Questões de Concursos Públicos: Calorimetria

Encontre aqui questões de Concursos Públicos: Calorimetria com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de provas com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Um técnico de laboratório brasileiro precisa enviar o valor

do calor específico de um metal para seu colega norte-americano,

o qual utiliza a caloria como unidade de energia, a

libra (Pound) como unidade de massa (1 lb = 450 g), e o

grau Fahrenheit como unidade de temperatura. Se o calor

específico do referido metal é de 0,25 cal/(g.o

C), seu correspondente

valor em cal/(lb.º F) é

Com relação à calorimetria, assinale a opção INCORRETA.

Para medir temperaturas, o técnico de um laboratório

dispunha apenas de um termômetro graduado na escala

Fahrenheit e precisava realizar uma operação envolvendo

trocas de calor. Verteu, então, 300 mL de água a 35 o

F para o interior de um calorímetro, de capacidade térmica desprezível

e, uma vez isolado o sistema do meio ambiente, fez

atingir a temperatura de 125 o

F, após fornecer-lhe uma quantidade

de calor Q. O calor específico da água foi considerado

constante e com o valor 1,0 cal/(g.o C ); a densidade da água

é de 1,0 g/mL. A quantidade de calor Q, em cal, recebida pela amostra de

água foi de

Para fazer certa massa de gelo fundente ser transformada em água no ponto de ebulição, é necessária determinada quantidade de calor. Para vaporizar a mesma quantidade de água, é necessária uma quantidade de calor Dados: calor específico da água = 1 cal/g°C; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor latente de ebulição da água = 540 cal/g.
Paulo, João e Artur, enquanto estudavam Física para sua prova, resolveram preparar 600 g de chá. Para baixar rapidamente a temperatura do chá, despejaram algumas pedras de gelo fundente. Considere que, quando as pedras de gelo foram adicionadas ao chá, a temperatura deste era de 88°C e que o calor específico do chá é o mesmo da água (1 cal/g°C). Quando a temperatura do sistema atingiu 60°C, eles começaram a beber o chá. Se cada pedra adicionada tinha 60 g e lembrando que o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g, a quantidade de pedras de gelo adicionadas foi de
Há um experimento interessante e famoso, adotado em aulas experimentais de faculdades de engenharia, para calcular o calor específico de uma substância. Um grupo de alunos decidiu realizar o experimento. Abandonaram de uma das janelas do terceiro andar (10 m) um bloco de 2 kg, e com ajuda de dois sensores verificaram que o bloco atingiu o solo com velocidade de 11 m/s e sua temperatura aumentou 0,1 °C, ao longo da queda. Obs.: os alunos utilizaram para o valor da aceleração da gravidade 10 m/s².
O valor do calor específico, em J/kg. °C, encontrado pelo grupo foi
Considere uma porção de água utilizada para refrigeração de uma usina, em uma área de 1 km² com profundidade média de 10 m, em uma região próxima a ela, que, neste processo, tenha sofrido um aumento de temperatura de 1°C, configurando um exemplo de poluição térmica. Considere ainda o calor específico da água igual a 1 cal.g-1.°C-1 e sua densidade igual a 10³ kg/m³.