Questões de Concursos: Cargos

Prepare-se para a prova com questões de Cargos de Concursos Públicos! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q709230 | Direito Administrativo, Cargos, Advogado, Prefeitura de Parnamirim RN, COMPERVE

José da Silva, vereador recentemente eleito no município de Parnamirim, possui formação em economia bem como os títulos de mestre e doutor. A sua formação acadêmica lhe rendeu um cargo de docente de economia após aprovação em concurso público de provas e títulos. Assim sendo, Silva leciona cotidianamente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Recentemente, José também foi aprovado em concursos públicos para lecionar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Diante de sua aprovação nos concursos da UFRN e do IFRN, da recente eleição e com a vereança prestes a se iniciar, José deseja saber da possibilidade de exercer as suas atividades simultaneamente. Considerando a situação exposta e a disciplina jurídica para o tema da acumulação de cargos,

2 Q698824 | Direito Administrativo, Cargos, Promotor de Justiça Substituto, MPE MT, FCC

Em matéria de servidor público:

3 Q707363 | Direito Administrativo, Cargos, Agente de Controle Interno, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADMeTEC

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
II. Constitui ato de improbidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, aceitar emprego, comissão ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa física ou jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade.

Marque a alternativa CORRETA:

4 Q675208 | Direito Administrativo, Cargos, Advogado, Prefeitura de São Roque SP, VUNESP, 2020

A respeito dos servidores públicos estatutários, assinale a alternativa correta.

5 Q709222 | Direito Administrativo, Cargos, Auditor de Controle Interno Administração, Prefeitura de Viana ES, CONSULPAM

De acordo com a Constituição Federal, no que se refere aos cargos, empregos e funções públicas, assinale a alternativa INCORRETA:

6 Q671768 | Direito Administrativo, Cargos, Agente Administrativo, Câmara de Mamanguape PB, IDIB, 2020

Sobre os servidores públicos, assinale a afirmativa incorreta.

7 Q700533 | Direito Administrativo, Cargos, Procurador, Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá, VUNESP

A respeito dos servidores públicos, assinale a alternativa correta.

8 Q707426 | Direito Administrativo, Cargos, Perito Criminal Engenharia Civil, CPC RENATO CHAVES, FADESP

Uma distinção importante na organização funcional da Administração Pública é entre cargo em comissão e função de confiança. Sobre as diferenças e semelhanças entre tais conceitos é correto afirmar o seguinte:

9 Q702503 | Direito Administrativo, Cargos, Técnico do Ministério Público Administrativa, MPE RJ, FGV

Texto associado.
João, servidor público estadual estável ocupante de cargo efetivo, foi demitido após processo administrativo disciplinar. Quatro anos depois, sua demissão foi invalidada por sentença judicial transitada em julgado.
De acordo com a Constituição da República de 1988, João será reintegrado e José, servidor estadual estável que estava ocupando a vaga de João no momento de sua reintegração, será:

10 Q707934 | Direito Administrativo, Cargos, Agente de Controle Interno, Prefeitura de Teotônio Vilela AL, ADMeTEC

Texto associado.
Leia as afirmativas a seguir:

I. A economicidade é a operacionalização ao menor custo possível, ou seja, a aquisição de insumos ao menor preço, sem prejuízo da qualidade; capacidade da entidade em sobreviver no tempo, mantendo seu patrimônio ou ampliando o mesmo, cumprindo seus objetivos.
II. O termo "servidor" designa a pessoa legalmente investida em cargo público, conforme disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Marque a alternativa CORRETA:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.