Questões de Concursos: Universidade Federal de Santa Catarina

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11 Q522098 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Assinale a alternativa CORRETA quanto ao conceito de auditoria interna.

12 Q321850 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa CORRETA, com base na citação abaixo:

Para Saviani (1999), “[...] O Estado brasileiro não se revelou ainda capaz de democratizar o ensino, estando distante da organização de uma educação pública democrática de âmbito nacional”.

13 Q523228 | Auditoria, Planejamento, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

O planejamento de auditoria deve considerar fatores relevantes na execução de seus trabalhos. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

14 Q522372 | Auditoria, Fraude e Erro, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

As informações obtidas por meio de fotografias, fitas de vídeo ou áudio, arquivos magnéticos, cópias de documentos internos e externos, extratos bancários, cálculos, respostas a questionários durante a realização da auditoria, são considerados como documentos de comprovação de:

15 Q324431 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Com relação ao planejamento dos processos educativos, analise as afirmativas abaixo.

I. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer objetivos que possam nortear a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.

II. O plano de ensino define e operacionaliza toda a ação escolar no que diz respeito ao currículo e às dinâmicas de sala de aula implicando especialmente docentes e discentes.

III. Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas de uma unidade de ensino, instituição e/ou grupos de pesquisa. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto é a marca da passagem do presente para o futuro.

IV. Projeto Político-Pedagógico precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades e deve ser organizado e escrito pelo gestor principal dos segmentos educacionais para garantir sua eficácia, consistência e compromisso.

V. A política educacional de um povo também deve estar expressa em um planejamento, que, no caso do Brasil, denomina-se Plano Nacional de Educação, que estabelece metas e objetivos a longo, médio ou curto prazo.

Assinale a alternativa CORRETA.

16 Q522583 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Consiste num plano de ação detalhado, destinado a orientar o trabalho específico do auditor interno, permitindo-lhe complementá-lo quando circunstâncias imprevistas assim o recomendarem. Deve contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com o objetivo de determinar-lhe a extensão e profundidade, considerando a legislação específica, o resultado de auditorias anteriores e as normas do órgão ou setor que receberá a auditagem. Esse conceito refere-se:

17 Q377771 | Administração Pública, Novas práticas de gestão governamental no Brasil, Administrador, Universidade Federal de Santa Catarina, COMPERVE

As sociedades têm centenas de problemas que cidadãos, políticos e gestores públicos acreditam ser questões de interesse público e a respeito dos quais o governo deve fazer algo. Sobre políticas públicas, assinale a alternativa correta.

18 Q328019 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Federal de Santa Catarina, FEPESE

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo.

Segundo ZABALA (1998, p. 103), a avaliação de aprendizagem possui quatro tipologias: factual, conceitual, procedimental e atitudinal, pois para ele a avaliação só tem sentido para a aprendizagem quando os resultados permitem ao aluno continuar progredindo. E isto só será possível quando a avaliação dos resultados do que se transmite ao aluno for feita com relação a suas capacidades e ao esforço realizado. Portanto, este autor defende que a avaliação deve ser _____________.

19 Q805808 | Legislação e Decretos, Decreto lei n 200 1967 Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Assinale a alternativa CORRETA, quanto aos princípios fundamentais que devem reger as atividades da Administração Federal, segundo o art. 6º do Decreto Lei 200/67.

20 Q523496 | Auditoria, Auditoria Interna, Auditor, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

As entidades da Administração Pública Federal indireta devem organizar a respectiva unidade de auditoria interna, com o suporte necessário de recursos humanos e materiais, com o objetivo de fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
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