Questões de Concursos: Anemias Carenciais

Prepare-se para a prova com questões de Anemias Carenciais de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q899696 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, FUNASG RJ, Instituto Consulplan, 2024

Estudos têm revelado ser alta a prevalência de anemias nutricionais no mundo. A deficiência de nutrientes hematopoiéticos nos indivíduos em geral, especialmente entre mulheres grávidas e crianças, tem sido apontada como importante causa. Sobre os parâmetros de avaliação da anemia nutricional, assinale a afirmativa INCORRETA.

2 Q895722 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Uma paciente vegetariana de 30 anos, apresentando cansaço excessivo e dificuldade de concentração, foi diagnosticada com anemia megaloblástica após exames laboratoriais. Considerando o estilo de vida e a condição diagnosticada, identifique o nutriente cuja deficiência está diretamente relacionado a esse quadro:

3 Q895781 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Qual é uma possível consequência clínica da deficiência de ferro na dieta:

4 Q896605 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A respeito das anemias carenciais, assinale a alternativa CORRETA.

5 Q895731 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Em um levantamento sobre a prevalência de anemia ferropriva em gestantes, os dados indicaram que uma parcela significativa das participantes apresentava hemoglobina abaixo do nível recomendado. A suplementação de ferro durante a gestação é fundamental para prevenir complicações como:

6 Q899353 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

Considerando-se as anemias em diferentes situações, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) A anemia macrocítica caracteriza-se por eritrócitos maiores do que o normal, junto ao aumento do volume corpuscular médio (VCM) e da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM). Exemplos: anemia megaloblástica — tem-se deficiência de vitamina B12 (anemia perniciosa) e deficiência de ácido fólico (anemias nutricionais megaloblásticas, espru e outras síndromes de má absorção).

( ) A anemia microcítica hipocrômica caracteriza-se por eritrócitos menores do que o normal e menos quantidade de hemoglobina circulante no sangue. Exemplos: deficiência de ferro (anemia ferropriva) e distúrbios da síntese de DNA induzida por fármacos causando anemia falciforme.

7 Q906593 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

A anemia é uma condição definida pela diminuição no número de eritrócitos por unidade de volume de sangue ou por uma redução na hemoglobina do sangue para abaixo das concentrações das necessidades fisiológicas. Esta não é uma doença, mas sim um sintoma de condições variadas, incluindo a perda extensiva de sangue, excesso de destruição de células vermelhas ou redução da formação dessas células. Quanto aos fatores que envolvem a anemia, assinale com V as opções VERDADEIRAS e com F as FALSAS:

( ) Anemias relacionadas a um volume corpuscular médio inferior a 80 fl (femtolitros) são definidas como microcíticas; aquelas com valores entre 80 e 99 fl são chamadas de normocíticas; e aquelas associadas a valores iguais ou superiores a 100 fl denominam-se macrocíticas.
( ) A anemia microcítica é mais comumente relacionada a deficiência de ferro e vitamina B6, à medida que a anemia macrocítica normalmente é ocasionada por eritropoiese deficiente por diversas causas, como por exemplo, pela insuficiência de folato ou vitamina B12.
( ) A anemia normocítica está relacionada à anemia das doenças crônicas e inflamatórias (ADC). Esse tipo de anemia está associado a doenças reumatológicas, insuficiência cardíaca crônica, infecção crônica, câncer, lesão tecidual grave, fraturas múltiplas e doença de Hodgkin.
( ) A anemia normocítica ou a macrocítica podem ser ocasionadas por perda sanguínea crônica ou aguda, como em decorrência de cirurgia recente, lesão ou teste de fezes positivo para sangue oculto.
( ) Anemias macrocíticas compreendem a anemia megaloblástica ou anemia por por deficiência de vitamina B12 e vitamina B6, e a anemia perniciosa ou anemia por deficiência de folato.
Assinale a alternativa CORRETA:

8 Q895737 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

Um paciente de 50 anos apresenta fadiga persistente e palidez. O exame de sangue revela níveis de hemoglobina de 8 g/dL, VCM de 70 fL e ferritina de 10 ng/mL. O paciente possui histórico de dieta vegetariana estrita. A análise dos resultados laboratoriais e histórico dietético do paciente indica:

10 Q910819 | Nutrição, Anemias Carenciais, Nutricionista, Prefeitura de Salto do Lontra PR, FAU, 2024

A doença falciforme (DF) é uma doença genética comum no Brasil e no mundo. Ela é caracterizada pela alteração das células vermelhas do sangue, chamadas de hemácias. Normalmente, essas células têm uma forma arredondada, mas em pessoas com DF, em situações adversas como frio, desidratação ou estresse, elas assumem uma forma semelhante a uma foice, o que dificulta o fluxo sanguíneo e a entrega de oxigênio aos tecidos. Isso pode levar a uma série de sinais e sintomas, incluindo dor crônica, infecções e icterícia. No quesito alimentar, é sabido que pessoas com DF tem uma demanda aumentada de ácido fólico, devendo priorizar o consumo de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.