Questões de Concursos Públicos: A Formação Continuada do Professor

Resolva online questões de A Formação Continuada do Professor para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q57254 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

A multidimensionalidade do processo educacional requer, do docente, decisões complexas e diversificadas, de natureza pedagógica e política, que, em grande parte, extrapolam o espaço escolar. Tardif, Lessard e Lahaye (1991) defendem quatro saberes docentes imprescindíveis ao profissional docente. Os saberes que se reportam, por um lado, a determinados conhecimentos que não auxiliam diretamente o docente a ensinar, mas, por outro, o informam a respeito de várias facetas ligadas à sua ocupação ou à educação em geral, são os saberes docentes:

2 Q57161 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, CESPE CEBRASPE

O dia a dia de uma escola apresenta situações que deveriam acabar com preconceitos ou minimizá-los, rever atitudes e valores que estejam em desacordo com os direitos humanos. A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

A competência dos professores advinda da formação superior e continuada pode contribuir para a superação de preconceitos e formas de discriminação no ambiente escolar.

3 Q57162 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subsequente com base nas Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º Ciclo para as Aprendizagens.

A formação continuada do docente apresenta um caráter diacrônico e constitui um complemento para suprir as eventuais lacunas e fragilidades teóricas e metodológicas que possam ser detectadas.

4 Q57256 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

A formação docente tem se constituído cada vez mais em uma temática prioritária e de grande potencialidade nos sistemas educativos. Entretanto, embora existam diferentes tendências e perspectivas, sobre os princípios, é incorreto afirmar que:

5 Q57248 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

A formação continuada representa parte importante da formação docente e compreende dimensões coletivas, organizacionais e profissionais que visam repensar o processo pedagógico e os saberes que a orientam. De acordo com a Resolução CNE/CP n. 02/2015 (Brasil, 2015b), a formação continuada é constituída por

6 Q57249 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

A pesquisa-ação pode ter uma influência positiva para o desenvolvimento do currículo na escola e na formação continuada dos professores no contexto escolar. Em relação a esse tipo de pesquisa, considere as afirmações abaixo.

I Na pesquisa-ação de caráter experimental, a observação participante é uma técnica a ser usada, uma vez que ela está centrada na visão empírica e objetiva do pesquisador.
II A pesquisa-ação supõe a participação dos sujeitos como investigadores ou como participantes ativos da investigação no contexto escolar.
III A pesquisa-ação, no paradigma qualitativo, pode ser um método heurístico para gerar teoria baseada na prática.
IV Na pesquisa-ação, o processo metodológico de investigação é representado como uma sequência linear de etapas independentes uma da outra.

Das afirmações, estão corretas

7 Q57250 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

Weisz (2000) faz uma retrospectiva histórica sobre a formação continuada dos docentes e as ações dos sistemas de ensino voltadas a essa questão. Com fundamento nas idéias da autora, é correto afirmar que

8 Q57257 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

As metas do Plano Nacional de Cultura – PNC – consolidam o futuro que se almeja alcançar até 2020 e consistem na interseção entre as ações culturais demandadas pela sociedade, o compromisso de diferentes instâncias do poder público e a garantia de recursos materiais disponíveis para viabilizá-las. Tendo em vista essas metas, relacione-as corretamente com o que se diz a respeito delas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

   Coluna I 
1. 37% dos municípios brasileiros com cineclube
2. 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de comunicação para a cultura
3. 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada
4. 110 territórios criativos reconhecidos

    Coluna II
( ) Objetiva incentivar e fomentar a comunicação da cultura e sua diversidade em várias mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções comunicacionais, artísticas e culturais alternativas não inseridas na indústria cultural.
( ) Além da difusão da produção audiovisual, podem também receber e exibir resultados de experimentações, manifestações de videoarte, videodança, arte digital, novas mídias, entre outros.
( ) A efetivação desta meta está baseada na cooperação firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação (Portaria Normativa Interministerial nº1, de 04 de outubro de 2007).
( ) As ações relacionadas a essa meta compreenderão uma rede virtual de interlocução, interação e de compartilhamento de experiências, ideias e melhores práticas para o desenvolvimento cultural e socioeconômico.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

9 Q57160 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor, CESPE CEBRASPE

Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir, acerca de avaliação de ensino e avaliação da aprendizagem.

A avaliação adotada no referido curso é considerada um tipo de avaliação interna de verificação de aprendizagem.

10 Q57251 | Pedagogia, A Formação Continuada do Professor

Para Ferreira (2002, p.179) “a formação continuada dos professores e, em certos momentos, de toda a equipe escolar é uma das responsabilidades do supervisor pedagógico”.
No plano de desenvolvimento da Escola X de Educação Básica está prevista a realização de um projeto para a formação continuada dos professores. Algumas condições são necessárias para que o supervisor dessa escola possa integrar-se ao planejamento desse projeto.

Avalie as afirmações sobre essas condições.
I. Criação do cargo de técnico da educação para legitimar a ação supervisora centrada na formação dos professores.
II. Informações sobre aspectos legais da formação de professores, seus limites e possibilidades para o uso na otimização do projeto.
III. Conhecimento das concepções que embasam as práticas usuais dos professores e dos fundamentos teórico-metodológicos de práticas inovadoras.
IV. Levantamento das dificuldades no cotidiano da prática pedagógica para o delineamento de mecanismos que permitam o planejamento de ações formativas.

Está correto apenas o que se afirma em