Questões de Concursos: UFT

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61 Q549157 | Informática, Protocolos de Comunicação, Assistente de Administração, UFT, FCC

O protocolo de Correio Eletrônico que permite que as mensagens armazenadas em um servidor de Correio Eletrônico sejam descarregadas para a máquina de um usuário é o

62 Q432072 | Direito Constitucional, Ciência e Tecnologia, Bibliotecário, UFT, FCC

Os artigos 218 e 219 da Constituição Brasileira de 1988 estabelecem

63 Q481390 | Geografia, Transporte, Assistente de Administração, UFT, FCC

Considere:

I. Embarcar um contêiner no porto do Rio de Janeiro custa duas vezes mais do que embarcá-lo em Buenos Aires ou Montevidéu.

II. Transportar uma tonelada de soja de Mato Grosso até o porto mais próximo sai quatro vezes o custo do transporte da mesma carga pelo interior dos Estados Unidos.

III. Para uma empresa do setor eletrônico produzir um televisor no Brasil sai mais caro do que produzi-lo no Japão.

Os itens acima são exemplos de um conjunto de ineficiências e distorções provocadas pelo nosso sistema de impostos, legislação trabalhista, burocracia governamental, encargos sociais e deficiente sistema de educação. Esse conjunto de fatores tem sido chamado, no setor empresarial, de

65 Q160532 | Informática, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Sobre o uso de e-mail, analise as afirmativas.

I - A maioria das ferramentas de e-mail disponíveis permite o envio de arquivos anexados, porém cada arquivo não pode ultrapassar 1 MB de tamanho.
II - Ao se adicionar um endereço de e-mail no campo Cco, uma cópia da mensagem será enviada a esse endereço, mas tal endereço será visível a todos os outros destinatários da mensagem.
III - [email protected] e [email protected] podem ser endereços de e-mail válidos de funcionários que trabalham em uma empresa comercial localizada no Brasil.
IV - Na Internet, existem sites, por exemplo, www.gmail.com, que funcionam como Webmail e permitem ao utilizador ler e escrever e-mail usando o navegador.

Estão corretas as afirmativas

66 Q160074 | Português, Assistente em Administração, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda às questões de 01 a 08.

Esse é o hino De quatro em quatro anos, por ocasião das Copas do Mundo, milhões de pessoas pelo planeta afora têm a oportunidade de entrar em contato com uma das melhores realizações que o Brasil já foi capaz de pôr em pé o Hino Nacional Brasileiro, tocado e transmitido globalmente antes do começo de cada jogo. É sempre um momento de sucesso garantido junto ao público. O time, no campo, pode ir melhor ou pior, mas o hino não falha nunca. Seus primeiros acordes já deixam claro para a plateia presente aos estádios que ela vai ouvir, nos instantes que se seguem, música de primeira qualidade no gênero; dali para frente as coisas só melhoram. Ao se executar a última nota, todos os que prestaram atenção ao que estavam ouvindo ficam com a impressão de ter recebido um brinde inesperado antes do jogo: em vez da monotonia habitual dos hinos nacionais, em geral áridas arrumações de movimentos marciais que têm como característica mais notável o fato de parecerem todas iguais umas às outras, o que se ouve é uma das melodias mais vibrantes, calorosas e inspiradas que se podem escutar numa cerimônia oficial. Não há momento sequer de tédio no Hino Nacional; tudo ali é energia, emoção, vigor. Com quase 200 anos de vida, a peça composta por Francisco Manuel da Silva em 1822 mantém intactas até hoje todas as qualidades que fizeram dela uma das composições mais bem-sucedidas na história da música brasileira. Escrita originalmente em homenagem à Independência, e oficializada como Hino Nacional Brasileiro após a proclamação da República, a obra de Francisco Manuel tem um longo histórico de aplausos. Louis Gottschalk, o grande compositor americano do século XIX, que morreu no Brasil em 1869 e tinha entre seus admiradores Chopin, Liszt e Berlioz, considerava-a um dos melhores momentos da criação musical de sua época; em sua homenagem, escreveu a celebrada Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro. [...] Mas e a letra? Já se falou mal o suficiente da letra do Hino Nacional para que se ganhe alguma coisa insistindo no assunto. Sua linguagem, provavelmente, já era antiquada na época em que foi escrita, 101 anos atrás; é confusa, às vezes absurda, e muito pouca gente consegue decorá-la direito, mesmo porque muita pouca gente entende o que ela está dizendo. Mas isso não afeta a melodia nem embaraça o gênio de Francisco Manuel que, por sinal, já estava morto quase meio século antes de colocarem palavras em sua música. Além do mais, a letra do Hino Nacional nunca causou prejuízo a ninguém e, francamente, talvez nem seja pior que a média das letras presentes em hinos de outros países, em geral, obcecados por sangue, morte, canhões, tiranias e outros horrores. O mais prático, portanto, é deixar tudo como está, antes que venha a ideia de adotar uma nova letra através de concurso público. Com certeza, teríamos muita saudade, aí, do lábaro estrelado e dos raios fúlgidos.

(GU??O, J.R. Veja, edição 2170 ano 43 nº 25, 23 de junho de 2010.)

NÃO se pode inferir da leitura desse texto:

67 Q187939 | Português, Administrador, UFT, COPESE

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o segmento abaixo e responda às questões de 04 a 06.

É difícil construir um convívio democrático: somos demasiados, demasiado diferentes, demasiado ansiosos por usar a voz que descobrimos ter. Vamos usar não morteiros, pedras, pontapés, cusparadas e insultos, mas inteligência, persistência e firmeza. Democracia não se consegue destruindo: ela é igualitária, de ambos os lados há direitos a serem resguardados, bens, vidas. Democracia é todos terem valor e espaço, todos serem respeitados respeitando-se. Temos um longo caminho a percorrer ainda, um duro aprendizado que, só ele, pode nos tornar uma sociedade digna.
(LUFT, Lya. Veja, 28/08/2013.)

A respeito de elementos coesivos utilizados no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os pronomes ela e ele são elementos anafóricos; ela retoma o sentido de Democracia, ele retoma o sentido de caminho.
( ) No trecho Vamos usar não morteiros, ocorre elipse de um termo facilmente identificável pelo contexto. ( ) Em Vamos usar não morteiros, pedras, pontapés, cusparadas e insultos, mas inteligência, persistência e firmeza, o conector estabelece relação de oposição ao que foi dito anteriormente. ( ) Em Democracia não se consegue destruindo, o pronome recupera anaforicamente Democracia. Assinale a sequência correta.

68 Q328866 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Pedagogo, UFT, FCC

A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.

Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

69 Q186744 | Ética na Administração Pública, Decreto 1171 94, Administrador, UFT, COPESE

A pena aplicável pela Comissão de Ética ao Servidor Público do Poder Executivo Federal, prevista no Decreto N.o 1.171/1994, será de

70 Q192037 | Administração Geral, Recursos humanos, Administrador, UFT, COPESE

Existem muitas razões pelas quais o sistema de avaliação de desempenho nas organizações não se torna efetivo. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas razões.

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