Questões de Concursos: Analise Clínica

Prepare-se para a prova com questões de Analise Clínica de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q476980 | Farmácia, Analise Clínica, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Considerando os diversos aspectos relacionados ao controle de qualidade no laboratório de análises clínicas, inclusive os previstos na RDC n.º 302, assinale a opção correta.

2 Q478175 | Farmácia, Analise Clínica, Biomédico, HEMOPE PE, IPAD

O exame de urina (uroanálise) constitui um recurso laboratorial de largo emprego na clínica, sendo capaz de fornecer valiosos elementos à elucidação diagnóstica. Como rotina, o exame de urina compreende:

3 Q476534 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Quando se tem um resultado negativo no teste de urina para detecção de gravidez em amostra aleatória, pode ser necessário repeti-lo com o uso de uma amostra tipo:

4 Q476927 | Farmácia, Analise Clínica, Professor, Prefeitura de São Paulo SP, VUNESP

Com relação às reações de imunofluorescência, pode-se afirmar corretamente que

5 Q476711 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Texto para as questões de 43 a 48

 

A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, HIV-1, provocou consideráveis modificações na sociedade e na prática médica e laboratorial a partir da década de 80 do século XX. O risco de transmissão pelo contato de sangue contaminado com lesões na pele tornou rotineiros alguns procedimentos de segurança antes pouco utilizados, uma vez que a taxa de infecção em profissionais da saúde é de 3 para 1.000. Em algumas regiões, a incidência dessa infecção em mulheres chega a 24% por ano, e 5% dos usuários de drogas injetáveis são portadores do vírus HIV-1. Infecções oportunistas, como a pneumonia por Pneumocystis carinii, passaram a apresentar maior incidência, fazendo-se necessário o uso de diversos recursos laboratoriais não somente para o diagnóstico e o acompanhamento da infecção por HIV como também para o acompanhamento das próprias infecções oportunistas.

No que concerne aos vários aspectos do diagnóstico laboratorial da infecção por HIV, citado no texto, assinale a opção correta.

6 Q478403 | Farmácia, Analise Clínica, Professor de Ensino Técnico Núcleo Técnico, CPRH PE, FCC

Em relação à coleta de material para análises clínicas, pode-se afirmar que os tubos de tampa

7 Q480297 | Farmácia, Analise Clínica, Biomédico, Prefeitura de Feliz RS, FUNDATEC

A contagem de reticulócitos no laboratório de análises clínicas é bastante utilizada por contribuir com o diagnóstico de determinadas doenças hematológicas. Dentro desse contexto, avalie as alternativas abaixo:

I. A técnica de coloração para os reticulócitos é denominada de coloração supravital, através da coloração de restos de RNA, utilizando-se corantes como o novo azul de metileno e o azul de cresil brilhante.

II. A reticulocitose pode ser encontrada em diversas situações, por exemplo, perda crônica de sangue por úlcera gástrica.

III. A reticulocitopenia pode ser encontrada na anemia por deficiência de ferro, de vitamina B12 ou de ácido fólico.

IV. Em casos de anemia, a contagem percentual de reticulócitos pode ser corrigida através da contagem absoluta de reticulócitos (em relação ao número total de hemácias do paciente) ou através do cálculo da contagem corrigida de reticulócitos (em função do hematócrito do paciente).

Quais estão corretas?

8 Q474987 | Farmácia, Analise Clínica, Biomédico, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Em relação ao diagnóstico da sífilis, assinale a alternativa incorreta:

9 Q478503 | Farmácia, Analise Clínica, Técnico de Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Um técnico de laboratório recebeu amostras de sangue para a realização de diferentes ensaios e dosagens bioquímicas, tais como perfil lipídico, glicemia, hemossedimentação e hemograma. Antes de iniciar os trabalhos com as amostras, ele preparou os materiais, as vidrarias, os equipamentos e as soluções necessárias.

Considerando-se os corretos procedimentos de preparação apresentados na situação hipotética acima, é correto afirmar que o técnico deverá

preparar uma solução-tampão pH 4,5, realizando o ajuste do pH através da adição de soluções diluídas de ácido com o monitoramento em pHmetro até atingir o pH desejado.

10 Q477188 | Farmácia, Analise Clínica, Farmácia, Prefeitura de Palmares PE, NECONSULTORIA

Nos quadros de hepatite virótica com comprometimento mitocondrial, encontramos frequentemente:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.