Questões de Concursos Públicos: Assistência de Enfermagem a Queimados

Encontre aqui questões Assistência de Enfermagem a Queimados de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A “Regra dos Nove” é uma regra prática e útil para determinar a extensão da queimadura. O corpo de um adulto é dividido em regiões anatômicas que representam 9%, ou múltiplos de 9%, da superfície corporal total. A área de superfície corporal (ASC) da criança é consideravelmente diferente daquela do adulto. Na criança, a cabeça corresponde a uma porcentagem maior e os membros inferiores a uma porcentagem menor do que no adulto. Um adulto com queimadura em face, tórax e abdome frente e MMSS frente, possui quantos por centos da superfície corporal queimada? Assinale a alternativa CORRETA.
Considerando a extensão corporal de uma vítima adulta de queimadura por fogo, assinale a alternativa que corresponda, em porcentagem, à soma da área do membro superior direito, mais a área dos membros inferiores (MMIIs).
Marcos, 25 anos, 60 kg, sofreu queimaduras de 2º e 3º graus nos membros superiores e no tronco anterior. Entre os cuidados prestados, os profissionais de saúde iniciaram a reposição volêmica com Ringer Lactato.

Com base nos dados apresentados, utilizando a fórmula de Parkland, assinale a opção que indica o volume total a ser infundido. 
Sobre o atendimento às vítimas de queimaduras, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A classificação da queimadura em primeiro, segundo ou terceiro graus considera a profundidade da lesão.
( ) No tratamento imediato de emergência, recomenda-se a retirada de anéis e piercings e que a lesão seja coberta com pano limpo.
( ) São indicados os usos de pomadas e pastas no ferimento.
( ) Não se deve romper bolhas, pois elas funcionam como mecanismo de proteção.

Assinale a sequência correta.
Paciente M.S.S 58 anos deu entrada em uma unidade de pronto atendimento de urgência e emergência, com quadro de queimadura causada por uma combustão em um acidente de trabalho. Ele apresentava queimadura extensa no tórax anterior e em todo o membro superior (direito e esquerdo). O enfermeiro realizou o cálculo de porcentagem da extensão queimada para determinação das necessidades hídricas que serão prescritas pelo médico de plantão. Seguindo as orientações da Cartilha para tratamento de emergência das queimaduras do Ministério da Saúde, o percentual da superfície corporal atingida desse paciente, calculada pelo enfermeiro utilizando a Regra dos Nove, é de aproximadamente:
Um incêndio de grandes proporções em uma casa deixou uma pessoa ferida. Ao chegar ao local, os profissionais da atenção pré-hospitalar avaliaram a vítima que apresentava diversos traumas, devido ao desabamento do teto, e queimaduras em diversas partes do corpo. Diante desse caso e de acordo com atendimento às pessoas vítimas de queimaduras térmicas, analise as afirmativas abaixo.

I No politraumatizado grave, deve-se priorizar o atendimento ao trauma e os efeitos sistêmicos da queimadura e depois a queimadura.
II Realizar a irrigação com soro fisiológico em abundância, objetivando o resfriamento da área queimada e, em seguida, cobrir com compressas secas, estéreis e não aderentes.
III Manter a permeabilidade das vias aérea e administrar oxigênio em baixo fluxo para não aumentar o trauma pulmonar.
IV Expor a área queimada, retirando as roupas e objetos que estejam aderidos à pele, com o objetivo de diminuir a área exposta ao calor excessivo.

Estão corretas as afirmativas
Adulto de 55 anos apresenta queimaduras, por etanol, de primeiro, segundo e terceiro grau em 60% da região corpórea decorrentes de explosão em ambiente aberto. Em relação à profundidade das queimaduras, é correto afirmar que
Durante o plantão noturno de um profissional de enfermagem, deram entrada na sala de emergência três pacientes vítimas de queimaduras. A primeira, um homem de 43 anos, encontrava-se consciente e orientado. Informou ao enfermeiro ter ajudado as pessoas a saírem da casa onde estavam, alguns minutos após o início de um incêndio, que se deu por uso indevido de um fogão a lenha localizado no único cômodo da casa. Esse homem apresentava queimaduras nas mãos e nas pernas, caracterizadas por eritema intenso, bolhas, edema e dor. A segunda vítima, uma mulher de 37 anos, chegou inconsciente. Seus sinais vitais indicavam apnéia, bradicardia, hipotensão e hipotermia. Apresentava, também, várias áreas queimadas, inclusive o tórax e a cabeça. Em alguns locais, havia apenas forte eritema, e, em outros, as lesões apresentavam-se esbranquiçadas, com perda de camadas da pele. A terceira vítima, uma criança de 2 anos, encontrava-se consciente, chorosa, com sinais de queimaduras em um dos braços e em uma das mãos, cujas características eram de hiperemia e edema. Seus sinais vitais revelaram função cardíaca normal e ausência de dificuldade respiratória.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subseqüentes.

A paciente de 37 anos teve queimaduras classificadas como de primeiro e terceiro graus.
Sobre o tratamento de queimaduras na urgência, o enfermeiro deve estar atento para os seguintes cuidados, EXCETO:
Queimaduras são feridas traumáticas causadas, na maioria das vezes, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Podem ser classificadas de acordo com a sua profundidade e tamanho, sendo geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal acometida. Sobre queimaduras, pode-se afirmar que: