Questões de Concursos: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prepare-se para a prova com questões de Universidade Federal do Rio de Janeiro de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q374796 | Português, Emprego dos PORQUÊS, Arquiteto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Leia o trecho a seguir:

“Digam ao povo brasileiro que meu sonho era ser escritora, mas eu não tinha dinheiro para pagar uma editora.”

Se quisermos manter a coesão e a coerência textuais do período acima, NÃO podemos substituir a palavra em destaque por:

12 Q478377 | Farmácia, Reações Adversas, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Paciente de 44 anos, sexo feminino, é internado em hospital de alta complexidade apresentando insuficiência hepática aguda com indicação de transplante hepático. Sabe-se que muitos fármacos podem alterar o funcionamento do fígado e causar lesão hepática. Para avaliar a relação causal entre o uso do medicamento e o surgimento do evento adverso, devem-se levar em consideração pontos importantes, EXCETO:

13 Q479800 | Farmácia, Interação Medicamentosa, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

O uso concomitante de vários medicamentos é prática comum no ambiente hospitalar. Em tais casos, a avaliação da farmacoterapia deve ser realizada de maneira cuidadosa pelo farmacêutico, visando à observação de interações medicamentosas potenciais, de modo a evitá-las, e contribuindo para melhores resultados da farmacoterapia e para a redução de reações adversas preveníveis. Assinale a opção que contém uma interação medicamentosa potencial e a orientação que deveria constar no parecer farmacêutico, com o objetivo de evitar a interação ou de monitorar a ocorrência do seu provável resultado.

14 Q479549 | Farmácia, Controle de Qualidade, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

A unitarização de medicamentos sólidos orais tem influência direta no prazo de validade do medicamento. Quando a unitarização remove o medicamento da embalagem primária, o tempo de validade do medicamento será:

15 Q478598 | Farmácia, Farmacocinética, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Alguns grupos específicos de pacientes requerem cuidados especiais na escolha da farmacoterapia e no cálculo da dose, devido a alterações nos parâmetros farmacocinéticos que ocorrem em determinadas fases da vida e estados patológicos. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma alteração em parâmetro farmacocinético inerente à idade ou à patologia do indivíduo e uma possível consequência negativa.

16 Q446659 | Direito Constitucional, Educação, Assistente de Alunos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Art. 205, Caput, da Constituição Federal de 1988).

Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que:

17 Q478615 | Farmácia, Farmácia Hospitalar, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

O estoque anual de alfaepoetina 4.000 UI da farmácia de uma unidade hospitalar são sessenta frascos-ampola. Na unidade há dois pacientes em uso do medicamento, três vezes por semana. Um paciente portador de insuficiência renal crônica é internado com diagnóstico de anemia e o médico assistente prescreve alfaepoetina 4.000 UI, uma vez por dia. Visando a evitar desabastecimento, o farmacêutico que recebe esta prescrição deve disponibilizar ao prescritor procedimentos para atendimento da demanda:

18 Q340129 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

São verdadeiras as afirmações abaixo:

I. Sofia é enfermeira ou Ana é farmacêutica.

II. Se Murilo é médico, então Silvio não é recepcionista.

III. Ana é farmacêutica e Ângela não é fonoaudióloga.

IV. Ângela é fonoaudióloga ou Silvio é recepcionista.

Logo, pode-se concluir, corretamente, que:

19 Q478232 | Farmácia, Gestão Farmacêutica, Farmacêutico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) recebeu uma solicitação para padronização de um novo anticoagulante oral como alternativa à Varfarina, medicamento já padronizado. Sendo assim, a CFT solicitou ao Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde da unidade uma avaliação econômica completa para os medicamentos Dabigatrana, Rivaroxabana e Apixaban, em que foram avaliados aspectos de efetividade, segurança e custos. O relatório foi elaborado e encaminhado à CFT como ferramenta auxiliar na tomada de decisão, e a comissão optou pela incorporação de uma das alternativas. Diante da atual situação econômica do país, um dos componentes estratégicos deste relatório avaliou a consequência financeira da incorporação da nova tecnologia, sendo esta chamada de análise de:

20 Q342949 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Administrativo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Se é verdade que alguns assistentes em administração sabem atender ao público, que todo assistente em administração sabe informática e que outros assistentes em administração têm dificuldade de atender ao público, então é necessariamente verdade que: