Questões de Concursos: Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Prepare-se para a prova com questões de Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q896606 | Nutrição, Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os principais objetivo para prevenção e controle da epidemiologia das Doenças e Agravos Não Transmíssiveis (DANT).

2 Q899412 | Nutrição, Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Nutricionista, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

Relação cintura/quadril (RCQ), é um método utilizado como um índice para verificar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e o tipo de distribuição de gordura corporal. Pacientes na faixa etária de 40 a 49 anos são considerados com alto risco quando os resultados são:

3 Q895735 | Nutrição, Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O papel dos grupos alimentares na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis:

4 Q902306 | Nutrição, Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Nutricionista, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

No contexto da imuno modulação, assinale a alternativa que apresenta as práticas nutricionais que são consideradas eficazes para melhorar a resposta imunológica em pacientes com doenças inflamatórias crônicas.

5 Q905718 | Nutrição, Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Educação, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Acerca da prevenção e do tratamento nutricional nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), assinale a afirmativa CORRETA.

6 Q911099 | Nutrição, Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Nutricionista, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Entende-se que a nutrição adequada e balanceada propicia o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção dos órgãos respiratórios, fornecendo o oxigênio necessário para atender às necessidades energéticas das células. Porém, mediante um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), várias vias e funcionalidades ficam comprometidas, impactando de forma global na saúde do indivíduo.
Sobre a fisiopatologia e a conduta nutricional da DPOC, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Geralmente, pacientes com enfisema primário sofrem de maior dispneia e caquexia. Já indivíduos com bronquite crônica apresentam hipoxia, hipocapnia e complicações como hipertensão pulmonar, as quais favorecem a alcalose respiratória.

( ) Pacientes com cor pulmonale (insuficiência cardíaca esquerda) e edemas requerem restrição de sódio e líquidos. Ademais, de acordo com os diuréticos prescritos pelo médico, pode ser necessária a restrição de potássio.

( ) A falta de exposição solar e de atividade física combinada à DPOC causa deficiência de 25-hidroxivitamina D (25[OH]D), também chamada de calcitriol, dificultando a absorção de cálcio no ceco.


As afirmativas são, respectivamente,
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.