Questões de Concursos: Universidade Federal do Pernambuco PE

Prepare-se para a prova com questões de Universidade Federal do Pernambuco PE de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

22 Q383633 | Biologia, Imunologia, Biomédico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Leia o texto abaixo:

Os imunoensaios, utilizados para o diagnóstico sorológico de patologias humanas, têm como base a ligação específica, que ocorre entre antígenos e anticorpos. Partindo desse princípio, foram desenvolvidas diferentes técnicas que buscam identificar um antígeno, um anticorpo ou um analito numa amostra biológica.

Dentre as assertivas abaixo, assinale a CORRETA.

23 Q374439 | Português, Redação Oficial, Secretária Executiva, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a alternativa cujos termos preenchem CORRETAMENTE as lacunas sobre as seguintes definições: ?

___________ é o instrumento, que determina os princípios institucionais de uma coletividade, entidade pública ou privada. ?

____________ é o instrumento, pelo qual autoridades expedem atos de sua competência, tais como instrução de serviço e nomeação de pessoas. ?

___________ é o instrumento, pelo qual autarquias, órgãos colegiados ou grupos representativos emanam atos de sua competência.

24 Q322375 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Lück (2000) destaca que a sociedade defronta-se com um grande leque de áreas de conhecimento e de teorias dentro dessas áreas, que passam a gerar dúvidas, tendo em vista que tais conhecimentos foram, em geral, produzidos por meio da visão de linearidade e atomização, resultando em conhecimentos dissociados do todo ou de outras partes desse mesmo todo.

Nesse sentido, para que seja possível reverter esse tipo de conhecimento distanciado da realidade, desagregado, limitado, surge a necessidade da proposição de contextos e currículos

25 Q337397 | Matemática, Cálculo Aritmético, Médico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Em uma escola, as passagens para intercâmbio de um grupo de alunos foram emitidas com exatos 90 dias entre a data de saída e a data de retorno. Os alunos viajarão em uma sexta-feira do mês de junho. Em qual dia da semana retornarão?

26 Q446940 | Direito Constitucional, Saúde, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Acerca do conteúdo inscrito nos artigos 194 ao 200 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Compete ao poder público garantir a irredutibilidade do valor dos benefícios.

( ) A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, poderá contratar com o poder público e receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

( ) É consentida a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

( ) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

( ) Compete ao Sistema Único de Saúde participar do controle e da fiscalização da produção, do transporte, da guarda e da utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos.

Assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.

27 Q329035 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

“Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.”

Nesse sentido, analise as características que fundamentam essa proposição:

I. despertar, no adulto, a consciência da necessidade de instruir-se e a noção clara da sua participação na sociedade.

II. partir dos elementos que compõem a realidade do educando, que se destacam como expressão de sua relação direta e contínua com o mundo em que vive.

III. impor o método ao educando de acordo com a realidade da maioria e sua condição cognitiva.

IV. propor conteúdos de conhecimento, que devem ser justificados como uma contribuição para melhoria das condições de vida do cidadão.

V. realizar atividades problematizadoras, considerando a realidade e os conhecimentos prévios dos educandos.

Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas

28 Q796461 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Um homem de 58 anos de idade foi admitido numa emergência cardiológica, com sintomatologia de infarto agudo do miocárdio, sendo encaminhado para uma cirurgia cardíaca de revascularização. A partir de 48h do período pós-cirúrgico até a alta hospitalar, qual das alternativas abaixo apresenta o tipo de conduta que deve fazer parte do protocolo de reabilitação cardiopulmonar multiprofissional para esse paciente?

29 Q798216 | Fisioterapia, Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia, Fisioterapeuta, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

 A Paralisia obstétrica é uma lesão do plexo braquial ao nascimento, que pode ocasionar disfunções do membro comprometido, muitas vezes frequentes e duradouras. A paralisia de Erb-Duchene, também denominada paralisia alta, corresponde a 80% dos casos e compromete as raízes C5-C6.

Nesse caso, o recém-nascido apresenta ausência do seguinte movimento:

30 Q478423 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Várias ferramentas são disponíveis para a gestão de estoque, permitindo a redução de custos e otimizando o acesso aos produtos de uso na instituição. Identifique nas alternativas abaixo a que NÃO corresponde à forma CORRETA de uso para obtenção de resultados eficientes.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.