Questões de Concursos: Bases Psicológicas da Aprendizagem

Prepare-se para prova com questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q321638 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

2 Q325717 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IBGE, CESGRANRIO

No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial, a teoria de Erick Erikson (1902-1994) compreende o desenvolvimento da personalidade como produto de nossas interações sociais. Em seus estudos, também identificou uma sucessão de estágios no decorrer do desenvolvimento, caracterizados pelo fato de

3 Q319212 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Nível I, Prefeitura de Lontras SC, INTELECTUS

Henri Wallon inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento. Explicou que o desenvolvimento infantil vai do sincretismo á categorização. Wallon não é autor de fácil leitura. Contemporâneo de Jean Piaget e Lev Vygotsky se dedicou a estudar o desenvolvimento infantil, tendo uma relação estreita com as teorias da educação. Analise as afirmativas sobre Henri Wallon:

I - Para Wallon, o termo afetividade se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. É um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento;

II – Para Wallon a afetividade está sempre presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações, assim como o ato motor e a cognição. Ou seja, a sala de aula, a distribuição das carteiras e a organização do ambiente provocam nos alunos abraço ou repulsa; 

III – A criança, para Wallon é essencialmente cognitiva e aos poucos vai constituindo-se em um ser socioemocional;

IV – Wallon utiliza o conceito de sincretismo infantil como principal característica do pensamento da criança: a ausência de diferenciação entre os elementos; as informações que ela recebe do meio, as experiências pessoais e as fantasias se misturam.

Está INCORRETA a alternativa:

4 Q328731 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:

5 Q319525 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, SEDUC PE, IPAD

De acordo com a Psicologia do Desenvolvimento, é incorreto afirmar

6 Q326667 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor de Educação Física, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

As Teorias Psicogenéticas se baseiam em três grandes autores: Piaget, Vygotsky e Wallon. Com base nestes teóricos analise os itens a seguir:

I- Piaget divide em quatro os estágios de desenvolvimento do individuo, são eles: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

II- Segundo Vygotsky, o individuo não necessita do meio social para desenvolver-se.

III- Wallon acredita que as emoções têm um papel preponderante no desenvolvimento da pessoa, pois são através delas que demonstramos nossos desejos e vontades.

Marque a alternativa verdadeira.

7 Q324102 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Cajamar SP, CESGRANRIO

Emília Ferreiro e Ana Teberosky, citadas por Curto, Morillo e Teixidó (2000), dedicaram-se à pesquisa do pensamento infantil sobre a leitura e a escrita. As autoras perceberam o que pensam as crianças acerca do mundo que as rodeia. Concluíram que uma das primeiras diferenciações que as crianças estabelecem entre a escrita e outras representações diz respeito à diferença entre:

8 Q327215 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Auxiliar Educativo, Prefeitura de Nova Tebas PR, UNIUV

Para compreender as concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico, é necessário ter claro um conceito central de sua teoria, a Mediação. Nesse sentido, Vygotsky define que:

9 Q319120 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

10 Q327085 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

João, criança de cinco anos de idade que já desenvolveu consciência corporal, utiliza, com frequência, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora também já consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposição e o confronto com as pessoas de seu ambiente social.

Lucas, irmão mais velho de João, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos últimos anos, capacidade de memória e atenção voluntárias. Na avaliação dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situações e confunde João quando compara vento e chuva dizendo que ambos são iguais, embora consiga estabelecer distinções entre esses dois eventos da natureza.

De acordo com Wallon, João e Lucas estão, respectivamente, nos estágios de desenvolvimento denominados