Questões de Concursos: Universidade Federal de Santa Maria

Prepare-se para a prova com questões de Universidade Federal de Santa Maria de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q447390 | Direito Constitucional, Processo legislativo, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Nos termos da Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa que compreende todas as hipóteses de elaboração do Processo Legislativo.

32 Q802618 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Em relação à escrita, a criança parece demonstrar que o conhecimento acerca das letras e do código escrito é anterior ao ensino formal. As crianças percorrem uma sequência psicogenética na construção do conhecimento da escrita, caracterizada em fases, cuja trajetória apresenta um crescente gradativo na apreensão do conhecimento sobre o sistema escrito. Em uma das fases de tal sequência, a criança parece compreender as diferenças entre representações icônicas e não-icônicas, fazendo distinção entre desenhar e escrever. Além disso, há uma tendência em usar grafismos que procuram reproduzir letras organizadas de forma linear e critérios relativos a uma quantidade mínima de letras para a representação do que está escrito. A característica mais marcante desta fase é que não há uma correspondência entre os elementos gráficos e os sons que compõem as palavras.

A fase descrita acima corresponde à

33 Q600618 | Agricultura, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Em bovinos leiteiros o estresse térmico limita seriamente a produção das vacas e, por isso, torna-se necessário compreender as formas de transferência de calor entre o animal e o meio em que ele vive. Em temperaturas mais elevadas, a evaporação (suor e respiração) é considerada o principal mecanismo de liberação de calor, e, em temperaturas mais baixas, entre 0ºC e 10ºC, as três formas sensíveis ou não evaporativas correspondem a mais de 70% da perda de calor.

É considerada _______________ a transferência do calor do animal para qualquer objeto com que ele possa ter contato. Por sua vez, considera-se _______________ a troca de calor por meio de ondas eletromagnéticas entre dois pontos ou mais que se encontram em diferentes temperaturas. Por fim, _______________ é a forma de troca de calor através do contato do ar com a superfície aquecida externa do animal.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

34 Q599640 | Agricultura, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Em um determinado local e dia ocorreu uma chuva que acumulou 2.630 ml de águaemumpluviômetro. Sabendo que a área coletora circular do pluviômetro é de 400 cm2, e que ele está instalado a 1,5macima do nível do solo, qual o valor da lâmina precipitada?

35 Q600617 | Agricultura, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Durante uma irrigação, nem toda a água aplicada é efetivamente utilizada pela cultura, pois podem ocorrer perdas. Algumas destas perdas são inerentes a cada método de irrigação, mas podem ser minimizadas, adotando-se medidas que aumentam a eficiência de aplicação.

Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

36 Q803954 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

De acordo com Grunwell (1981, apud MOTA, 2001), “desvio fonológico” é uma desordem linguística que se manifesta pelo uso de padrões anormais no meio falado da linguagem. As características clínicas clássicas de crianças com tal transtorno encontram-se bem delimitadas pela autora.

Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa, considerando tais características.

( ) Fala espontânea apresentando erros, principalmente desvios consonantais da pronúncia adulta alvo, e audição dentro dos padrões de normalidade.

( ) Nenhuma disfunção neurológica detectável relevante para a produção da fala, assim como capacidade intelectual íntegra para o desenvolvimento da linguagem.

( ) Compreensão da linguagem rebaixada para a idade mental. Linguagem expressiva com desempenho rebaixado em relação ao tamanho do vocabulário e à extensão das expressões sintáticas.

A sequência correta é

37 Q599807 | Agricultura, Agricultura Agropecuária, Técnico em Agropecuária, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Com relação ao impacto ambiental, considere as afirmativas a seguir.

I ? É qualquer alteração nas propriedades físicas, químicas e biológicas do ambiente, causada por matéria ou energia resultante de atividades humanas.

II ? Pode ser somente negativo e pode ser mensurado com o auxílio de indicadores ambientais.

III ?As formas de ocorrência negativas são inúmeras e representam uma condição de deterioração ambiental.

IV ? Alguns exemplos negativos são o reflorestamento de áreas sujeitas à erosão e a recomposição de matas ciliares.

Está(ão) correta(s)

38 Q802790 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

A sucção desempenha papel fundamental no suprimento das necessidades nutricionais nos primeiros meses de vida do bebê.

A respeito do tema, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Através dos movimentos de sucção, ocorre o desenvolvimento motor-oral, gerando mudanças nas características da face do recémnascido.

( ) No nascimento a criança apresenta uma protrusão mandibular fisiológica, que vai sendo corrigida através do aleitamento materno.

( ) Aproximadamente no sexto mês de vida a sucção deixa de ser um ato reflexo, tornando-se volitiva.

( ) A maturação dos movimentos dos lábios e da língua ocorre na medida em que a sucção vai sendo substituída por outras formas de alimentação.

A sequência correta é

39 Q527593 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

O desenho técnico com auxílio do computador, do inglês Computer Assisted Drawing (CAD), é uma ferramenta presente no dia a dia dos engenheiros das Instituições Federais de Ensino. Dentre os diferentes programas CAD disponíveis, o AUTOCAD é dos mais utilizados.

Sobre a utilização desse software em específico, é INCORRETO afirmar que

40 Q802109 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Um bom entendimento da fisiologia da deglutição é particularmente importante no planejamento da reabilitação de indivíduos com distúrbios de deglutição. O ato de deglutir é dividido em 3 fases: oral, faríngea e esofágica. A fase faríngea é a principal etapa da deglutição, pois envolve parte da cavidade oral, os músculos mastigatórios, os músculos intrínsecos e extrínsecos da laringe e a própria faringe. Podemos dividir a fase oral em 2 etapas, isto é, a preparatória oral e a oral propriamente dita.

Em relação à fisiologia da deglutição, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) Na fase preparatória oral, ao introduzirmos o alimento na cavidade oral, este é trabalhado de modo a assumir uma consistência que permita melhor condução através das regiões faríngea e esofágica. Os lábios, as bochechas e a língua devem manter o alimento contido na cavidade oral, e a língua é o agente primário do alimento para a função de mastigação. A raiz motora do nervo facial (VII par) realiza o controle dos lábios, da bochecha e da boca, enquanto o ramo sensitivo do facial (VII par) responsabiliza-se pelos movimentos da língua na fase preparatória oral.

( ) A fase oral inicia-se a partir da transferência do bolo alimentar da cavidade oral anterior para a orofaringe, caracterizando assim a atividade voluntária final da deglutição. Destaca-se nesta fase a elevação hiolaríngea, com a aproximação da laringe à cavidade oral por intermédio dos músculos supra-hioides.

( ) Na fase faríngea, há vários eventos importantes ocorrendo numa sucessão rápida, coordenada e com precisão. O palato mole eleva-se para vedar a nasofaringe, prevenindo o refluxo nasal. Ao mesmo tempo, a língua e o movimento da parede faríngea realizam a propulsão do bolo. A seguir, a laringe é elevada, fechando a via aérea inferior e realizando a proteção da via aérea inferior. O fechamento ocorre, inicialmente, no nível das pregas vocais, seguido pelo fechamento das pregas vestibulares e, finalmente, pela cobertura do vestíbulo laríngeo através da epiglote.

( ) Na fase esofágica, a musculatura constritora da faringe se contrai, impulsionando o bolo alimentar em direção ao esôfago até encontrar a transição faringoesofágica. A elevação da laringe e a elevação do músculo cricofaríngeo abrem a transição faringoesofágica, permitindo a passagem do alimento para o esôfago.

A sequência correta é

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.