Questões de Concursos Públicos: CID10 e DSM

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1 Q905572 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A Classificação Internacional de Doenças - CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS), descrevia alguns tipos de autismo de acordo com a classificação em graus. A quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) modificou termos utilizados anteriormente por um único diagnóstico. É CORRETO afirmar que o termo utilizado é:

Fonte: American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014.

2 Q910369 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Dificuldade de aprendizagem é toda e qualquer dificuldade sentida pelo sujeito no seu processo de conhecimento de informações sobre o mundo. Essas dificuldades podem ter causas extrínsecas (isto é, quando o ambiente exerce influência) ou intrínsecas (causas orgânicas, adquiridas por hereditariedade, más‑formações genéticas, subnutrição, problemas do neurodesenvolvimento), e passam a receber o nome de transtornos de aprendizagem.
São exemplos de transtorno de aprendizagem, exceto:

3 Q903723 | Psicologia, CID10 e DSM, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Instituto Consulplan, 2024

Em um centro de atendimento especializado em autismo, o psicólogo coordena um grupo de apoio para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O grupo reúne pais que enfrentam desafios relacionados à educação, comunicação e adaptação de seus filhos. Essa profissional utiliza estratégias de intervenção em grupo para apoiar os pais. Trata-se de uma característica comum dos grupos vivenciais nesse contexto:

4 Q906066 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Considerando os critérios diagnósticos para transtornos do uso de substâncias e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5, 5ª ed.), assinale a opção que apresenta, corretamente, um critério de evidência de tolerância.

5 Q905566 | Psicologia, CID10 e DSM, CAPS, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM é um guia prático, funcional e flexível para apresentar - características e sintomas dos transtornos mentais, assim como serve como instrumento de coleta de estatísticas de saúde pública, além de auxiliar psicólogos e psiquiatras a usarem uma linguagem única ao se comunicarem. O mais atual é o DSM V, de 2013, que trouxe mudanças importantes se comparado ao DSM IV- R 2000; entre elas, a inclusão, reestruturação e exclusão de diagnósticos. Assim, é CORRETO afirmar que os critérios para diagnosticar segundo o DSM V são:

6 Q902505 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Existem diferentes tipos de maus-tratos infantis (por ex: físico, psicológico, abuso sexual, negligência) e uma síndrome na qual, geralmente um dos cuidadores (como um genitor), produzem ou falsificam intencionalmente lesões, sintomas ou sinais físicos ou psicológicos em um indivíduo sob seus cuidados (normalmente uma criança), em vez de nelas mesmas. Esta forma de abuso pode colocar uma criança em sério risco de real adoecimento ou cuidados médicos desnecessários. As informações se referem:

7 Q904584 | Psicologia, CID10 e DSM, Especialidade: Psicologia, TRF 1a, FGV, 2024

Diagnósticos psicopatológicos não são determinísticos, mas podem contribuir com informações que dão subsídios aos operadores do Direito.
Dentre os transtornos mentais elencados pelo DSM 5 que podem fundamentar uma decisão judicial de inimputabilidade penal, é correto apontar:

8 Q901364 | Psicologia, CID10 e DSM, Psicólogo, Prefeitura de Santa Adélia SP, IPEFAE, 2024

Ao trabalhar com um aluno que apresenta dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura e escrita, um psicólogo considera a possibilidade de dislexia, especialmente porque há um histórico de membros da família que também enfrentaram desafios semelhantes.Essa perspectiva destaca a importância de explorar fatores genéticos na compreensão da dislexia. É a teoria da aprendizagem que oferece um modelo explicativo para a possível hereditariedade da dislexia:

9 Q901788 | Psicologia, CID10 e DSM, Professor de Educação Infantil Berçário ao Pré I e II na UMEI/CEMEI, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

Leia com atenção o excerto abaixo:
Pessoa com síndrome clínica caracterizada por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, que se manifestam por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns, além de excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados.
O enunciado acima é compatível com a definição de:

10 Q880595 | Psicologia, CID10 e DSM, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Transtornos de aprendizagem e comportamento são condições que afetam a capacidade de uma pessoa aprender, interagir socialmente e regular seu comportamento de maneira adequada. Identificar e compreender esses transtornos é fundamental para uma intervenção educacional eficaz. Associe o transtorno às suas respectivas características.

I. ( ) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
II. ( ) Dislexia
III. ( ) Transtorno do Espectro Autista (TEA)
IV. ( ) Transtorno de Conduta

a. Dificuldade na compreensão da linguagem escrita, dificuldade em decodificar palavras e problemas de fluência na leitura.
b. Dificuldades em manter a atenção, agitação e impulsividade, interferindo na concentração e no desempenho acadêmico.
c. Dificuldades na interação social, comunicação verbal e não verbal e padrões restritos e repetitivos de comportamento.
d. Padrões persistentes de comportamento agressivo, desafiador e desrespeitoso com normas sociais e autoridades escolares.


Assinale a correspondência correta.