz. Nesse mesmo órgão, um tubo B tem uma das extremidades aberta e a outra fechada, e a sua frequência fundamental é igual à frequência do segundo harmônico do tubo A. Considere a velocidade do som no ar igual a 340 m/s. Os comprimentos dos tubos A e B são, respectivamente:

25 Q231284 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Psicólogo, UFPR, UFPR

Carl Rogers formulou o conceito de relação empática, que foi amplamente debatido no contexto da intervenção psicológica e, posteriormente, incorporado como um dos fundamentos da relação terapêutica. Sobre o conceito de empatia, considere as seguintes afirmativas:

1. Trata-se do processo no qual se busca revelar os significados inconscientes das percepções do cliente.

2. Significa entrar no contexto perceptual do cliente e sentir-se confortável dentro dele.

3. Implica avaliar os sentimentos do cliente e ser um companheiro dessa pessoa em seu fluxo de vivências interiores.

4. Requer sensibilidade para com as mudanças que ocorrem no cliente a partir da compreensão dos sentidos percebidos.

Assinale a alternativa correta.

26 Q266309 | Física, Efeito Joule, Vestibular, UFPR, UFPR

Um engenheiro eletricista, ao projetar a instalação elétrica de uma edificação, deve levar em conta vários fatores, de modo a garantir principalmente a segurança dos futuros usuários. Considerando um trecho da fiação, com determinado comprimento, que irá alimentar um conjunto de lâmpadas, avalie as seguintes afirmativas:
1- Quanto mais fino for o fio condutor, menor será a sua resistência elétrica.
2- Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a perda de energia em forma de calor.
3- Quanto mais fino for o fio condutor, maior será a sua resistividade.

Assinale a alternativa correta.

27 Q266203 | Literatura, Vestibular, UFPR, UFPR

Leia como o dicionário Aurélio explica o significado e o uso dos seguintes verbos.
Atender. V. t. i. 1. Dar, prestar atenção: Não atendeu à observação que lhe fizeram. 2. Tomar em consideração; levar em conta; ter em vista; considerar: Não atende a súplicas. 3. Atentar, observar, notar: Atendia, de longe, aos acontecimentos. T. d. 4. Acolher, receber com atenção ou cortesia: Sempre atende aqueles que o procuram. Dar ou prestar atenção a. Tomar em consideração; considerar: Atende antes de tudo as suas conveniências.
Desfrutar. V. t. d. 1. V. usufruir (2): Agora desfruta benefícios prestados; 2. Deliciar-se com; apreciar: Sádico, desfrutou as cenas brutais do filme. 3. Viver à custa de. 4. ?ombar de; troçar, chacotear. T. i. 5. Fruir (3): Desfruta de bom conceito no meio científico.
Precisar. V. t. d. 1. Indicar com exatidão; particularizar, distinguir, especializar: Não sabe precisar a época de sua viagem. 2. Ter precisão ou necessidade de; necessitar: (...) precisa espairecer. 3. Citar ou mencionar especialmente: a testemunha precisou o criminoso. T. i. 4. Ter necessidade; carecer, necessitar: Precisa de dinheiro. Int. 5. Ser pobre, necessitado. Trabalha porque precisa.
Proceder. V. t. i. 1. Ter origem; originar-se, derivar(-se): O amor não procede do hábito. (...) 2. Provir por geração; descender: Segundo o cristianismo, todos os homens são irmãos porque procedem de Adão e Eva. 3. Instaurar processo: O governo procederá contra os agiotas. 4. Levar a efeito; executar, realizar: As juntas apuradoras procederam à contagem dos votos. (...)
Revidar. V. t. d. 1. Responder ou compensar (uma ofensa física ou moral) com outra maior: O rapaz revidou os socos do agressor. 2. Responder, replicar, contestando: O deputado revidou o discurso que o incriminava. T. d.e i. e Int. 3. Vingar uma ofensa com outra maior: Revidou a alusão pérfida com as mais violentas injúrias.
Visar. V. t. d. 1. Dirigir a vista fixamente para; mirar: visar um alvo. 2. Apontar arma de fogo contra: Visou o ladrão, imobilizando-o. 3. Pôr o sinal de visto em: visar um cheque. 4. Ter por fim ou objetivo; ter em vista: Ao escrever esta novela, visava um fim moral. T. i. 4. Ter por fim ou objetivo; ter em vista: Estas medidas visavam ao bem público.

Agora, considere os seguintes períodos: 

1-O caçador, depois de visar ao lobo na floresta, parou para revidar ao chamado dos companheiros de caça.

2-Depois de precisar os detalhes do contrato, o vendedor pediu aos interessados que aguardassem, pois teria de atender o chamado do escritório.

3- Para revidar as investidas dos clientes, o gerente adiou o início da liquidação e procedeu a investigação do percentual de aumento de preços praticado pela loja, o que permitiu que os funcionários desfrutassem de algumas horas extras de descanso.

4- Os representantes do povo demoram a atender a demandas dos cidadãos, mas sabem desfrutar as benesses do poder.

Assumindo que as explicações sobre os verbos disponibilizadas acima constituem a única possibilidade de uso segundo a norma culta da língua portuguesa, que períodos estariam adequados a essa norma?

28 Q175174 | Contabilidade Geral, Consolidação das Demonstrações Contábeis, Contador, UFPR, UFPR

A consolidação de balanços é uma ferramenta da contabilidade gerencial utilizada quando o grupo empresarial é constituído de empresas distintas juridicamente. A consolidação se faz necessária gerencialmente para diversos aspectos de suma importância, elencados abaixo, EXCETO:

29 Q120796 | Informática , PostgreSQL, Analista de Tecnologia da Informação, UFPR, UFPR

O PostgreSQL:

1. permite a criação de consultas usando simultaneamente várias bases de dados.

2. permite a geração de consultas pré-programadas através de stored procedures.

3. permite o armazenamento de dados binários através do campo tipo BYTEA.

Assinale a alternativa correta.

30 Q232098 | Psicologia, Psicopatologia, Psicólogo, UFPR, UFPR

O DSM-IV define e classifica os transtornos da aprendizagem em uma categorização que, apesar de polêmica, é amplamente utilizada em contextos educacionais e de saúde. Sobre esses transtornos, é correto afirmar:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.