Questões de Concursos: Assistência de Enfermagem ao PréNatal

Prepare-se para a prova com questões de Assistência de Enfermagem ao PréNatal de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q899871 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Hospital, Prefeitura de Guaraciaba do Norte CE, CONSULPAM, 2024

Sobre o acompanhamento da gestante no pré-natal de baixo risco, assinale a alternativa CORRETA:

2 Q912143 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Orlândia SP, Instituto Consulplan, 2023

De acordo com o Programa Nacional da Triagem Neonatal, preconizado pelo Ministério da Saúde,termo triagem origina-se do vocábulo francês triage, que significa seleção. Em saúde pública “triar” significa identificar, em uma população assintomática, os indivíduos que estão sob risco de desenvolver determinada doença ou distúrbio e que se beneficiariam de investigação adicional, ação preventiva ou terapêutica imediatas. O procedimento de triagem deve ser capaz de alterar a história natural da doença em uma parcela significativa da população elegível. A partir da identificação por testes específicos, pode-se iniciar o tratamento adequado visando a minimizar riscos ou complicações advindas da condição identificada.
(Disponível em: Ministério da Saúde.)

Sobre o Programa Nacional da Triagem Neonatal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A metodologia de rastreamento através da aplicação da Triagem Neonatal é efetuada na população com idade a partir de dois a seis meses, com o intuito identificar distúrbios auditivos, oculares, cardíacos, dentre outros. ( ) O Teste do Pezinho, realizado a partir da coleta de sangue (calcanhar do bebê ou periférico), permite identificar doenças graves que não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível, bem como a morte. ( ) O Teste do Coraçãozinho, apesar do exame ser doloroso para o bebê, é realizado através de punção de uma artéria do pulso para medir a concentração do oxigênio no sangue, sendo capaz de detectar problemas cardíacos congênitos complexos desde o nascimento.
A sequência está correta em

4 Q897608 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Enfermeiro I PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Preencha a lacuna com a alternativa correta:
“Em geral, o abortamento ___________ cursa com regressão dos sintomas e sinais da gestação, o colo uterino encontra-se fechado e não há perda sanguínea; o exame de ultrassom revela ausência de sinais de vitalidade ou a presença de saco gestacional sem embrião (ovo anembrionado)”.

5 Q890650 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Durante o ciclo gravídico, o Agente Comunitário de Saúde deve encaminhar todas as gestantes ao serviço de saúde com a finalidade de promover sua captação precoce para a primeira consulta e realizar o acompanhamento das consultas subsequentes. Assim, segundo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, especificamente da 28ª até a 36ª semana, as consultas intercaladas com o médico e o enfermeiro devem ser realizadas

6 Q868724 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

As anomalias congênitas (AC) são alterações que ocorrem durante o desenvolvimento fetal, afetam estruturas ou funções do corpo e podem comprometer o desenvolvimento integral do indivíduo.
Nos sistemas e serviços de saúde, qual estratégia de prevenção e detecção precoce de anomalias congênitas é de extrema importância?

7 Q913699 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Águas Belas PE, ADMeTEC, 2023

Analise as afirmações a seguir: I. O Teste Rápido de Gravidez pode ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde, acelerando o processo necessário para a confirmação da gravidez e o início do prénatal.
II. A mulher grávida deve iniciar o pré-natal na Atenção Primária à Saúde tão logo descubra ou desconfie que esteja grávida, preferencialmente até a 20ª semana de gestação, o que garante a captação precoce da gestante pelo serviço de saúde.
III. O acompanhamento periódico e contínuo de todas as gestantes é para assegurar seu seguimento durante toda a gestação, em intervalos preestabelecidos: mensalmente, até a 20ª semana; quinzenalmente, da 20ª até a 36ª semana; e semanalmente, da 36ª até a 41ª. Marque a alternativa CORRETA:

8 Q912901 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piratininga SP, OBJETIVA, 2023

A vigilância dos fatores de risco gestacional deve ser contínua e sua identificação deve disparar medidas preventivas. São fatores que aumentam o risco gestacional, EXCETO:

9 Q871842 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Duas Estradas PB, CPCON, 2024

Uma das atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na visita à gestante é verificar com a ela se a próxima consulta está agendada, independentemente da idade gestacional. O calendário de atendimento durante o pré-natal deve ser programado em função dos períodos gestacionais que determinam maior risco materno e perinatal. Analise as afirmações sobre o calendário de consultas da gestante.

I- A alta do pré-natal ocorre na 41ª semana, caso não tenha ocorrido o parto antes.
II- O calendário deve ser iniciado precocemente (no primeiro trimestre) e deve ser regular, garantindo-se que todas as avaliações propostas sejam realizadas.
III- O total de consultas deverá ser de, no mínimo 4 (quatro), com acompanhamento intercalado entre médico e enfermeiro.
IV- Da 36ª até a 41ª semana de gestação, o calendário de consultas deve ser quinzenal.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

10 Q864245 | Enfermagem, Assistência de Enfermagem ao PréNatal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Em relação a vitaminas durante a gestação, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ácido fólico.
(2) Ácido ascórbico.
(3) Vitamina D.

( ) Um adicional de 10mg ao dia é recomendado para mulheres grávidas. Essa recomendação é atingida se cinco porções de frutas forem consumidas ao dia.
( ) A sua necessidade aumenta durante a gestação em resposta à eritropoiese materna e fetal e ao crescimento placentário.
( ) Tem efeitos positivos no equilíbrio do cálcio na gestação, favorece a função imunológica e o desenvolvimento cerebral. 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.