Questões de Concursos: Classificação ABC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Classificação ABC. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q888880 | Administração de Materiais, Classificação ABC, Auxiliar Administrativo, HRTN MG, FUNDEP, 2024

Quando se trata das práticas de estoques, mais especificamente da classificação ABC, é consenso que

3 Q915070 | Administração de Materiais, Classificação ABC, Zelador de Patrimônio, Prefeitura de Santana da Vargem MG, Instituto Consulplan, 2023

Dentro do almoxarifado, a Curva ABC tem seu uso mais específico para estudos de estoques de acabado, vendas, prioridades de programação da produção, tomada de preços em suprimentos e dimensionamento de estoque. Toda a sua ação tem como fundamento primordial tomar uma decisão e ação rápida que possa levar seu resultado a um grande impacto positivo no resultado da empresa. Considerando que a curva ABC assim é chamada em razão de dividirmos os dados obtidos em três categorias distintas denominadas classes A, B e C, analise as afirmativas a seguir.

I. Itens da Classe A: são os itens de menor importância, embora volumosos em quantidades, mas com valor monetário reduzidíssimo, permitindo maior espaço de tempo para sua análise e tomada de decisão. Deverão ser tratados, somente, após todos os itens das classes B e C terem sido avaliados. Em geral, somente 5% do valor monetário total representa esta classe, porém, mais de 50% dos itens formam sua estrutura (estes valores são orientativos e não são regras).

II. Itens da Classe B: são os itens intermediários e que deverão ser tratados logo após as medidas tomadas sobre os itens da classe A; são os segundos em importância. Os dados aqui classificados correspondem, em média, a 15% do valor monetário total do estoque e, no máximo, 30% dos itens estudados (estes valores são orientativos e não são regra).

III. Itens da Classe C: são os itens mais importantes e que devem receber toda a atenção no primeiro momento do estudo. É nos itens desta classe que tomaremos as primeiras decisões sobre os dados levantados e correlacionados em razão de sua importância monetária. Os dados aqui classificados correspondem, em média, a 80% do valor monetário total e, no máximo, 20% dos itens estudados (estes valores são orientativos e não são regras).

Está correto o que se afirma em

4 Q962896 | Administração de Materiais, Classificação ABC, Área Administrativa, TRF 1ª REGIÃO, CESPE CEBRASPE

A respeito da classificação e codificação de recursos materiais, julgue o item a seguir.

Na curva ABC, os itens pertencentes à classe A são considerados os menos importantes, devido à sua pequena participação no valor total do capital empregado no estoque.

5 Q955807 | Administração de Materiais, Classificação ABC, Agente Administrativo, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Um planejamento eficaz de estoque exige, em primeiro lugar, a classificação dos materiais com base em sua relevância e valor para a organização. Para isso, é usado um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância. Com base nisso, é CORRETO afirmar que se trata do método:

6 Q971808 | Administração de Materiais, Classificação ABC, Administração, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2024

Tendo em vista que os estoques são guardados nos almoxarifados e requerem principalmente processos de controle de entrada, acomodação e saída da área de armazenagem, julgue o item seguinte, acerca da gestão de estoques e almoxarifados.

A classificação ABC, denominada curva de Pareto, é utilizada no controle de estoques para identificar e avaliar as classes de itens com maior, mediano e menor valor monetário aplicado em determinado período.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.