Questões de Concursos Públicos: Arquitetura

Encontre aqui questões Arquitetura de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Assinale a alternativa que apresenta os principais componentes da arquitetura de Tecnologia da Informação.

Com relação aos traçados das cidades no Brasil Colonial, analise as afirmativas a seguir.

I. Com o findar do século XVIII, sob a influência da engenharia militar, acentuou-se a preferência pelos traçados ortogonais nos projetos das povoações coloniais.

II. Na aparente desordem dos traçados das cidades coloniais existe uma incoerência orgânica e uma autonomia formal.

III. Os traçados das cidades coloniais que, inicialmente, apresentavam perfeita regularidade foram se tornando irregulares devido ao aumento populacional.

Está correto o que se afirma em

Os 3 Rs da sustentabilidade – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Adotando-se essas práticas, é possível diminuir o custo de vida reduzindo gastos, além de favorecer o desenvolvimento sustentável. Considerando essa proposição, analise o que se diz a seguir.

I. A reutilização consiste em ações que visem à diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da diminuição do desperdício.

II. A reciclagem é processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos.

III. Reduzir é processo de aproveitamento dos resíduos sólidos sem sua transformação biológica, física ou físico-química.

Está correto o que se afirma somente em

Segundo Elmasri & Navathe, a arquitetura de três esquemas pode ser usada para explicar melhor o conceito de independência de dados. Com relação a esse conceito e a arquitetura de três esquemas, analise os itens a seguir, marcando (V) para o item verdadeiro e (F) para o item falso.

( ) Independência de dados lógica é a capacidade de alterar o esquema interno sem mudar o esquema externo.

( ) Independência física de dados é a capacidade de mudar o esquema interno sem ter de alterar o esquema conceitual.

( ) Independência de dados é a capacidade de mudar o esquema em um nível do sistema de banco de dados sem que ocorram alterações do esquema no próximo nível mais alto.

( ) Com a independência de dados, mudanças em um nível não requer mudança no nível superior, pois somente o mapeamento entre os dois níveis é modifcado. Esse mapeamento não traz nenhuma sobrecarga (overhead) durante a compilação ou execução de uma consulta.

Assinale a opção com a sequência CORRETA.

Para representar o detalhe do puxador de madeira de um armário, o arquiteto empregou a escala numérica de 1:20 que, em relação ao objeto em verdadeira grandeza (VG), corresponde a
Um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, apontado como “traidor” pelo grande promotor da arquitetura neocolonial, José Mariano Filho, por ter abandonado este estilo em detrimento do outro, foi o arquiteto
Texto associado.
Instruções: Para responder à  questão, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na
originalidade da versão referenciada e não quaisquer  outras passíveis de modificação (customização,
parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos
aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.

As três visões da arquitetura básica de um SGBD, pela ordem, desde a mais próxima do usuário até a mais distante, são:
O arquiteto contemporâneo Jean Nouvel é avaliado por Benevolo (Op. Cit.) de várias maneiras, EXCETO por
No que concerne ao sistema viário, julgue os itens que se seguem. Os estudos de transporte e trânsito detectam as tendências de uso de uma via e pennitem que sejam feitas previsões. Por exemplo, uma artéria retilínea, que apresente poucas interseções, seja larga e asfaltada e ligue uma área central a um bairro muito povoado, atrairá uso lindeiro diversificado e tráfego intenso de veículos e exige soluções específicas de estacionamento, direcionamento do trânsito e segurança de pedestres.