Questões de Concursos Públicos: Administração de bibliotecas

Resolva online questões de Administração de bibliotecas para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q105333 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas , Analista Administrativo Biblioteconomia, ANA, ESAF

O marketing utilizado em unidades de informação, no qual elas resolvem dividir o seu mercado em segmentos significativos e dedicam o principal esforço de marketing a um só segmento, denomina-se marketing

3 Q114434 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas , Analista de Planejamento Biblioteconomia, IBGE, CESGRANRIO

A relação entre a necessidade de informação do usuário e as principais características de um bom sistema de recuperação da informação é impactada pela efetividade, pelo benefício e pela eficiência, que afetam diretamente os seguintes conceitos relacionados aos usuários:

4 Q170077 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação à gestão de pessoas em bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

5 Q171792 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Acerca da elaboração de manuais e normas de procedimentos para as atividades de processamento técnico do acervo de bibliotecas universitárias, assinale a opção correta.

6 Q131663 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Analista do Seguro Social Biblioteconomia, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do
marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a
essa implementação, julgue os itens que se seguem.

A melhora na divulgação das unidades de informação e dos recursos de que ela dispõe e a atração de um número maior de usuários são alguns dos benefícios da adoção do marketing em unidades de informação.

7 Q169531 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Em uma unidade de informação, os fluxos e o mapeamento dos processos de trabalho

8 Q170926 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Biblioteconomista, SESC SE, ADVISE

Um bibliotecário apresentou ao chefe da biblioteca do SESC um projeto de verificação da necessidade de todos os serviços da biblioteca, antes que fossem prestados. O bibliotecário-chefe indagou, então, sobre qual seria a justificativa para avaliar, por exemplo, a necessidade do serviço de referência se, em princípio, este serviço é essencial e se coaduna com os objetivos e a política de qualquer biblioteca. O questionamento levou à imediata reconsideração do projeto de avaliação indiscriminada da necessidade de serviços, à luz do princípio administrativo da:

9 Q169357 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas, Bibliotecário Documentalista, DPU, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção que apresenta apenas os fatores que alicerçam a implementação e o sucesso do planejamento estratégico de bibliotecas universitárias.

10 Q114826 | Biblioteconomia, Administração de bibliotecas , Analista de Planejamento Biblioteconomia, IBGE, CESGRANRIO

No que se refere à garantia do produto na aquisição de software para a automação de unidades de informação, mais do que estabelecer prazos para que o produto esteja funcionando em sua plenitude, é fundamental elaborar cláusula contratual que proteja a instituição e, em caso de falência, concordata ou mudança de ramo de atividade, que a empresa proprietária do produto seja obrigada a