Questões de Concursos: CMMI e MPS BR

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1 Q648082 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (CMMI).

( ) O aprimoramento de processos envolve a análise do processo, padronização, medição e mudança.

( ) CMMI é um modelo integrado de aprimoramento de processos que apoia os aprimoramentos de processos por estágio, bem como os aprimoramentos contínuos.

( ) Os processos CMMI são classificados como tempo, eventos, uso e recurso.

( ) O ciclo de aprimoramento de processos consiste em descrições de atividades, de subprocessos, de papéis, de exceções, de comunicações e de entregas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

2 Q648924 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS

Considere as afirmações abaixo sobre o Modelo MPS.BR, Melhoria do Processo de Software Brasileiro.

I - MPS.BR para Software tem como base os requisitos de processos definidos nos modelos de melhoria de processo e atende a necessidade de implantar os princípios de engenharia de software, de forma adequada ao contexto das empresas, estando em conformidade com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software.

II - MPS.BR para Gestão de Pessoas tem como base os requisitos de gestão de pessoas dos modelos e normas que focam a definição, a avaliação e a melhoria desta gestão, oferecendo às Empresas orientações para a implementação gradativa de práticas de gestão de RH na indústria de TIC, de forma a selecionar, desenvolver e reter talentos humanos necessários ao atendimento dos objetivos organizacionais.

III - O modelo MPS.BR para Serviços foi desenvolvido para complementar o modelo MPS.BR para Software, que vem ao encontro das necessidades de mercado, tanto para apoiar a melhoria de processos de serviços como para oferecer um processo de avaliação que ateste a aderência da organização em relação às melhores práticas do setor.

Quais estão corretas?

3 Q647397 | Informática, CMMI e MPS BR, Técnico em Tecnologia da Informação, Banco do Rio Grande do Sul RS, FAURGS

O MPS-BR organiza seus conceitos de forma diferente da adotada pelo Modelo de referência de qualidade CMMI. No entanto, pode ser delineada uma correspondência entre os níveis do Modelo de Referência do MPS-BR e os níveis do Modelo de Maturidade do CMMI.

Qual das alternativas seguintes contém os níveis do Modelo de Maturidade do CMMI (CMMI-DEV) que correspondem, respectivamente, aos níveis F, C, B e A do Modelo de Referência do MPS-BR (MPS-BR-SW)?

4 Q625153 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Planejamento, INPI, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens a respeito do guia geral do MPS.BR, que define os níveis de maturidade de processos.

Segundo o guia, o modelo MPS baseia-se nos conceitos de maturidade e capacidade de processo para a avaliação e melhoria da qualidade e da produtividade de software e serviços correlatos envolvidos.

5 Q116810 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos à qualidade de software, de
acordo com o CMMI (Capability Maturity Model Integration) para
desenvolvimento, versão 1.2.

O modelo CMMI inclui os seguintes elementos: práticas específicas, práticas genéricas, metas específicas, metas genéricas, áreas de processo, níveis de capacidade e níveis de maturidade.

6 Q116357 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Guia Geral do MPS.BR (Melhoria de Processo do
Software Brasileiro) tem uma nova versão em vigor desde 30 de
junho de 2009. O guia define que, a partir de 1.o de janeiro de 2010
só são válidas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009. Estabelece, entretanto, um período de transição, de
30 de junho a 31 de dezembro de 2009, durante o qual podiam ser
realizadas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009 ou a versão anterior, MR-MPS 1.2.
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Considerando o Guia Geral, o Guia de Avaliação e o Guia de
Aquisição da versão 2009, julgue os itens subsequentes.

Os diferentes níveis de capacidade dos processos são descritos por sete atributos de processo (AP). Considerando-se esses atributos, os processos podem ser classificados como Em otimização, Gerenciados quantitativamente, Definidos, Largamente definidos, Parcialmente definidos, Gerenciados ou Parcialmente gerenciados.

7 Q629470 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Finanças e Controle, CGU, ESAF

No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.

Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.

8 Q118957 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Guia Geral do MPS.BR (Melhoria de Processo do
Software Brasileiro) tem uma nova versão em vigor desde 30 de
junho de 2009. O guia define que, a partir de 1.o de janeiro de 2010
só são válidas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009. Estabelece, entretanto, um período de transição, de
30 de junho a 31 de dezembro de 2009, durante o qual podiam ser
realizadas avaliações MPS usando o modelo de referência
MR-MPS:2009 ou a versão anterior, MR-MPS 1.2.
Imagem 012.jpg

Considerando o Guia Geral, o Guia de Avaliação e o Guia de
Aquisição da versão 2009, julgue os itens subsequentes.

O nível de maturidade A é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao B), acrescido do processo Análise de Causas de Problemas e Resolução.

9 Q647170 | Informática, CMMI e MPS BR, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito de MPS-BR. No MPS-BR, o nível de maturidade C – definido é composto pelos processos dos níveis de maturidade anteriores (G ao D) acrescidos dos processos de desenvolvimento de requisitos, integração do produto, projeto e construção do produto, validação e verificação. Nos processos desse nível, um dos resultados esperados é a avaliação dos domínios de aplicação quanto aos potenciais de reutilização.

10 Q638720 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Tecnologia da Informação, CREA SP, NOSSO RUMO

O Capability Maturity Model Integration (CMMI), numa representação por estágios, é dividido em cinco níveis de maturidade que atestam o grau de evolução em que uma determinada organização se encontra, tendo por principal objetivo funcionar como um guia para melhoria dos processos. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO descreve um desses níveis.
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