Questões de Concursos Públicos: Categorias de Análise da Geografia

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“O ensino de geografia contribui para a formação da cidadania por meio da prática de construção e reconstrução de conhecimentos, habilidades, valores que ampliam a capacidade de crianças e jovens compreenderem o mundo que vivem e atuam, numa escola organizada como um espaço aberto e vivo de culturas. ” CAVALCANTI, Lana de S. A Geografia Escolar e a Cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas/SP: Papirus, 2008. p.81.
Para se atingir os objetivos e contribuições destacados pela autora, nos últimos anos a Geografia Escolar tem se pautado, no plano teórico-metodológico, nas seguintes perspectivas, EXCETO:

Conforme Suertegaray (2005), sobre a constituição histórica da ciência geográfica, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A construção da ciência geográfica no século XIX foi marcada pelas ideias hegemônicas advindas da visão positivista do conhecimento, mas também foi influenciada pelo historicismo e pelo funcionalismo/estruturalismo.


II. A Geografia Clássica está centrada na análise de processos espaciais focados nos problemas de ordem econômica, ambiental e social tendo como objetivo a reconstrução da Europa pós-Segunda Guerra Mundial. Os principais exemplos da Geografia Clássica são a Teoria dos Círculos Concêntricos e a Teoria dos Lugares Centrais.


III. Na década de 1970, diante das críticas à Geografia Clássica, outros métodos despontam na ciência geográfica, como a fenomenologia. O método fenomenológico é dedutivo e empírico.

Segundo Corrêa (2022), a respeito das definições de espaço geográfico na história do pensamento geográfico, é INCORRETO afirmar que:
Entendeu a Geografia como uma Ciência sem um objeto de estudo, mas com pontos de vista, tendo sua individualidade e autoridade decorrentes de uma forma própria de analisar a realidade. O método geográfico viria do fato dessa disciplina trabalhar o real em sua complexidade, abordando fenômenos variados, estudados por outras ciências, sem isolar seus elementos, ao contrário, trabalhando com inter-relações entre fenômenos heterogêneos, apresentando-as numa visão sintética. Estas inter-relações desvendariam o caráter variável das diferentes áreas da superfície da Terra, sendo que a Geografia seria um estudo da variação de áreas.
Moraes, Robert. Geografia Pequena História Crítica. São Paulo: Annablume, 2007, p.97 e 98.

No texto, as ideias apresentadas sobre o tipo conhecimento geográfico referem-se ao seguinte pensador:

A produção do espaço é um conceito fundamental na Geografia que envolve a maneira como os espaços são transformados e organizados por processos sociais, econômicos e culturais. Analise as afirmativas a seguir sobre a produção do espaço e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) A produção do espaço considera apenas fatores naturais, desconsiderando a influência das atividades humanas.


(__) O conceito de produção do espaço analisa como as atividades humanas moldam e reorganizam o espaço geográfico ao longo do tempo.


(__) As transformações espaciais ocorrem exclusivamente em áreas urbanas, não afetando o espaço rural.


(__) A produção do espaço é um processo dinâmico que pode ser influenciado por mudanças sociais, culturais e econômicas.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Na Metodologia do Ensino de Geografia, a construção do pensamento espacial é fundamental para o desenvolvimento das competências geográficas nos alunos. Considerando as estratégias pedagógicas mais eficazes para essa construção, avalie as assertivas abaixo:


I. O uso de imagens de satélite e mapas digitais possibilita aos alunos uma visualização realista e dinâmica dos fenômenos geográficos, favorecendo uma leitura crítica do espaço geográfico.


II. A aprendizagem significativa ocorre quando o professor transmite os conteúdos de forma expositiva, priorizando a memorização de conceitos como fronteiras, bacias hidrográficas e relevo.


III. As metodologias ativas, como projetos interdisciplinares e o uso de estudos de caso, são eficazes para que os alunos compreendam a relação entre os elementos físicos e sociais do espaço.


IV. A roteirização de aulas exclusivamente teóricas, com foco no conteúdo de livros didáticos, é mais eficiente para a construção do raciocínio espacial do que o uso de atividades práticas, como o trabalho de campo.


Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:

De acordo com Pierre George, geógrafo francês, a geografia é uma ciência humana que tem por objeto o estudo global e diferencial de tudo o que condiciona e interessa à vida das diversas coletividades humanas que constituem a população do globo. As categorias da geografia são: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Essas cinco categorias, que na verdade são conceitos, são muito importantes para os estudos geográficos. Considerando as categorias geográficas, assinale a afirmativa INCORRETA.
“Entre as décadas de 1940 e 1960, as expedições geográficas do IBGE contribuíram para afirmar o trabalho de campo como método de ensino e pesquisa de Geografia – sob influência de geógrafos franceses que participaram da institucionalização dos cursos universitários da área no Brasil, a exemplo de Pierre Deffontaines e Francis Ruellan. Nesse período, disseminadas principalmente a partir da Seção de Estudos do CNG [Conselho Nacional de Geografia], as expedições serviram como instrumento do Estado brasileiro voltado ao reconhecimento e integração do território nacional, consolidando o IBGE como centro produtor de análises voltadas ao planejamento territorial. As expedições geográficas simbolizaram, enfim, o papel do CNG como referência nacional na estruturação do campo profissional da Geografia no Brasil, motivo por que as décadas de 1940 e 1950são consideradas a ‘época de ouro’ dos trabalhos geográficos de campo”. (IBGE, 2017, adaptado). Dentre as expedições geográficas supracitadas, qual delas conclui levantamentos cartográficos necessários à confecção de uma das folhas da Carta do Brasil ao Milionésimo?
Segundo Lucci et al (2016), o espaço geográfico, uma das categorias da Geografia, é formado pela dinâmica e pelas conexões entre elementos materiais e humanos, entre a paisagem e suas transformações produzidas através do uso do espaço pela sociedade civil ou pelo Estado. Sobre o espaço geográfico, as assertivas a seguir estão corretas, EXCETO:
Procurando tratar a Geografia para além de uma disciplina básica, foram estabelecidos pressupostos para a educação geográfica, considerando-a um campo de saber e ação que possibilita a compreensão da realidade e a capacidade de transformá-la para melhor. Esses pressupostos visam tematizar o mundo de maneira compreensível e consistente, compráticas pedagógicas ativas, participativas e interativas, permitindo aos alunos que se apropriem de saberes relevantes.
Assim, a educação geográfica pressupõe:

I. Conceber a geografia como ciência.
II. Realizar leitura analítica e crítica do espaço geográfico.
III. Trabalhar as diferentes escalas geográficas (mundial, regional e local).
IV. Tratar e contribuir para a questão ambiental.
V. Considerar a complexidade socioespacial.

Estão corretas as proposições