O Microsoft Power BI é um pacote de ferramentas de análise de negócios que proporciona variadas visualizações de indicadores, criados a partir de processos que simplificam a preparação dos dados provenientes de diferentes fontes de dados. A apresentação de relatórios e dashboards é personalizada e preparada para publicação, compartilhamento e análise por integrantes de uma empresa, por meio de navegador Web ou dispositivos móveis. É uma forma rápida para disponibilização de diferentes exibições, exclusivas e completas dos negócios da empresa, com garantia de escalabilidade, governança e segurança.
Com relação aos recursos e ferramentas disponíveis no Power BI, assinale a afirmativa CORRETA.
a) Após a conexão com mais de uma fonte de dados, é possível transformar e combinar os dados coletados no Power BI, conforme a necessidade, em uma consulta útil. Há duas formas de combinar consultas – mesclando e acrescentando. Quando se tem uma ou mais colunas para adicionar a outra consulta, é preciso acrescentar a consulta. Quando se tem linhas adicionais de dados para serem adicionadas a uma consulta existente, é preciso mesclar as consultas.
b) No Power BI, os dashboards costumam ser confundidos com relatórios, pois ambos são telas com visualizações. Entre as diferenças importantes, podemos citar que, no dashboard, não é possível filtrar ou fatiar as visualizações, enquanto nos relatórios existem diferentes maneiras de filtrar, realçar e fatiar. Da mesma forma, no dashboard não é possível criar alertas para envio por email quando determinadas condições são atendidas, mas nos relatórios isso é possível.
c) Quando existem dashboards ou relatórios que precisam ser acessados com mais frequência, é possível adicionálos ao Favoritos, o que permite o acesso rápido e facilitado tanto ao dashboard quanto ao relatório a partir de todos os espaços de trabalho.
d) Quando um conjunto de dados no Power BI é obtido a partir de um arquivo salvo em um computador local, .CSV ou .XLSX por exemplo, é preciso que a conta usada para acessar o equipamento seja a mesma usada para o logon do Power BI. Dessa forma, o conjunto de dados criados no site do Power BI terá não apenas a referência dessa conta de logon no Power BI, mas também a referência ao arquivo fonte, permitindo a sincronização desse conjunto de dados com sua fonte sempre que houver alterações, e mantendo as visualizações que exploram esses dados atualizadas.
e) Quando duas ou mais tabelas são consultadas e carregadas ao mesmo tempo, o Power BI Desktop tenta localizar e criar relações, em que a cardinalidade, a direção e as propriedades de relação são definidas automaticamente. O Power BI Desktop procura por nomes de colunas que possam ser correspondentes, o que indica uma potencial relação. Se possível e desde que haja um alto nível de confiança na existência da relação, essa é criada automáticamente. Caso contrário, a caixa de diálogo Gerenciar Relações ainda pode ser usada para criar ou editar relações.