Questões de Concursos Públicos: Amazônia

Encontre aqui questões Amazônia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

“A expansão das fronteiras do capital no campo maranhense com o agro-hidro-mínero-negócio tem impactado negativamente o modo de vida das comunidades tradicionais e povos indígenas em seus territórios de vida. Os agressores seguem uma matriz histórica de controle e poder de grandes extensões de terras desde o início da colonização”.

Fonte: CPT (org.). Atlas de conflitos na Amazônia. Goiânia: CPT; São Paulo: Editora Extramares, 2017.

Considerando os resultados da expansão do capital aplicável à situação a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores.

( ) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros.

( ) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas.

( ) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios.

( ) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Em 2019, o território da Amazônia era composto 79,9% por floresta, 14% para uso agropecuário, 3,5% de vegetação natural não florestal, 2,5% de água e 0,1% de área não vegetada. Estudos apontam que a maior parte do desmatamento ocorre em áreas privadas ou em outras situações de posse. O restante do desmatamento é registrado em Unidades de Conservação, Assentamentos e Terras Indígenas. Sobre o desmatamento, assinale a alternativa correta:
Quanto à regionalização da Amazônia no Brasil e no continente americano, analise as afirmativas abaixo e identifique as alternativas corretas:
I- Para a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), fazem parte da Amazônia Legal os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. II- O grupo de países compostos por Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, República da Guiana, Suriname e Guiana Francesa faz parte do que é conhecido como Amazônia Continental. III- A Agência de Desenvolvimento da Amazônia, criada em 2007, é a atual instituição responsável pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia, com foco em amenizar as disparidades socioeconômicas e regionais no Brasil.
É correto o que se afirma em:
Segundo dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o mês de agosto de 2019 foi marcado com o maior número de queimadas na Amazônia nos últimos 9 anos. Foram registrados 30.901 focos ativos de fogo. Sobre a Floresta Amazônica, é INCORRETO afirmar que:
O Brasil é o país que concentra a maior parcela da principal floresta tropical do mundo, a Amazônia. Nessa floresta, além de riquezas naturais, há um mundo de gente, falas, olhares, saberes, cores, cheiros e histórias. Marque a alternativa CORRETA sobre a colonização recente da Amazônia e os seus impactos sociais e culturais.
Ativistas ambientais demonstram preocupação com a perda de biodiversidade resultante da destruição da Floresta Amazônica, pois a vegetação da Amazônia representa 10% das reservas de carbono do mundo e o desmatamento insustentável da floresta poderá levar à redução das chuvas e ao aumento da temperatura. A respeito da Floresta Amazônica, é correto afirmar que:
O aumento dos focos de queimada na Amazônia gerou uma enorme repercussão nos noticiários brasileiro e internacional, além de provocar uma onda de protestos ao redor do mundo. A motivação para fazer queimada na Amazônia é de cunho econômico. Geralmente, são agricultores que utilizam o fogo para preparar a terra para cultivo ou criadores de animais que recorrem às queimadas para fazer pastos. (https://ambscience.com)
São exemplos de impactos ambientais provocados pelo aumento da queimada na Amazônia, EXCETO:
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), desenvolve um Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), que publica dados do desmatamento nesta área periodicamente. Segundo o INPE houve um acréscimo das taxas de desmatamento de 8,5% entre os anos de 2017 para 2018 e de janeiro até agosto de 2019, a área desmatada foi 92% superior à do mesmo período de 2018. Julgue às assertivas e responda o que se pede.
I- O avanço descontrolado do desmatamento na Amazônia Legal está relacionado à exploração de madeira, expansão da pecuária e da monocultura, gerando uma fragmentação das áreas de florestas, ameaçando a biodiversidade existente. II- Os dados apresentados pelo INPE não correspondem à realidade e estão sendo usados para apoiar uma estratégia da geopolítica mundial para suprimir a soberania do Brasil sobre o território da Amazônia Legal. III- A Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173 de 1966, abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás. IV- O grupo das angiospermas (plantas com flores) é o principal e economicamente mais importante grupo de plantas terrestres. Na Amazônia Legal foi registrada uma baixa biodiversidade de angiospermas, por isso, o desmatamento não ameaça a biodiversidade e é necessário para o crescimento econômico. V- Segundo o Primeiro Relatório Nacional para a Convenção sobre Diversidade Biológica, desde 1985 a política governamental estimulou um avanço das fronteiras agropecuária e mineradora com pouca atenção para os aspectos ambientais. Em 2004, foi lançado um Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal - PPCDAM, em que foi registrado uma redução de 71% da taxa de desmatamento no período entre 2005-2016.
Está CORRETO o que se afirma em:
A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais que ainda existem no planeta. A preservação e o cuidado com a natureza, combatendo crimes, como desmatamento e as queimadas, é uma preocupação mundial. A localização da maior parte da Floresta Amazônica é em qual país da América Latina?
A Floresta Amazônica representa mais da metade das florestas tropicais que ainda existem no planeta. É preciso políticas de preservação ambiental e atitudes conscientes, principalmente eliminando as queimadas e combatendo o desmatamento. Em qual região do Brasil está localizada a Amazônia?