Questões de Concursos: A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Prepare-se para a prova com questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q34078 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

Por método entende-se a

2 Q34077 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

A professora que acredita saber como melhor ensinar, já que domina o método, se limitando a planejar e executar o que planeja, sem buscar explicações para o sucesso de uns e o fracasso de outros, se limitando a aprovar os que revelam ter aprendido o que ela ensinou, e reprovar os que não mostram ter aprendido o ensinado, decididamente nada aprendeu ao ensinar.

Baseando-se nesta concepção de ensino aprendizagem, depreende-se que a prática docente crítica

3 Q56867 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

A didática, para Libâneo (2012), constitui a ciência profissional do professor. De acordo com esse autor, sua especificidade epistemológica é o estudo 

4 Q56866 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que representa uma ação docente menos conservadora: 

5 Q56864 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

A articulação entre a teoria e a prática no processo de formação docente, fundada no domínio dos conhecimentos científicos e didáticos, contemplando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, na Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, é considerado:

6 Q56863 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, CESPE CEBRASPE

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Aulas expositivas podem exigir alto nível de concentração dos estudantes e resultar em baixa interação entre professor e estudante.

7 Q34079 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

Uma proposta metodológica tem como objetivo

8 Q56869 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

O trabalho em grupo é uma estratégia muito usada no contexto escolar, por professores e pedagogos. Em relação a essa estratégia, considere as afirmações abaixo.

I O grupo pode ser uma unidade de formação e aprendizagem por excelência no contexto escolar.
II No trabalho em grupo, os estudantes aprendem a se integrar, a ter responsabilidade, a compartilhar objetivos na solução de problemas, a superar obstáculos.
III A cooperação no grupo fortalece as instruções egocêntricas e a rigidez do pensamento dos estudantes.
IV A preparação individual prévia se apresenta como um obstáculo para a cooperação na solução de problemas, no grupo.

Das afirmações, estão corretas 

9 Q34080 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Pedagogo, DPE SP, FCC

  Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los. 

Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar

10 Q56870 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem

Lerner (2002) afirma que a preparação dos professores centrada no processo de alfabetização envolvem questões essenciais, que precisam ser asseguradas na formação docente, tais como:
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.