Questões de Concursos Públicos: Biologia como ciência

Resolva online questões de Biologia como ciência para Concursos Públicos com gabarito. Acesse milhares de provas com exercícios comentados e baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q880925 | Biologia, Biologia como ciência, Técnico de Laboratório/ Área: Floresta, UFMT, UFMT, 2024

Assinale a afirmativa que apresenta a forma correta de coleta de material botânico destinado à confecção de exsicatas.

2 Q900079 | Biologia, Biologia como ciência, Professor Ciências, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

"A Bioética constitui o novo semblante da ética científica", segundo afirma Diego Gracia, catedrático de História da Medicina e diretor do primeiro programa de mestrado em Bioética da Europa, na Universidade Complutense de Madri. É preciso contar com alguns princípios que ajudem os profissionais a decidir e agir corretamente, pois a ciência, embora sendo a grande esperança, se apresenta também como uma grande ameaça para a vida humana.


Fonte: CLOTET, Joaquim. Por que bioética?. Revista bioética, v. 1, n. 1, 1993.


Atualmente, o termo bioética assume como conceito uma das opções dispostas abaixo, marque-a corretamente.

3 Q868761 | Biologia, Biologia como ciência, Gari, Prefeitura de Juru PB, EDUCA, 2024

O descarte de cadáveres de mamíferos herbívoros domésticos de médio e grande porte é um problema comum para prefeituras e ouros órgãos com a mesma responsabilidade.

O método que “é um processo natural em que bactérias, fungos e outros microrganismos convertem material orgânico em um produto estabilizado, é chamado de:

Assinale a alternativa CORRETA:

4 Q911745 | Biologia, Biologia como ciência, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do método científico.

5 Q899971 | Biologia, Biologia como ciência, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que cita na ordem correta as fases do método científico descritas abaixo


( ) Observação

( ) Levantamento de hipóteses

( ) Conclusão ( ) Experimentação

( ) Análise dos resultados

( ) Elaboração do problema/pergunta



Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

6 Q899962 | Biologia, Biologia como ciência, Biólogo, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa correta sobre o tipo de fóssil.

7 Q907949 | Biologia, Biologia como ciência, Ciências, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Instituto Consulplan, 2024

Com a descoberta dos micro-organismos no século XVII, a teoria da abiogênese renasceu. Afirmava-se que os micro-organismos recém-descobertos eram tão simples que poderiam surgir da matéria sem vida. Um dos experimentos para provar essa teoria foi feito aquecendo e fechando hermeticamente vários recipientes cheios de caldo de carne. E o resultado foi que, mesmo com os vidros fechados, se desenvolvia no caldo de carne um grande número de micro-organismos (bactérias). O que demonstrava a existência de geração espontânea. Esse experimento foi desenvolvido por:

8 Q906929 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMTEC, 2024

Durante uma aula sobre evolução biológica, um professor de Ciências Biológicas percebe que um aluno, João, apresenta comportamentos de desinteresse, como olhar constantemente para o relógio, suspirar frequentemente e não interagir com os colegas. O professor, preocupado com o bem-estar e o desenvolvimento acadêmico de João, decide abordá-lo após a aula. Durante a conversa, João revela que está passando por problemas pessoais em casa, o que está afetando sua concentração nas aulas. O professor, ciente dos aspectos psicológicos envolvidos na educação, reconhece a importância do suporte emocional para o sucesso acadêmico dos alunos. Considerando a situação apresentada, qual é a melhor abordagem do professor para auxiliar João?

9 Q906934 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMTEC, 2024

Durante uma reunião de planejamento curricular em uma escola de Ciências Biológicas, os professores estão discutindo sobre a importância da interdisciplinaridade no currículo. Um dos professores argumenta que a interdisciplinaridade promove uma visão integrada do conhecimento, estimula a criatividade e ajuda os alunos a relacionar conceitos de diferentes áreas. Considerando os princípios do Currículo Interdisciplinar, qual das seguintes características não é fundamental para sua efetiva implementação?

10 Q906935 | Biologia, Biologia como ciência, Professor de Ciências Biológicas, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADMTEC, 2024

Durante uma aula prática de Ciências Biológicas sobre ecossistemas aquáticos, um professor decide utilizar uma metodologia de ensino baseada na resolução de problemas. Ele propõe aos alunos um cenário hipotético no qual um lago próximo à escola está sofrendo com a eutrofização devido ao excesso de nutrientes provenientes de esgotos domésticos. Considerando a abordagem do professor, qual dos seguintes princípios da Didática geral e Prática de Ensino está sendo aplicado?