Questões de Concursos Públicos: Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas

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1 Q898601 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Durante o planejamento de uma aula sobre meio ambiente, a professora Júlia decide realizar um diagnóstico inicial. De acordo com seu conhecimento sobre o tema, analise as afirmações abaixo e assinale a correta:

2 Q898816 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Os novos paradigmas de avaliação da aprendizagem na educação têm desafiado a escola a repensar suas práticas. Nesse contexto, a avaliação deve ser compreendida pelos docentes como:

3 Q902983 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considerando a abordagem da avaliação na Educação Infantil como um processo contínuo e formativo que visa o desenvolvimento integral das crianças, assinale a opção da afirmação CORRETA em relação à avaliação formativa.

5 Q898305 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A avaliação escolar apresenta diversas funções pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, considere a seguinte afirmação: "A avaliação formativa busca acompanhar o desenvolvimento contínuo do estudante, enquanto a avaliação somativa é utilizada para sintetizar o aprendizado em momentos específicos." Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

6 Q898948 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Matemática, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Na disciplina de Matemática, uma professora observou que vários alunos estão com dificuldades em álgebra. Após uma avaliação diagnóstica, ela decide implementar uma estratégia de recuperação. Nesse contexto, qual das estratégias abaixo é mais adequada para apoiar esses alunos na superação das dificuldades?

7 Q898598 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2024

Em uma escola de educação infantil, a professora está planejando atividades de avaliação diversificada. De acordo com seu conhecimento prévio sobre o assunto, analise as alternativas abaixo e, após, assinale a correta:

8 Q897877 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Especialista em Educação Básica, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre a avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

I- A avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ser contínua e formativa, permitindo ajustes no percurso pedagógico conforme as necessidades dos alunos.

II- O feedback oferecido durante a avaliação é essencial para que os alunos possam refletir sobre os seus erros e acertos, favorecendo o aprendizado.

III- A padronização das avaliações é sempre recomendada, já que todos os alunos devem ser avaliados da mesma forma, independentemente de suas necessidades ou contextos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)

9 Q903702 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Texto associado.

Para responder a questão, leia o texto II.


TEXTO II


Uma professora, após definir os objetivos educacionais de uma unidade didática para ser implementada na escola, passou a se dedicar ao planejamento e elaboração das atividades e provas que deveriam ser realizadas para viabilizar a avaliação dos processos de ensino e aprendizagem que aconteceria nesse contexto. No sentindo de realizar essas atividades docentes de maneira mais segura, ela se apoiou nas ideias de Libâneo (2014), de modo a relembrar o conceito e as funções da avaliação na prática escolar. Com essa proposta, a professora além de pensar em atividades e provas que seriam aplicadas no início, durante e no final da unidade didática, também aprimorou os objetivos educacionais anteriormente definidos. Dessa forma, ela ficou mais confiante de que a avaliação que pretendia realizar cumpriria com as suas funções.

A partir do contexto do Texto II, uma recomendação inequívoca para a professora sobre a avaliação na prática escolar é:

10 Q906786 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Diretor de Escola, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Na literatura, é possível encontrar inúmeros autores que analisam a concepção e abrangência da avaliação, a partir da análise de sua forma e conteúdo. A seguir, foram destacados alguns desses posicionamentos. Porém, uma alternativa foi elaborada erroneamente, destaque-a: