Questões de Concursos: A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80

Prepare-se para a prova com questões de A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80 de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q742702 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, BNDES, NCE

A década de 1980 é conhecida, no Brasil, como um período de nítida deterioração das contas públicas, refletida no contínuo aumento do déficit público. Uma das causas dessa deterioração, amplamente apontada na literatura sobre o tema, foi a crise da dívida externa brasileira e, em especial, o fato de que a maior parte dela era de responsabilidade do governo federal. A relação entre endividamento externo do governo e aumento do déficit público no Brasil, durante os anos 1980, era explicada como se segue:

2 Q738348 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Controlador de Recursos Municipais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A análise da economia mundial é fundamental para o entendimento da situação econômica brasileira atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

No período 1974/1979, em resposta ao segundo choque do petróleo e à alta dos juros externos, que desencadearam a crise da dívida externa, a correção da taxa de câmbio e das tarifas públicas foi suficiente para debelar as pressões inflacionárias e reduzir o endividamento da economia brasileira.

3 Q744766 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, BNDES, CESGRANRIO

Um dos planos econômicos implementados no Brasil, durante a década de 1980, foi o Plano Bresser em 1987. Esse Plano visava a

4 Q743731 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da economia brasileira, julgue os itens seguintes.

No período de 1979 a 1985, em virtude das altas taxas de juros externas, a condução da economia brasileira subordinou-se aos problemas do balanço de pagamentos oriundos, em grande parte, da dívida externa.

5 Q748053 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

Se as medidas econômicas implementadas no início dos anos 80 do século passado se concentraram em debelar a crise da dívida externa, as que se seguiram, nessa mesma década, tiveram como principal meta o combate do processo inflacionário em curso. Acerca dessa conjuntura, julgue os itens que se seguem.

As primeiras medidas de combate à inflação anunciadas pelo governo da Nova República possuíam caráter ortodoxo, como o ajuste fiscal e o controle monetário.

7 Q739401 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista do MPU, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 80 do século passado, proliferaram os planos de estabilização, que visavam, sobretudo, ao controle da inflação. Acerca das especificidades desses planos, julgue os itens a seguir.

Nos dois primeiros meses, março e abril, do Plano Cruzado, não ocorreu aumento dos salários reais embora tenham sido concedidos pelo governo aumento do salário mínimo e abono salarial, o que comprova a manutenção do baixo uso da capacidade industrial instalada em 1986.

8 Q745069 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Analista em Economia, MPE SC, FEPESE

O triênio 1981-1983 marca um período de profunda recessão na economia brasileira. Sobre as políticas econômicas e seus resultados obtidos no período, é correto afirmar:

10 Q747317 | Economia, A Crise da Dívida Externa no Brasil no Início dos Anos 80, Economista, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A respeito dos vários conceitos concernentes aos resultados e à situação das contas públicas, julgue os itens seguintes.

As chamadas necessidades de financiamento do setor público baseiam-se em critério de apuração do déficit público "abaixo da linha", que leva em conta a variação dos estoques da dívida pública. Para a determinação do resultado nominal, a Secretaria do Tesouro Nacional deduz o ativo disponível e os haveres financeiros da União.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.