Questões de Concursos: Avaliação Educacional

Prepare-se para a prova com questões de Avaliação Educacional de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q24875 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Sobre a avaliação da aprendizagem, é INCORRETO afirmar:

2 Q24877 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

A função da avaliação _______________ é coletar dados relevantes que expressem o estado de aprendizagem inicial do aluno.

A palavra que preenche CORRETAMENTE a frasé é:

3 Q24876 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Pedagogo, CISCOPAR

O Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou em 2005 a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como:

4 Q834800 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de São Bento do Sul SC Professor de Educação Infantil Não habilitado, OMNI, 2021

Assinale alternativa que corresponde a portfólios referente a avaliação na educação infantil:

5 Q832745 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Modelo SC Professor de Educação Infantil, Alternative Concursos, 2021

Jussara Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade de o aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann: I. O aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. II. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como inibidor de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. III. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico. IV. Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente.

6 Q834575 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Ermo SC Professor de Geografia, PS Concursos, 2021

Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:

7 Q834743 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de Jacinto Machado SC Professor de Geografia, PS Concursos, 2021

Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:

8 Q832669 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, 2021

Uma das etapas mais importantes na formação da criança é a vida escolar. Assim, é por meio da escola que a criança tem seus primeiros contatos sociais e culturais, pois conhece seus deveres, responsabilidades e inicia a socialização. Dessa forma, torna-se necessário encontrar outras maneiras de avaliar os alunos da educação infantil.
Considera-se como alguns métodos de avaliação na Educação Infantil. Considerando (V) para verdadeiro e (F) para falso complete as lacunas abaixo:
(__)Observar e registrar seus principais apontamentos. (__)Conversar com os alunos. (__)Elaborar relatórios e portifólios. (__)Envolver o aluno nas práticas e atividades culturais.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

9 Q863534 | Pedagogia, Avaliação Educacional

Explique a relevância da avaliação formativa no processo de ensino-aprendizagem e como ela pode ser aplicada de forma eficaz em sala de aula.

10 Q904276 | Pedagogia, Avaliação Educacional, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O planejamento, visto como um instrumento de transformação, envolve dois grandes subprocessos: elaboração e realização interativa. Para fechar o ciclo do processo de planejamento um terceiro elemento emerge nesse contexto. Assinale a alternativa que contempla o terceiro elemento.
Usamos cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade.