Questões de Concursos Públicos: Benchmarking

Resolva online questões de Benchmarking para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q260649 | Administração Geral, Benchmarking, Técnico Judiciário Área Administrativa, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Benchmarking e reengenharia são técnicas utilizadas para a melhoria de processos nas organizações. Com relação a essas técnicas, assinale a opção correta.

2 Q121577 | Administração Geral, Benchmarking, Analista de Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

O benchmarking é um processo em que o gestor compara seus produtos e serviços com empresas que possuem boas práticas de mercado. É um processo contínuo e natural dentro do cenário de aumento de competitividade. Analise as afirmativas a seguir.

I. O benchmarking competitivo é o tipo mais fácil, rápido e automático de ser implantado.

II. Uma das vantagens do benchmarking é expor as pessoas às novas ideias. Do mesmo modo, proporciona uma visão externa da empresa.

III. Uma das desvantagens do benchmarking é que se apresenta como um processo aleatório de coleta de dados e, assim sendo, sem garantia de resultados finais.

Pode afirmar que:

3 Q895099 | Administração Geral, Benchmarking, Auxiliar Administrativo, CISAMURES SC, Quadrix, 2024

Em relação à melhoria contínua da qualidade, analise as etapas a seguir.

I Identificação dos padrões de excelências (benchmarks) que devem ser conhecidos e superados.
II Definição da equipe de trabalho que tratará da melhoria.
III Desenvolvimento de um esquema‑piloto para solucionar o problema e melhorar a qualidade, de modo que se teste sua relação custo‑benefício antes da implantação.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de realização dessas etapas no processo de melhoria contínua da qualidade.

4 Q889023 | Administração Geral, Benchmarking, Atendente Comercial, CELESC, ACAFE, 2024

Um setor público, preocupado com a qualidade dos serviços prestados à população, decidiu implementar um programa de melhoria contínua na gestão da qualidade de seus serviços e processos. Como parte das iniciativas, o setor pretende adotar práticas reconhecidas que visam à eficiência, eficácia e satisfação dos cidadãos. A seguir, são apresentadas algumas dessas práticas. Associe cada prática com a descrição CORRETA de sua contribuição para a melhoria contínua na gestão da qualidade dos serviços públicos:

Práticas

1 Ciclo PDCA.

2 Benchmarking.

3 Gestão de Reclamações.

4 Indicadores de Desempenho.

5 Capacitação Contínua dos Servidores.

Descrições

A Implementar um processo cíclico de planejamento, execução, verificação e ação para promover melhorias contínuas e ajustes nos processos.

B Adotar práticas de comparação com outras instituições públicas, para identificar e implementar as melhores práticas.

C Monitorar e analisar reclamações dos cidadãos para identificar áreas de melhoria e resolver problemas recorrentes.

D Definir e acompanhar métricas específicas para avaliar os serviços públicos e orientar decisões gerenciais.

E Investir na formação e atualização contínua dos servidores, para garantir que possuam as habilidades e conhecimentos necessários para prestar serviços de qualidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

5 Q891733 | Administração Geral, Benchmarking, Assistência Administrativa, ALTO, FGV, 2024

Para garantir o sucesso do planejamento, é essencial identificar os fatores críticos que influenciam diretamente o alcance dos objetivos estabelecidos. Esses elementos determinantes são fundamentais para o progresso da organização, pois estão diretamente ligados ao seu êxito.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, o fator crítico que visa a descobrir o que distingue as organizações bem-sucedidas das organizações malsucedidas e analisar as diferenças entre elas.

6 Q892867 | Administração Geral, Benchmarking, Assistente Administrativo, CORENRR, SELECON, 2024

Na escolha dos canais de distribuição, uma vez definidas as funções associadas ao canal, é necessário fazer uma análise do projeto da empresa, confrontando com as melhores práticas do mercado, com o objetivo de otimizar os processos da organização. A comparação desse projeto com as melhores práticas do mercado para que possam ser replicadas na empresa é denominada:

7 Q888111 | Administração Geral, Benchmarking, Agente Operacional de Mercado, CEASA ES, Instituto Access, 2024

Qual é o benefício de realizar constante benchmarking em relação aos preços praticados?