A intensa expansão do uso social das tecnologias digitais de
informação e comunicação (TDIC) sob a forma de diferentes
dispositivos móveis conectados à internet sem fio, utilizados
em diferentes espaços, tempos e contextos, observada na
segunda década do século XXI, gerou e continua gerando
mudanças sociais que provocam a dissolução de fronteiras
entre espaço virtual e espaço físico e criam um espaço
híbrido de conexões. Na convergência entre espaços
presenciais e virtuais, surgem novos modos de expressar
pensamentos, sentimentos, crenças e desejos, por meio
de uma diversidade de tecnologias e linguagens midiáticas
empregadas para interagir, criar, estabelecer relações
e aprender.
Analise as afirmativas a seguir, relativas às metodologias
ativas para uma educação inovadora.
I. A cultura digital demanda abertura e flexibilidade
para conviver com fluxos diversificados de
informações onipresentes, multiplicidade de
letramentos, diversidade, ambiguidade e incerteza
do conhecimento, que se expande na inter-relação
entre saber cotidiano e conhecimento científico.
II. As metodologias ativas apresentam e analisam
práticas pedagógicas que superam as abordagens
educacionais centradas na fala do professor,
na leitura do livro e na passividade do estudante,
que apenas responde às questões que lhe
foram solicitadas.
III. Metodologias ativas para uma educação inovadora
apontam para a possibilidade de transformar aulas
em experiências de aprendizagem mais vivas
e significativas para os estudantes da cultura
digital, cujas expectativas em relação ao ensino,
à aprendizagem e ao próprio desenvolvimento e
formação são diferentes do que expressavam as
gerações anteriores.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.