Questões de Concursos: América Latina na Atualidade

Prepare-se para a prova com questões de América Latina na Atualidade de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q850394 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões SP Advogado, ABCP, 2020

O presidente ___________do __________, foi destituído do seu cargo após investigações que levaram ao seu julgamento de impeachment. A decisão ocorre num momento que seu governo contava com 75% de aprovação, enquanto o congresso tinha 59% de desaprovação, o presidente que assume seu lugar é o 3° a assumir o cargo em apenas 4 anos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente e adequadamente as lacunas acima:

3 Q838761 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, CRECI 14a Região Assistente Administrativo, Instituto Quadrix, 2021

Acerca do cenário político, econômico e social atual, tanto nacional quanto mundial, julgue o item.

Só em 2020, o Peru teve três presidentes. Depois de Vizcarra, o impopular líder do Congresso, Manuel Merino, foi convencido pelos próprios correligionários a ceder o cargo a Sagasti, então deputado.

4 Q848908 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Geografia, AMEOSC, 2020

Em 2020 ocorrem novamente eleições presidenciais na Bolívia, após diversas controvérsias ocorridas em 2019. Além dos eleitores residentes no país, a Bolívia conta com cerca de 300 mil eleitores aptos a vota no estrangeiro. Em qual dos países vizinhos conta com um grande contingente eleitoral e que mantém fortes vínculos com sua terra natal?

5 Q850626 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Prefeitura de Centenário do Sul PR Provas Engenheiro Civil Professor Assistente Social Farmaucêutico Professor de Educação Física 20H Professor de Educação Física 40H Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2020

A matéria jornalística a seguir trata de um pleito eleitoral ocorrido recentemente num país fronteiriço ao Brasil. Marque a alternativa que indica o nome desse país, de modo a preencher adequadamente a lacuna.
“Por meio de nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro cumprimentou o candidato Luis Arce pela vitória na eleição presidencial da ____________. Candidato do partido de esquerda Movimento ao Socialismo (MAS) e aliado do ex-presidente Evo Morales, cujo governo integrou como ministro da Economia, Arce foi oficialmente proclamado presidente nesta sexta-feira, após a conclusão da apuração”. (Portal G1, 24/10/2020, com adaptações).

6 Q850967 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Prefeitura de Mataraca PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se caso for verdadeiro ou falso, respectivamente sobre a crise na Venezuela:
(____) A forte economia interna e as tensões políticas forçaram a entrada de cerca de 5 milhões de imigrantes Venezuelanos segundo as Nações Unidas. (____) A Venezuela encerrou 2019 com uma inflação menor do que o Brasil segundo dados publicados pelo Banco Central Venezuelano (BCV). (____) O país tem dois presidentes reconhecidos pelo povo, Juan Guaidó e Hugo Chaves. As incertezas ainda permeiam debates sobre a não intervenção militar, ajuda humanitária dos EUA e soluções alternativas.
A sequência correta é:

7 Q834910 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, CRECI CE 15a Região Agente Fiscal, IDIB, 2021

Leia o título de uma notícia publicada na versão eletrônica do jornal “EL PAÍS”, em 24 de março de 2021:
“Argentina se retira do Grupo de Lima: ‘Isolar o Governo da Venezuela não levou a nada’”.
Fonte: https://brasil.elpais.com. Disponível em <https://brasil.elpais.com/internacional/2021-03-24/argentina-se-retira-do-grupo-de-lima-isolar-o-governo-da-venezuela-nao-levou-a-nada.html.
Acerca do Grupo de Lima acima citado e da atitude da Argentina, assinale a alternativa correta.

8 Q848314 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Câmara de Flores PE Artífice, CONTEMAX, 2020

Durante o ano de 2019, agravaram-se as crises política, econômica e humanitária da Venezuela. Entre tentativas da oposição de tomar o poder, PIB em queda e hiperinflação, o atual presente se mantém no posto desde 2013, quando substituiu Hugo Chávez. Qual o nome do atual presente, o presidente de fato, da República Bolivariana da Venezuela?

9 Q849968 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Prefeitura de Centenário do Sul PR Provas Médico PSF Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

A matéria jornalística a seguir trata de um pleito eleitoral ocorrido recentemente num país fronteiriço ao Brasil. Marque a alternativa que indica o nome desse país, de modo a preencher adequadamente a lacuna.
“Por meio de nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro cumprimentou o candidato Luis Arce pela vitória na eleição presidencial de ____________. Candidato do partido de esquerda Movimento ao Socialismo (MAS) e aliado do ex-presidente Evo Morales, cujo governo integrou como ministro da Economia, Arce foi oficialmente proclamado presidente nesta sexta-feira, após a conclusão da apuração ”. (Portal G1, 24/10/2020, com adaptações).

10 Q851139 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, América Latina na Atualidade, Câmara de Flores PE Agente Administrativo, CONTEMAX, 2020

Em 22 de março de 2019, representantes de oito países sul-americanos assinaram a Declaração de Santiago, um documento com uma proposta para a criação do Prosul, fórum de desenvolvimento e integração regional, que deve substituir a União das Nações Sul-Americanos (Unasul). Qual dos países abaixo não esteve presente na assinatura da Declaração de Santiago?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.