Questões de Concursos: APHAtendimento PréHospitalar

Prepare-se para a prova com questões de APHAtendimento PréHospitalar de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q899881 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Hospital, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é um problema de saúde pública, considerado uma das principais causas de mortes e incapacidades relacionadas a lesões. O atendimento pré-hospitalar é crucial para a estabilizaçãoe encaminhamento adequado do paciente atingido. Com base nisso, assinale a alternativa INCORRETA sobre o Suporte Pré-Hospitalar de Vida, em casos de TCE:

2 Q890162 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Julgue os itens a seguir, a respeito do atendimento pré-hospitalar (APH), realizado em caráter de urgência, fora do meio hospitalar, e que tem como objetivo estabilizar clinicamente a vítima e removê-la a um serviço hospitalar.

I Em comparação aos trabalhadores que atuam no APH, os profissionais que atuam no hospital estão expostos a mais riscos ocupacionais.
II Entre as condições que favorecem a ocorrência de acidentes de trabalho no APH está a falha no EPI.
III Nos serviços de APH, os riscos ocupacionais são decorrentes das condições de trabalho e de características do profissional (formação, tempo de serviço e categoria profissional).

Assinale a opção correta.

3 Q881182 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

O choque hipovolêmico resulta da diminuição do volume intravascular, podendo levar à inadequação do débito cardíaco, sendo a hemorragia e a perda de fluído os exemplos clínicos mais comuns. Considere os seguintes sinais e sintomas:

I. Alteração do nível de consciência, paresia em MMII.
II. Febre, disartria, melena.
III. Hipotensão, taquipneia, pulso rápido e fraco e pele fria e pegajosa.


Quais estão relacionados ao choque hipovolêmico?

4 Q881957 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico de Enfermagem PSF, Prefeitura de Conceição da Aparecida MG, OBJETIVA, 2024

A apendicectomia é o seccionamento e remoção do apêndice da sua conexão ao ceco, por meio de uma incisão separando as fibras musculares no quadrante inferior direito. O posicionamento ideal do paciente para esse procedimento é:

5 Q886033 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Monte Castelo SC, FUNDATEC, 2024

Qual escala de dor consiste em uma linha reta com cerca de 10 cm, representando a dor de forma contínua, na qual uma extremidade marca a palavra “sem dor” e a extremidade oposta marca “pior dor possível”?

7 Q911006 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Enfermeiro, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Acerca da aspiração de secreções das vias aéreas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

( ) Em pacientes intubados e com a pressão expiratória positiva - PEEP mais elevada deve ser utilizado sistema de aspiração fechado.
( ) Recomenda-se instilar solução salina estéril na via respiratória antes da aspiração como forma de diminuir a incidência de pneumonia hospitalar.
( ) O intervalo entre as aspirações deve ser no máximo de 10 a 15 segundos, para evitar a ocorrência de broncoaspiração.


As afirmativas são, respectivamente,

8 Q919130 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico de Enfermagem 40H, Prefeitura de Marau RS, FUNDATEC, 2025

A ambulância de suporte avançado é o veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. O tipo de ambulância referido é:

9 Q887088 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Passo Fundo RS, FUNDATEC, 2024

No atendimento pré-hospitalar, o manejo da via aérea integra o rol de prioridades. É um sinal clínico de alerta para o gorgolejo:

10 Q901714 | Enfermagem, APHAtendimento PréHospitalar, Médico do Trabalho, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Choque e Reposição Volêmica Um paciente de 50 anos chega ao pronto-socorro de Queimadas, PB, após sofrer um acidente de trânsito. Ele apresenta pressão arterial de 70/40 mmHg, taquicardiade 120 bpm e pele fria e pegajosa. O diagnóstico inicial é de choque hipovolêmico.
Considere as afirmativas abaixo:


1. A reposição volêmica com cristaloides isotônicos, como solução salina 0,9%, deve ser iniciada imediatamente para restaurar a perfusão tecidual e estabilizar a hemodinâmica.

2. A administração precoce de sangue ou derivados é recomendada em choque hipovolêmico grave.

3. O uso de vasopressores, como a norepinefrina, é indicado somente após a reposição volêmica adequada, para evitar a vasoconstrição periférica e a piora da perfusão tecidual.

4. A monitorização invasiva da pressão arterial e do débito urinário é fundamental para avaliar a resposta à terapia de reposição volêmica e ajustar o tratamento.

5. O uso de coloides, como albumina, é preferido em relação aos cristaloides em todos os casos de choque hipovolêmico.


Alternativas:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.